A Apple Inc disse na segunda-feira (14) ter começado o lançamento de novos rótulos sobre as práticas de privacidade de aplicativos para os usuários na App Store.
A Apple anunciou os rótulos, que procuram transmitir rapidamente informações sobre várias categorias de coleta de dados e se assemelham um pouco aos rótulos nutricionais em produtos alimentícios, em uma conferência de desenvolvedores em junho.
As exigências de privacidade da Apple
Ela começou a exigir que os desenvolvedores fornecessem informações para os rótulos na semana passada, como parte do processo de revisão para liberação ou atualização de aplicativos da App Store.
Leia também: Apple bloqueia aplicativos que não cumprem novo recurso de privacidade
Os rótulos serão introduzidos ao longo do tempo à medida que os desenvolvedores submetem seus aplicativos para aprovação da Apple, e os usuários podem ler antes de baixar ou atualizar um aplicativo. A Apple exigirá a divulgação de quando os aplicativos coletam dados para o que ela considera “rastreamento” de usuários em aplicativos ou sites não relacionados.
Os desenvolvedores também podem oferecer explicações para a coleta de dados.
Segurança com dados dos usuários
Os desenvolvedores são responsáveis pela exatidão das informações, mas a Apple disse que a conformidade será verificada durante o processo de revisão do aplicativo, durante auditorias aleatórias e em resposta a reclamações.
As etiquetas fazem parte de um conjunto mais amplo de mudanças que a Apple lançou este ano para introduzir mais notificações e requisitos de permissão para a coleta de dados em seus dispositivos.
Protestos contra nova política da Apple
A exigência de novas notificações aos usuários antes de qualquer uso de um identificador de publicidade digital provocou um protesto de empresas como a Facebook Inc. (Facebook Inc.). Muitos anunciantes digitais disseram que os usuários provavelmente recusariam a coleta de seus dados por causa da nova regra de notificação.
Leia mais: WhatsApp X Apple: Aplicativo reclama de rótulos de privacidade da App Store
A regra foi estabelecida para entrar em vigor este ano, mas a Apple disse que atrasaria a implementação até o início de 2021, para dar aos desenvolvedores mais tempo para fazer alterações em seus aplicativos.
A Política de Privacidade atualizada pode ser conferida no site oficial da Apple.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br