Aplicativo para consultar o CNPJ – Saiba mais pelo site

CNPJ é a sigla utilizada no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. É um documento básico de identificação que toda empresa precisa ter antes mesmo de iniciar suas atividades. O registro é emitido pela Receita Federal.

Ele é composto por 14 números e pode ser consultado de forma online através do site da Receita Federal. Com isso, você terá acesso a todas as informações sobre o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. Também é possível emitir o cartão de CNPJ, que é o documento que comprova a situação da sua empresa.

A receita federal disponibiliza um aplicativo chamado CNPJ que permite a consulta sempre que você desejar ele pode ser baixado gratuitamente tanto em Android quanto iOS

aplicativos para consultar CNPJ

Importância da consulta do CNPJ

O CNPJ não é importante apenas para os empresários, mas, também, para pessoas físicas que utilizam seu nome com a finalidade de ter uma rentabilidade.
 
O documento é importante na hora de emitir notas fiscais, ter respaldo jurídico e legalidade fiscal, além de poder solicitar máquinas de cartão com taxas mais baixas. É necessário, também, para que seus funcionários tenham todos os direitos trabalhistas garantidos.
 
Os bancos também dão valor para quem está regularizado com CNPJ, pois ele vê várias vantagens em ajudar o microempreendedor com diversos serviços oferecidos.

Consulta online

A plataforma foi desenvolvida para atender o público. Portanto, uma pessoa leiga não deverá ter dificuldades em realizar a consultas ao CNPJ.

1 – Primeiro, faça o acesso na área de Emissão do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral do site da Receita Federal.

2 – Para que tenha acesso à essa consulta ao CNPJ, você precisa fazer seu cadastro com o formulário. Por isso, o usuário deverá informar a sequência de caracteres do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Não é preciso colocar pontos ou hífen, o próprio sistema realiza a separação.

ANÚNCIO

Ao término do preenchimento, o usuário deverá digitar os caracteres que estão exibidos numa imagem.

3 – Após o fim do preenchimento do formulário, o usuário deverá clicar na opção “consultar”. Caso esses dados estejam todos corretos, você será imediatamente redirecionado à página onde consta o comprovante e a situação cadastral daquela empresa.

Serviços oferecidos

Com o aplicativo, as informações são fornecidas através do CPF ou do CNPJ da pessoa ou empresa que se está negociando, evitando, dessa forma, que os clientes sejam lesados. Com essas informações, ficará muito mais fácil tomar uma decisão.

Descrição mais específica nos tópicos abaixo:

  1. Consultar, diretamente nas bases da Receita Federal, informações cadastrais da Pessoa Jurídica no CNPJ, tais como: situação cadastral, nome empresarial, nome fantasia, natureza jurídica, capital social, endereço (com visualização em mapa), quadro societário, opção pelo Simples Nacional, telefone etc.
  2. Acompanhar um CNPJ e receber um alerta (envio de notificações) sempre que houver alguma mudança nos dados cadastrais da empresa.
  3. Acompanhar uma solicitação cadastral e receber um alerta (envio de notificações) sempre que houver alguma mudança nessa solicitação.
  4. Acompanhar a evolução das solicitações cadastrais (inscrições, alterações e baixas) e/ou cancelá-las.
  5. Visualizar o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral do CNPJ, com possibilidade de impressão e/ou compartilhamento com terceiros.
  6. Consultar a tabela C.N.A.E. (Código Nacional de Atividades Econômicas).
  7. Obter informações gerais sobre os procedimentos cadastrais.
  8. Quiz: teste de conhecimentos sobre o CNPJ.

O aplicativo também permite fazer a consulta do quadro de sócios, bastando clicar no botão na parte inferior da página para prosseguir a próxima página.

O relatório de busca, retorna o número do CNPJ do qual foi feita a consulta, o nome empresarial completo e o capital social da empresa em moeda real.

ANÚNCIO