As vendas totais da Amazon.com Inc dispararam durante a pandemia do coronavírus, mas na América Latina, o maior varejista online do mundo está travando contra concorrentes enquanto lança seu evento Prime Day no México e, pela primeira vez, no Brasil.
Durante o evento anual de compras de terça e quarta-feira que abrange 19 países, a empresa mostrará novamente os descontos e o frete gratuito que vem junto com uma assinatura paga do Prime – uma estratégia que tem ajudado a Amazon a se envolver em compradores repetidos ao redor do mundo.
Mesmo assim, os analistas dizem que a Amazon enfrenta uma batalha difícil nas duas principais economias da América Latina, onde o sucesso ou o fracasso vai decidir se a empresa pode enfrentar o resto da região.
“A Amazon na América Latina não é tão grande quanto dos Estados Unidos”, disse Marcos Pueyrredon, presidente do Instituto de eComércio com sede em Buenos Aires.
A Amazon não divulga dados de vendas específicos de cada país, mas as estatísticas de tráfego do site sugerem que a Amazon está lutando para acompanhar o MercadoLibre da Argentina.
No México, onde a Amazon lançou seu mercado em 2015, ela ficou em segundo lugar atrás do MercadoLibre para a maioria dos visitantes únicos em agosto, de acordo com a empresa de análise de mídia ComScore.
No Brasil, um mercado mais fragmentado ao qual a Amazon aderiu em 2017, ficou em quinto lugar depois do MercadoLibre e das potências locais de comércio eletrônico como B2W, Via Varejo e Magazine Luiza.
A aposta da Amazon na América Latina
Gloria Canales, chefe de marketing da Amazon no México, disse que a empresa está satisfeita com o crescimento, e vai continuar investindo.
“Nós nos esforçamos todos os dias para adicionar seleção, para melhorar as taxas, para melhorar nossos métodos de pagamento. Estamos confiantes que é isso que nos torna bem-sucedidos”.
Não é como a Amazon, que em julho, que apresentou o maior lucro em seus 26 anos de história, não pode se dar ao luxo de jogar esse jogo.
Amazon no Brasil
No Brasil, onde Prime custa 9,90 reais (US$ 1,79) por mês ou 89 reais (US$ 16,09) por ano, a Amazon começou a oferecer adesões há apenas um ano.
Desde então, tem visto o crescimento mais rápido de assinaturas de qualquer mercado Prime, com membros agora em 95% dos estados, disse a Amazon em um comunicado.
No entanto, a Prime por si só pode não ser suficiente para aumentar a fortuna da Amazon, disse Gene Munster, sócio-gerente da Loup Ventures, apontando o inventário e a distribuição como duas áreas-chave onde a Amazon precisa melhorar.
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“Sem dúvida está crescendo”, disse ele sobre o programa Prime. “Mas não se trata de crescer, trata-se de tentar manter o ritmo do MercadoLibre”.
Isso pode ser um desafio, apesar do fato de que o concorrente local não tem um programa de benefícios para os membros no mesmo nível do Prime.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fonte: Reuters