Aprenda como encontrar vagas de emprego perto de casa – Sine Aberto

ANÚNCIO

Dentre os objetivos do presidente Jair Bolsonaro, durante a sua eleição, havia o fim da mediação do governo entre empresas e empregadores no momento da contratação. Como resultado dessa proposta, já cumprida, foi criado o Sine Aberto

De acordo com o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, a ideia ao lançar essa plataforma era de conseguir utilizar a inteligência artificial de uma forma mais amigável.

ANÚNCIO

Até o momento, a sistema Sine Aberto é mais voltado para as empresas. No entanto, o Ministério do Trabalho já disponibilizou outras plataforma, na qual é possível realizar filtros de vagas, além de agendar entrevistas com as empregadoras.

Aprenda como encontrar vagas de emprego perto de casa - Sine Aberto
Fonte: Reprodução/Internet

Para descobrir que app é esse e onde é possível pesquisar vagas de emprego próximo de casa, bem como já marcar as entrevistas, continue lendo. 

Afinal, como funciona o Sine Aberto

O Sine Aberto é uma plataforma criada para facilitar tanto a situação do empregado quanto do empregador. Entretanto, a plataforma é mais voltada para o uso das empresas que estão em busca de mão de obra e elas fazem isso por meio de compartilhamento de dados

ANÚNCIO

Em outras palavras, o Sine Aberto é uma plataforma na qual ficam armazenados os dados de diversas pessoas inscritas no no programa. Lá as empresas podem visualizar os dados referentes ao trabalhador, como nome, idade, cidade, entre outros.

Ou seja, sempre que a empresa buscar por novos colaboradores a plataforma irá apresentar candidatos que correspondam às necessidades da instituição. Mas caso você não queira esperar uma empresa aparecer, é possível buscar vagas por si só em outros aplicativos.

Plataforma para encontrar vagas perto de casa

A Dataprev, vinculada ao Ministério da Economia, elaborou o Sine Fácil. Essa plataforma permite que o interessado busque por vagas de empregos de acordo com os próprios filtros selecionados, bem como a própria empresa busque por colaboradores.

A plataforma, que antes correspondiam ao Emprega Brasil, há diversas funcionalidades, tanto no site quanto no aplicativo. Dentre essas funcionalidades, há os seguintes recursos: 

  • Disponibilização de vagas de emprego;
  • Candidatura para essas vagas;
  • Agendamento para entrevistas;
  • E o acompanhamento do seu Seguro-Desemprego.
Aprenda como encontrar vagas de emprego perto de casa - Sine Aberto
Fonte: Reprodução/Site Google Play

Como baixar o App Sine Fácil

Primeiramente, entre no site cidadão.br e clique em “cadastre-se”. A plataforma irá te direcionar, automaticamente, quando terminar de se cadastrar para um questionário com uma média de 5 perguntas. Para este momento será importante estar com a carteira de trabalho em mãos. 

Finalizando o questionário, o sistema irá emitir uma senha temporária, que deverá ser usada para logar pela primeira vez no Sine Fácil. Entrando, depois será preciso alterar a senha e completar os dados faltantes no espaço “dados principais”. Para finalizar, basta clicar em atualizar e confirmar.

Além dessa forma, existe a possibilidade de entrar por meio de código Qr e para isso o usuário deverá, caso já tenha realizado o cadastro na plataforma Cidadão.br, seguir os passos abaixo:

  • Gere o QR Code no portal Emprega Brasil.
  • Clique em “Entrar”;
  • Preencha o CPF e clique em “Autorizar”.

Dentre as ferramentas que aparecerão na tela, será necessário escolher “QR Code” para o código ser gerado. Depois, basta abrir o aplicativo novamente e clicar em “Entrar com Qr Code”. Por fim, será necessário situar o código dentro do espaço estabelecido e, automaticamente, todas as funcionalidades serão disponibilizadas.

ANÚNCIO