As novas regras de privacidade da Apple para o iOS, embora de forma alguma repentina ou arbitrária, foram pintadas de forma negativa pelo Facebook. Em contraste, o Google, na verdade, tem mantido silêncio sobre as novas limitações e exigências de rastreamento, apesar de ser um negócio que depende fortemente de tais sistemas.
Na verdade, o Google pode ter sido muito silencioso, alguns insinuaram, porque também parou de atualizar seus aplicativos iOS desde dezembro para cumprir com as novas regras da App Store. Aparentemente, era apenas uma questão de conflitos de horários e feriados.
Além das mudanças de rastreamento de usuários que o Facebook vem reclamando, a Apple também acrescentou uma nova política que exigia que os desenvolvedores colocassem etiquetas de privacidade para cada aplicativo na App Store que revelasse como os dados dos usuários são coletados e rastreados.
Novas políticas de privacidade da App Store
A Apple deu aos desenvolvedores um prazo de 8 de dezembro de 2020 para que cumprissem, mas um grande desenvolvedor de aplicativos foi prematuramente acusado de tentar contornar essas regras.
A Fast Company informou que nenhum dos aplicativos iOS do Google foi atualizado desde o dia anterior ao prazo final da App Store.
A atualização do aplicativo teria exigido que o Google adicionasse essas etiquetas de privacidade para ser aprovado e o relatório sugere que poderia ter sido a maneira da empresa de contornar a política de privacidade mais forte.
Etiquetas nos aplicativos
A TechCrunch chama a atenção para o relatório e aponta que o Google atualizou pelo menos dois aplicativos após o prazo final da Apple. Esses aplicativos, no entanto, ainda não têm as etiquetas de privacidade exigidas, sugerindo que a Apple pode ter dado uma extensão ao Google.
Leia mais: Atraso na atualização: Apple não corrige bug do iOS 14 para todos os usuários
Mais importante ainda, o Google confirmou que lançará atualizações para seus aplicativos iOS com as etiquetas de privacidade necessárias já nesta semana ou talvez na próxima semana.
A razão para a ausência de atualizações poderia ter sido simplesmente as férias, onde o Google tenta não fazer mudanças que poderiam prejudicar os aplicativos e os usuários, quando até mesmo seus próprios programadores estão de férias.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fontes: Slash Gear, Tech Crunch, Fast Company