A revolução do Revolução Etc

Se você está lendo estas linhas do seu leitor de feed, dê um pulo aqui para ver as alterações que eu fiz no site. Finalmente está pronto (ou quase), estas alterações deram muito mais trabalho do que qualquer outra feita no passado, e achei o resultado compensador. E você? Bom, como foram muitas as alterações e como eu prometi escrever sobre cada passo do processo de desenvolvimento do site, este texto pretende ser apenas um resumo.

Acessibilidade na veia

O foco principal do redesign foi o usuário, como não poderia ser diferente. Eu o fiz baseado em estatísticas dos últimos 6 meses. Além das implementações de acessibilidade que agora são exploradas em alguns novos contextos. A alteração mais visível é o layout em 3 colunas, explorando melhor o espaço de 90% dos usuários que passam por aqui com resolução de tela igual ou superior a 1024px de largura. Para quem navega em resolução de 800×600 pixels pode alterar para uma folha de estilos mais adequada. E o mais importante, tudo aqui funciona sem javascript. Pode fazer teste!

O site foi testado no Internet Explorer 6 e 7, no Lynx e nas últimas versões do Mozilla Firefox, Opera e Safari para Windows. Não testei no Safari do Mac e não sei se a versão Windows é 100% igual a versão Mac. Alguém tem algo a dizer? Fiz um teste também utilizando o JAWS no Internet Explorer 6 (que é a combinação mais comum entre os usuários) e tudo parece ok . Existe uma folha de estilos com alto contraste, que ainda está inacabada mas que em breve estará finalizada. Mais detalhes sobre ela em breve. Existe também uma opção para o usuário com certo grau de miopia e com dificuldades de visão em relação ao tamanho da fonte padrão. Sendo assim ele pode aumentar o tamanho da letra. Esta implementação foi baseada no artigo “Power to the people: Relative Font Size” publicada no A List Apart , você pode ir lá dar uma olhada e ver como se faz. Usuários com algum tipo de daltonismo (deuteranopia, protanopia e tritanopia) também não terão dificuldades de navegar por aqui. Depois eu falo com detalhes como eu fiz estes testes que são bem simples.

Versão 100% Mobile

A novidade maior é que eu e o Flávio estamos testando o WURFL para gerar uma versão em XHTML-MP do site. Ou seja, não trata-se de uma transformação do site no cliente usando media handheld e sim uma transformação no servidor, que se você estiver acessando o site por algum dispositivo móvel (celular ou PDA), o WURFL identifica e serve uma versão mobile do site usando XHTML-MP. Simples assim. Seria nosso blog o primeiro blog brasileiro em XHTML-MP? Sim, eu sei. Sites já existem e muitos, mas e blogs em WordPress brasileiros? Se souber de alguém me avisem. Como eu disse, estamos “testando”. As coisas podem não estar como deveriam em alguns celulares mas em breve espero que estarão.

Outras coisas mais!

A listagem de tags e o famoso blogroll estão de volta depois de muito tempo longe. Estava sentindo falta destes espaços aqui. Aumentei a quantidade de livros indicados na lateral e coloquei uma lista de bandas que eu ouço como inspiração. Claro que eu não ouço apenas os poucos discos que estão ali, são apenas os representantes deles. Os anúncios também estão explorados de forma diferente. E a procura de anunciantes tem crescido tanto, que agora eu criei uma página chamada “Anuncie aqui“, com detalhes para quem quer investir em anúncios no Revolução Etc.

Ufa, é isso! Preciso de você para me dizer se nada parece quebrado em algum browser, se tem alguma coisa que não está funcionando, etc. Ah, como eu disse antes, a versão mobile ainda está em fase beta (beta de incompleto e não de infinitamente beta) e estamos testando. Se acessa a web pelo celular, smartphone ou PDA e quiser me dar um feedback, ficarei eternamente agradecido. Queria agradecer o grande amigo Flávio, responsável pelo PHP e pelos infindáveis testes, e que também está de site novo (eu fiz o design) com boa parte das mesmas características que o meu. E queria agradecer a todos que passam por aqui, que assinaram o feed (e os que não assinaram também), e é por causa do público cada vez mais exigente que estou sempre transformando as coisas aqui. E se você quiser um site assim com acessibilidade e uma versão mobile, é só chamar!

Sua crítica também é fundamental. Este foi apenas o resumo do que aconteceu, em breve eu volto com mais detalhes do planejamento de tudo isso. Até breve!