A Wikipedia e o rel-nofollow

A Wikipedia e o rel-nofollow Recentemente a liderança da Wikipedia (en.wikipedia.org) adotou o atributo rel=”nofollow” em todos os links externos, que apontam para fora da wikipedia, para conter o interesse de spammers que querem apenas fazer campanha SEO por lá. E isso está dando o que falar lá fora. Essa medida havia sido tomada anteriormente, depois voltaram atrás e agora novamente o rel=”nofollow” está presente nos links externos.

Me parece que cada versão de cada idioma da Wikipedia tem o controle sobre esta implementação, por isso não sei ao certo se esta medida engloba todas as versões da Wikipedia em todos os idiomas. Dei uma olhada em alguns artigos na versão em português e parece que a implementação do rel-nofollow está ativa.

que busquem outro Na minha opinião essa é uma forma de melhorar a credibilidade do conteúdo, sabendo que o interesse exclusivo de escrever textos com propósitos de subir no hanking, não mais existirá. Ou seja, os spammersplayground! É ingenuidade acreditar que interesses assim serão apenas uma “pontinha” em um mar de pessoas realmente interessadas em inserir conteúdo realmente útil. Um mundo perfeito sem spammers é impossível de existir, e acredito que todos os espaços públicos na web onde os próprios usuários podem escrever o conteúdo que quiserem, deveria utilizar o nofollow. Sendo assim, muito do lixo que aparece nos mecanismos de busca não estaria lá, pelo menos não com uma relevância vinda de “locais públicos”. Isso significa que eles vão desaparecer? Com certeza não, mas são ferramentas a menos que eles terão nas mãos.

Leia mais sobre a discussão: