De Apollo a Artemis: A mulher colocando os pés na lua

ANÚNCIO

Charlie Blackwell-Thompson já trabalhou em inúmeros lançamentos de foguetes, mas como diretora de lançamento do projeto Artemis da NASA, ela finalmente está ajudando a colocar a primeira mulher na Lua.

De Apollo a Artemis: A mulher colocando os pés na lua
Foto: (reprodução/internet)

Em 2024, mais de meio século após Neil Armstrong ter caminhado na lua, a NASA planeja enviar humanos de volta à superfície lunar. É a primeira missão da tripulação à lua desde que o programa Apollo terminou no início dos anos 70. E pela primeira vez, uma mulher estará a bordo.  

ANÚNCIO

A missão é parte do programa Artemis da NASA e representa um momento histórico na exploração do espaço.

O programa verá a NASA focalizando os voos espaciais tripulados além da órbita terrestre mais baixa e a Estação Espacial Internacional, em parceria com empresas privadas para tornar as missões mais sustentáveis e construir um portal na órbita lunar para atuar como um posto avançado para a exploração posterior no espaço.  

Mas ao contrário do lançamento da Apollo 11 no final dos anos 60, quando a NASA envia uma mulher para a lua, as mulheres a ajudarão a levá-la até lá.

ANÚNCIO

E liderando o caminho estará Charlie Blackwell-Thompson, a primeira diretora de lançamento feminino da NASA e a mulher responsável pelo lançamento de Artemis à Lua.  

A mulher no caminho da Lua

Blackwell-Thompson vem trabalhando em lançamentos no Centro Espacial Kennedy desde 1988, quando ela começou como engenheira de software de voo para a Boeing Company, recém-saída da faculdade. 

Ela trabalhou em inúmeros lançamentos de ônibus espacial, preparando software e sistemas em cargas úteis que eram enviadas para o espaço através de missões que se estenderiam por mais de duas décadas.

Leia também: NASA anuncia que está procurando empresas para ajudar na mineração da lua

Após ingressar na NASA em 2004, Blackwell-Thompson subiu nas fileiras da equipe de lançamento, trabalhando como diretora de testes e ajudando a realizar as pesquisas finais antes do lançamento – o momento “vai ou não vai” quando a espaçonave na plataforma de lançamento for liberada.  

Mas agora, em seu novo papel como diretora de lançamento da Artemis, Blackwell-Thompson está dirigindo o programa.

Ela é responsável pelo planejamento e execução da contagem regressiva do lançamento – todas as etapas técnicas que precisam ser cumpridas para que a missão Artemis esteja pronta para voar.

 Desde o lançamento inicial da contagem regressiva, dois dias antes do lançamento, até as últimas pesquisas nos minutos e segundos antes do “T-zero”, quando o foguete se levanta.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fonte: CNET

ANÚNCIO