Agregador de feeds. Qual o seu e por quê?

Uma coisa que sempre tive curiosidade de saber é sobre o qual o leitor de feed mais popular da web no mundo, ou pelo menos no Brasil. Até agora estou achando um pouco difícil ter essa informação de forma precisa. Alguns falam que é o Bloglines outros o Netvibes, mas só estatísticas poderiam provar. Se você está chegando por aqui agora e nem faz idéia do que seja “feeds”, leia meu texto bem sugestivo chamado "O que são feeds?".

De qualquer maneira fui conferir pelo menos no meu site (no meu micro-universo) quais são as estatísticas relacionadas aos agregadores de feeds das pessoas que passam aqui pelo Revolução Etc. Os top 10 agregadores em ordem são:

  1. Bloglines
  2. Firefox Live Bookmarks
  3. Netvibes
  4. Thunderbird
  5. FeedReader
  6. Google Desktop
  7. NewsGator Online
  8. Rojo (Serviço descontinuado)
  9. Opera RSS Reader
  10. Pageflakes

O que me surpreendeu nestes dados foi ver que muitas pessoas (na teoria geeks ou pelo menos simpatizantes) utilizam leitores de feeds desktop, daqueles que você precisa instalar no computador para depois utilizar. Estes usuários são aqueles que ficam desesperados quando o computador dá algum pau e precisam formatar a máquina. Todos aqueles sites que ele lia diariamente ficarão perdidos. Essa é a principal razão pela qual eu não gosto de leitores dektop.

A outra razão e, de longe a menos importante pela qual eu odeio agregadores de feeds desktop, é que eles podem ser lidos somente no computador que você instalou e agregou o feed. Ou seja, se você sair de férias e estiver em outra cidade e quiser dar uma olhada nas novidades dos seus sites preferidos lembre-se que todos eles ficaram no seu computador na sua casa. Se você ainda não se decidiu o que usar, lembre-se que agregador bom é agregador online.

Quando comecei a agregar feeds eu utilizava o Firefox Thunderbird (desktop). Achava o máximo. Super pesadão e um pouco lento, mas gostava da interface com a cara do Outlook. Depois que alguns amigos pegaram no meu pé parei com isso, criei minha conta no Bloglines e não sai de lá até hoje.

Minhas razões são que nele você organiza seus feeds em pastas, você pode compartilhar seus feeds com outros usuários tornando-os públicos, você faz buscas dentro do sistema do bloglines que retorna resultados de outros usuários, para aqueles que tem preguiça de ler em inglês podem ter uma interface em português, é uma aplicação relativamente rápida (pelo menos mais rápido que a maioria), e é fácil de administrar. Este é o Bloglines.

O bloglines não é o mais bonito, mas é o agregador de feeds mais robusto que eu conheço. Por sugestão do Fabrício com seu texto Tchau, Bloglines. Olá, Newshutch!, resolvi testar o Newshutch! mas não gostei muito (sorry!). Achei ele mais lento que o Bloglines e eu nem adicionei nem metade dos feeds que costumo ler pra poder testá-lo. De qualquer maneira um agregador de feeds online é melhor que qualquer um desktop.

Dando uma olhada lá sobre os agregadores de feeds mais utilizados para ler o feed do meu site percebi que o Firefox Live está crescendo muito. Você que utiliza o Firefox Live, tem alguma razão para isto? Qual? Se você utiliza o Feedburner ou possui de alguma forma estatísticas de leitores de feeds do seu próprio site, compartilhe estes dados. Seja no seu próprio site linkando para este texto ou nos comentários. Informe também qual é o leitor de feed que você utiliza e se quiser explique o porquê.