As setas da vida

A imagem logo abaixo foi tirada por um amigo enquanto decidia qual dos caixas de supermercado ele deveria se dirigir para pagar suas compras que totalizam menos de 10 volumes. As duas setas indicam caixas de supermercado e eles foram removidos da imagem para não mostrar os funcionários. Mas o que você precisa saber é que existem dois caixas (indicados pelas duas setas) e ele quer efetuar o seu pagamento com cartão de crédito. Qual dos dentre os dois caixas você escolheria?

Foto tirada de dois caixas de supermercado que mostra a mesma imagem 4 vezes repetida, ou seja, cada quadrante mostra a mesma imagem com uma ênfase diferente. Na primeira está a imagem original sem nenhuma ênfase. Na segunda imagem mostra há uma ênfase em uma placa grande e azul escrito que o caixa é somente para clientes com 10 volumes. E colado nesta placa, um pouco abaixo dos dizeres da placa azul, há uma seta amarela apontando para o caixa da esquerda. E ao lado direito da seta amarela há também uma placa amarela dizendo que aquele caixa só recebe em dinheiro. Toda esta segunda imagem subentende-se que ambos os caixas só recebem em dinheiro e que ambos são destinados a clientes com no máximo 10 volumes. A terceira imagem dá ênfase apenas na seta amarela apontando para o caixa da esquerda e na placa que diz que ali só se recebe em dinheiro. Ambas as placas são amarelas e ambas são feitas de um material diferente da placa azul e maior que é onde a seta e a placa (que são amarelas) estão fixadas. A quarta imagem dá ênfase apenas em uma plaquinha que indica a saída do supermercado.

– O bloco da imagem de número 1 mostra a foto original sem nenhuma ênfase:

– O bloco da imagem de número 2 dá ênfase em uma das possíveis indicações da placa. Olhando pela ênfase dada na foto poderíamos interpretar que os dois caixas de supermercado são destinados a clientes com no máximo 10 volumes e que ambos só recebem pagamento em dinheiro.

– A ênfase dada no bloco da imagem de número 3, podemos interpretar que apenas o caixa indicado com a seta amarela é o único que recebe em dinheiro, já que o cartaz do pagamento em dinheiro é amarelo e a placa ao fundo é azul e aponta para o caixa da direita. Neste caso entendemos então que o caixa da direita aceita qualquer forma de pagamento e só o da esquerda recebe apenas em dinheiro.

– Com o bloco de número 4 podemos entender que na dúvida só temos uma saída certo?

Resposta: A seta amarela servia apenas para indicar que o caixa da esquerda também era de 10 volumes (bem como o caixa da direita), por isso ele estava colado na placa azul. Já a placa dizendo que só se recebe em dinheiro serve apenas para o caixa da direita e não para o caixa da esquerda, por isso que ela está “acima” do caixa da direita. Ou seja, somente o caixa da esquerda aceitaria outras formas de pagamento além de dinheiro.