Apple começa a desenvolver primeiro modem para futuros dispositivos

Os boatos sobre a Apple trabalhando em seu próprio modem celular não são exatamente uma novidade, mas se tornaram mais frequentes depois que a empresa adquiriu o negócio de modem da Intel em 2019. Entretanto, de acordo com um novo relatório da Bloomberg, a Apple finalmente começou a desenvolver seu primeiro chip de modem celular.

Apple começa a desenvolver primeiro modem celular para futuros dispositivos
Foto: (reprodução/internet)

A Bloomberg ouviu de fontes que Johny Srouji, vice-presidente de tecnologias de hardware da Apple, convidou alguns funcionários para uma reunião na quinta-feira (10) para discutir os planos de desenvolvimento do primeiro modem celular da empresa.

Durante a reunião de hoje, Srouji confirmou que a Apple começou a desenvolver seu próprio modem para celular que será usado para futuros dispositivos.

“Este ano, demos início ao desenvolvimento de nosso primeiro modem celular interno que permitirá outra transição estratégica chave”, disse ele.

“Investimentos estratégicos de longo prazo como estes são uma parte fundamental para viabilizar nossos produtos e garantir que tenhamos um ótimo pipeline de tecnologias inovadoras para nosso futuro”, Srouji complementa.

O primeiro modem da Apple

Como esperado, a Apple se beneficiará da aquisição de $1 bilhão da divisão da Intel para construir sua equipe de engenheiros responsáveis pelo primeiro modem celular da Apple.

A empresa atualmente projeta alguns chips para seus dispositivos, incluindo o chip H1 usado nos AirPods e o chip U1 encontrado no iPhone e no Apple Watch.

Leia também: Apple testa nova geração dos chips Silicon para Macs

Com seu próprio modem celular, a Apple terá ainda mais controle sobre o funcionamento das chamadas telefônicas e da conexão de internet nos modelos iPhone, Apple Watch e iPad.

A estratégia da Apple

Se tiver sucesso, é esperado que a Apple substitua os modems da Qualcomm por seus próprios chips. Isto deverá reduzir os custos do desenvolvimento de novos dispositivos, pois a Apple deverá pagar taxas de licenciamento para a Qualcomm.

Leia mais: Apple Watch Series 7: Conceito mostra design semelhante ao iPhone 12

A mudança estende o impulso da Apple em direção a uma maior dependência de suas próprias peças às custas da Qualcomm, Intel e outros.

A Qualcomm recebe cerca de 11% de sua receita da Apple, enquanto a Intel recebe cerca de 7% das vendas do fabricante do iPhone, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: 9to5Mac, Bloomberg