Quando a AMD anunciou a memória de acesso inteligente em suas mais recentes GPUs, parecia que a SAM (Memória de acesso inteligente) exigia uma integração o entre a CPU e a GPU. Consequentemente, foi lançada como um novo recurso que só funciona quando as GPUs AMD RX 6000 são emparelhadas com as CPUs AMD Ryzen 5000.
A Smart Access Memory, ou SAM, é um recurso de software/hardware que tira vantagem de um recurso nomeado Base Address Register (BARs), vinculado ao PCI Express. Até agora, por enquanto, apenas a AMD está usando esse moderno recurso com suas novas GPUs Radeon RX 6000 para obter um pouco mais de desempenho.
Isso permite que a CPU alimente informações diretamente para a memória de vídeo em sua totalidade. O resultado desse acréscimo é cerca de 5-10% de melhoria de desempenho.
AMD e sua tecnologia única
A Nvidia acredita a SAM poderia ser implementada em outros dispositivos e para mais pessoas, desde que todos os fabricantes possam concordar com uma padronização. O canal PC World perguntou a Scott Herkelman da AMD em uma entrevista se a AMD acha que isso é possível, e até que ponto a AMD apoiaria a padronização.
Esta é uma transcrição editada da entrevista:
“Será que os competidores precisarão empurrar para fora as atualizações da BIOS para todo o seu ecossistema de produtos? ” pergunta a PC World.
“Acho que você terá que perguntar a eles. Mas acredito que eles precisarão trabalhar em seus próprios. A Intel terá que trabalhar com seus próprios fabricantes de placas-mãe, e trabalhar em seus próprios chipsets. Acho que há trabalho a ser feito para nossos concorrentes”, responde Scott Herkelman.
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“E, para ser claro, nosso grupo Radeon trabalhará com a Intel para deixá-los prontos. E eu sei que nosso grupo Ryzen trabalhará com a Nvidia. Já há conversas em andamento. Se eles estiverem interessados em ativar este recurso nas plataformas AMD, nós não vamos detê-los”, ele acrescenta.
“Na verdade, espero que eles o façam. No final do dia, o jogador ganha, e isso é tudo o que importa. Nós somos apenas a empresa que poderia fazê-lo mais rapidamente porque somos a única empresa no mundo (finalmente) com entusiastas de GPUs e CPUs “, Herkelman complementa.
SAM em prática no mundo dos jogos
A padronização de um recurso semelhante ao SAM poderia ter um impacto na forma como os jogos são desenvolvidos. Embora o recurso não exija suporte do desenvolvedor, alguns jogos o utilizam muito mais efetivamente do que outros: em 1440p, Assassin’s Creed Valhalla vê uma melhoria de 14%, mas Shadow of the Tomb Raider só vê uma melhoria de 6%.
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Se os desenvolvedores estiverem dispostos, os futuros títulos poderão ser projetados para utilizar o SAM na maior extensão possível.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fonte: Tech Spot