Book Review: Não me faça pensar de Steve Krug

[update = "2006-09-25"] Com toda certeza este foi o livro mais vendido através do meu site no menor espaço de tempo. Em pouco menos de 15 dias, 16 livros foram vendidos. Neste período o livro chegou a ficar indisponível por 4 dias e depois aparentemente voltou as prateleiras do Submarino. Fique esperto e compre o seu se ainda não comprou, antes que acabe o estoque.

Tido por alguns como o livro mais famoso e mais procurado no mundo sobre usabilidade, Não me faça pensar (Do original: Don’t make me think! – ISBN:8576081180 – 2º edição – Alta Books – 2006 – 144 páginas) de Steve Krug está de volta as prateleiras brasileiras com sua segunda edição depois de ter ficado esgotado por um bom tempo. Se der uma olhada no Submarino, você já pode garantir sua edição deste criativo livro sobre usabilidade em português.

Lendo a sinopse no Submarino, vi que foram acrescentados 3 novos capítulos. Eu li a primeira edição que já é fantástica e fiquei curioso com estes novos capítulos. Um aspecto interessante sobre usabilidade que Krug aborda neste livro é a do bom senso e a dos padrões (convenções). Neste ponto é onde é fácil perceber que um estudo de usabilidade não é necessariamente levantar estatísticas e fazer testes com usuários e mais um monte de coisas técnicas próprias de um especialista e que demandam muito tempo e muito dinheiro. O livro te guia a utilização do bom senso e a análise de convenções de navegação e posicionamento dos elementos. São dicas simples e que parecem tão óbvias que muitos insistem em não observar.

Ele aborda posicionamento de logomarcas, navegação por abas, caminho de migalhas e vários outros pequenos detalhes que realmente fazem a diferença em um projeto web o suficiente para caracterizá-lo como profissional ou amador. O livro está muito barato, é muito bem ilustrado em cada estudo de caso e é muito fácil de ler. O livro está disponível no submarino em português.