Aplicativos para brincar com os seus filhos

Muitos pais se sentem culpados por não poderem brincar com seus filhos, devido a uma rotina agitada. Muitas críticas são lançadas às pessoas que optam por comprar tablets ou celulares para as crianças. Muitos acreditam que esses aparelhos dificultam um relacionamento interpessoal, essencial para o desenvolvimento dos pequenos. Na prática, não é bem assim que acontece. 

A era digital é real. É inevitável que as crianças não tenham acesso a esses veículos, ainda que não lhes sejam permitidos. Um caminho possível para resolver esse impasse, seria a interação dos pais nesse processo. Muitos educadores afirmam que celulares e tablets podem ser importantes aliados para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Nesse artigo você verá exemplos de aplicativos, que ajudam a desenvolver diversas áreas do conhecimento infantil. Acompanhe as opções e divirta-se com seu filho, enquanto ele aprende e se relaciona com você.

aplicativos
Foto: (reprodução/internet)

Aplicativos educativos:

O pequeno pintor

Ajuda a desenvolver a fala, a criatividade, a coordenação motora e a compreensão auditiva. Basicamente a criança vai colorir desenhos. Um personagem instrui qual cor e parte do desenho deve ser pintado. As instruções são dadas por áudio, assim acontece o desenvolvimento da compreensão auditiva e concentração.

As atividades têm graus de dificuldades diferentes, conforme as tarefas são completadas, as crianças vão recebendo carimbos para personalizar os desenhos. Esse mecanismo ajuda a desenvolver a constância do aprendizado. O app é indicado para crianças a partir de 2 anos.

ANÚNCIO
Aplicativos para brincar com os seus filhos
Foto: (reprodução/internet)

Lele sílaba

Ótimo para crianças que estão aprendendo as sílabas, no início do processo de alfabetização. O app leva a formação de palavras de uma maneira muito divertida. Existe o estímulo auditivo, onde é possível ouvir as sílabas clicadas e a formação final da palavra. Além de ser colorido e super interativo.

Aplicativos para brincar com os seus filhos
Foto: (reprodução/internet)

Segundo o próprio app as crianças terão acesso a mais de 90 palavras. Imagine poder fazer parte da alfabetização do seu filho, de forma divertida e atual. 

Toca kitchen monsters

Que criança não gosta de brincar com comida? Com esse app seu pequeno além de conhecer melhor os alimentos, poderá brincar de cozinhar. Os personagens presentes aqui, são dois monstros super simpáticos que possuem gostos alimentares diferentes. Na prática o jogador precisa cozinhar para alimentá-los.

Aplicativos para brincar com os seus filhos
Foto: (reprodução/internet)

Todo o processo na cozinha é replicado, sendo possível cortar os alimentos, fritar, cozinhar, colocar no microondas, dentre outras coisas. O jogo não tem regras, as crianças podem montar os processos da maneira que quiserem. Recomendado para crianças a partir dos 4 anos de idade.

My Virtual Pet

Aplicativos para brincar com os seus filhos
Foto: (reprodução/internet)

Quem sabe seu pequeno é apaixonado por bichinhos? Se esse for o caso o My Virtual Pet é o aplicativo ideal. Aqui é oferecido um animal de estimação virtual, em que a interação acontece de várias formas. A criança pode dar banho e alimentar o bichinho. São oferecidos mini-jogos diversos e ainda há desenhos para colorir.

Conforme os níveis vão sendo avançados, novos recursos são desbloqueados, como roupas e trajes do personagem, por exemplo. É possível escolher o nome do animal e decorar os cômodos da casa em que ele vive. Existem missões diárias que se completadas geram moedas ou diamantes virtuais, onde é possível gastar no salão de animais de estimação. 

Esse jogo mostra para a criança como é a rotina de cuidados com um animalzinho, desenvolve a criatividade, a noção de rotinas diárias, a fala e a compreensão. 

Lego food

Aplicativos para brincar com os seus filhos
Foto: (reprodução/internet)

Esse app demonstra como é a rotina de um estabelecimento que comercializa comida. Muitas crianças adoram brincar que estão vendendo algo. No Lego Food, os pequenos podem ser donos do seu próprio negócio, preparar e vender diversos tipos de alimentos.

Cupcakes, sorvetes e hambúrgueres são os cargos chefe desse estabelecimento. Antes da abertura do estabelecimento, as crianças precisam fazer alguns preparativos. Colocar a placa do lado de fora, arrumar as cadeiras, abrir as vitrines e claro, preparar os alimentos. Os pedidos dos clientes, são apresentados em forma de desenho em um balão de fala. Após um dia de trabalho, a última tarefa é a limpeza da cozinha.

As áreas de desenvolvimento aqui são: conhecimento do processo de preparo dos alimentos, noções básicas da rotina de uma cozinha. Além, de desenvolver coordenação motora, atenção e concentração. 

ANÚNCIO