A Apple começa a bloquear os usuários do M1 Mac contra o download (sideloading) de aplicativos iPhone e iPad.
No início desta semana, o site 9to5Mac informou que a Apple logo começaria a bloquear os usuários de fazer download de aplicativos iPhone e iPad para seus M1 Macs. Agora, a Apple inverteu oficialmente a chave do lado do servidor para implementar esta mudança.
Isto significa que não é mais possível usar um aplicativo como o iMazing para carregar aplicativos não suportados no iPhone ou iPad para o Mac M1.
Apps no Mac M1
Como uma atualização, os Apple Silicon Macs permitem que os usuários executem aplicativos iOS e iPad em seu Mac, mas os desenvolvedores podem optar por não permitir que seus aplicativos sejam instalados no Mac. Este é o caminho que muitos desenvolvedores tomaram, fazendo a mudança necessária na App Store Connect para remover seu aplicativo da App Store do Mac.
Leia mais: iOS 14.4 da Apple e iPadOS 14.4 para desenvolvedores: Confira novos recursos
Mas com isso dito, até hoje, era possível instalar manualmente aplicativos iOS como Netflix, Instagram e Facebook em um Mac M1, – de acordo com o site The Verge – usando seus respectivos arquivos IPA baixados sob uma ID válida da Apple. Muitas pessoas estavam usando ferramentas como o aplicativo iMazing para completar este processo.
O site 9to5Mac confirmou agora que, a partir dessa semana, isto não é mais possível a menos que o aplicativo esteja disponível na App Store do Mac. A Apple inverteu a chave de corte necessária para bloquear a instalação de aplicativos iPhone e iPad em Apple Silicon Macs.
Mac M1
A mudança se aplica aos M1 Macs rodando MacOS Big Sur 11.1, bem como ao desenvolvedor ou beta público do MacOS Big Sur 11.2. A única diferença é que os usuários executando o MacOS Big Sur 11.2 beta verão uma mensagem de erro mais específica.
Aqui está o erro que o usuário verá quando tentar instalar um aplicativo para iPhone ou iPad não suportado em seu M1 Mac rodando o macOS 11.2 beta:
- Se tentar carregar um aplicativo para iPhone ou iPad em um M1 Mac rodando macOS 11.1 Big Sur, o usuário verá um erro dizendo que a instalação do aplicativo não foi bem sucedida e para “tentar novamente mais tarde”;
- Se o usuário já carregou lateralmente um aplicativo de seu iPhone ou iPad para seu M1 Mac, ele ainda será executado corretamente. Esta mudança afeta apenas as novas instalações do aplicativo. Além disso, se já tiver baixado anteriormente um arquivo .IPA, o usuário ainda poderá instalá-lo.
Leia também: Aplicativos iOS do Google recebem etiquetas de privacidade da App Store
A mudança em si foi feita no sistema App Store que fornece o arquivo IPA (Interface de programação de aplicações) e faz tudo parte das APIs da Apple que gerenciam as proteções DRM (Digital Rights Management) do sistema operacional. Por causa disso, é improvável que uma alternativa se apresente no futuro.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br