Aplicativo Bolo ganhará versão em português

Além das ótimas vantagens que os aplicativos trazem para o nosso dia a dia, eles têm um impacto muito positivo em outras áreas da sociedade. Exemplo disso é o lado educativo que alguns apps, como o Bolo, trabalham em seus desenvolvimentos e objetivos.

Ativo desde maio na Google Play Store, o Bolo visa ajudar crianças no aprendizado da leitura. No entanto, como ele foi desenvolvido para atender inicialmente as crianças da Índia, os nossos brasileirinhos não podiam utilizá-lo. Essa realidade ganhará um novo rosto e o app terá duas novas línguas: português e espanhol.

Continue a leitura deste artigo e entenda mais sobre o funcionamento do Bolo e a atualização que será liberada com os novos idiomas.

BOLO
Foto: (reprodução/internet)

Atualização deve ser liberada em setembro

Inicialmente, as linguagens programadas para o funcionamento do Bolo eram apenas o inglês e o hindi. Porém, com o sucesso do aplicativo e o seu grande potencial de impacto no aprendizado das crianças, os outros dois idiomas foram acrescentados.

A previsão é que ainda em setembro as devidas alterações sejam feitas no código do software e seja imediatamente liberado para download. Com isso, crianças brasileiras ou que são nascidas em países que têm o espanhol como língua, poderão aprender a ler de maneira bem intuitiva.

ANÚNCIO

Aliás, é válido ressaltar que o espanhol é o segundo idioma mais falado em todo o mundo. A língua perde apenas para o chinês, que devido à grande população chinesa passa a ser o mais falado de todos. O inglês fica logo atrás, na terceira posição do ranking.

O funcionamento do Bolo

O funcionamento da aplicação é bastante lúdico e intuitiva para que os pequenos possam ter autonomia durante o uso. Quem dá os primeiros passos na leitura é a Diya, a qual funciona como uma monitora que vai dando os direcionamentos necessários sobre as aulas. A partir da atualização, Diya passará a falar em português e espanhol.

Uma das tecnologias utilizadas para fazer o acompanhamento da evolução de cada criança e o auxílio para cada dúvida é a que está presente no Google Assistente.

Ou seja, quando surgem os questionamentos, a Diya pode explicar melhor o significado das palavras em destaque no visor do aplicativo.

App tem bom desempenho

Além desta monitora virtual, o Bolo dispõe de histórias e jogos de palavras para fazer o ensino da leitura a crianças. Para tornar a experiência gameficada a fim de estimular ainda mais o uso do app, são utilizados prêmios e selos virtuais. Em um mesmo aparelho, várias crianças podem utilizar o Bolo. Afinal, a plataforma permite que sejam criados vários perfis diferentes.

Os resultados obtidos com o Bolo são muito satisfatórios para a desenvolvedor e também para a Google. Em uma série de testes, realizados dentro de um período de três meses na Índia, ficou evidente que 64% das crianças que experimentaram o aplicativo apresentaram melhoras significativas na leitura.

ANÚNCIO