#2 Usabilidade nas pequenas coisas – Ambigüidade em design

Que a linguagem pode ser ambígua às vezes ninguém duvida. Mas em design, o bom design tem o objetivo de esclarecer evitando o máximo ambiguidades. Um botão em um site não deve ser confundido com um título destacado, senão o design tem problemas. Excluindo é claro contextos em que isso é provocado intencionalmente pelos artistas, o que não é o nosso caso.

Veja a imagem abaixo por exemplo. Acredito que quase ninguém terá problemas em possivelmente identificar onde esta imagem pode ser encontrada, mas a ambigüidade aqui não foi evitada.

Alguém arrisca? Não, esta imagem não foi retirada de algum livro de curso de ginecologia. Também não foi retirado de algum manual de sadomasoquismo. Acredite ou não mas a imagem acima se encontra em um saquinho de salgados, ela supostamente ensina como abrir o saquinho! Esta imagem foi publicada no Charges com um comentário super engraçado: “significa que é pra puxar antes de comer?”. Veja abaixo outro exemplo que eu já escrevi aqui anteriormente.

Provavelmente, o dono do site acima tinha logs do próprio site de que os usários estavam utilizando um campo qualquer como sendo um campo de busca. O que de fato ele não era. A solução encontrada por ele foi colocar um texto em vermelho com fundo amarelo escrito “A CAIXA ACIMA NÃO É A BUSCA” próximo ao campo.

Um bom design não é necessariamente uma interface linda com boa “aparência”, e sim aquela que encontra um equilibrio harmônico entre forma e função. As coisas devem ser claras, fáceis de entender e sem ambiguidades. Certo?