1º Curso de Padrões Web na FIEMG em Uberlândia. Check!

Enfim (começar um texto com “enfim”, jura?), por “n” razões eu não vim até este blog dizer algumas coisas que andei fazendo, participando etc. Não prometo nada (achou que eu ia pedir desculpas né?). Em fevereiro desse ano eu anunciei a idéia de um curso de padrões web presencial e basicamente eu desapareci (acho que sou bom nisso). Finalmente eu concluí o desenvolvimento e já até ministrei a primeira turma nos dias 22, 23 e 24 de julho passado na FIEMG em Uberlândia. Eu adorei o resultado e só os caras (e a “lady“, só tinha uma mulher lá) poderiam dizer o que eles acharam!

Este primeiro curso foi intencionalmente “fechado” (não divulguei ele aqui), o objetivo foi extrair dessa primeira edição alguns profissionais para trabalhar conosco na Webroom. A seleção dos alunos eu fiz através de currículo e perfil profissional. Selecionei 2 pessoas de imediato e provavelmente podemos absorver outros 2 muito em breve.

Esse modelo de curso/processo seletivo foi um test drive de sucesso, que com certeza voltaremos a repetir não somente para treinar programadores de interface, mas em outras disciplinas também. O foco do curso foi trabalhar conceitos de como a web funciona, bases de desenvolvimento para web, semântica de HTML, CSS e acessibilidade. Barba, cabelo e bigode da interface. Faltou só javascript que ficou de fora por que 3 dias não é suficiente. Falei brevemente também sobre o mercado de comunicação e desenvolvimento para situar quem está começando a circular na Matrix.

O objetivo principal desse curso foi treinar de forma mais completa (conceitual e prática) novos programadores de interface. O maior problema de quem está começando a programar em HTML/CSS é a falta de conceitos associado com a prática. O gatilho do curso foi: “se você não sabe o que cada tag ou atributo significa e pra que ele serve, você não sabe o que está fazendo“.

Agradeço a todos aqueles que participaram da primeira edição, gostei do feedback e do interesse de todos que participaram e em breve anuncio aqui uma turma aberta.

Foto da sala de aula do Curso de Padrões Web realizado na FIEMG que mostra vários computadores e o Henrique Pereira na frente da sala