Iniciativa da Alphabet ajuda a superar a divisão digital.
O quadro geral: A Alphabet X (antigo Google X) tem trabalhado nos últimos anos em formas de superar a divisão digital em partes do mundo que não são atendidas.
Especificamente, a empresa tem experimentado a conectividade de alta velocidade e alta capacidade em longas distâncias usando feixes de luz.
O Projeto Taara (anteriormente chamado Projeto FSOC), da Alphabet. Inc (empresa-mãe do Google) visa fazer exatamente isso, usando feixes de luz para transmitir dados a longas distâncias. Atualmente, a tecnologia pode cobrir uma distância de até 20 km e pode transmitir banda larga de até 20 Gbps+.
O projeto posto à prova
O projeto da Alphabet X está trabalhando com a empresa Econet e suas subsidiárias, Liquid Telecom e Econet Group, para instalar links Taara no Quênia para fornecer Internet de alta velocidade para regiões onde é muito caro, perigoso ou desafiador colocar cabos de fibra óptica.
De acordo com Mahesh Krishnaswamy, diretor do Projeto Taara, este é o primeiro lançamento da tecnologia na África após os testes na mesma região em 2019.
Leia mais: Microsoft: Novo centro de dados portátil para atender lugares remotos
Como a tecnologia funciona via linha de visada, os terminais serão colocados em torres altas, postes e telhados para minimizar a possibilidade de o sinal ser interrompido.
A Alphabet também está convidando outros operadores de rede e prestadores de serviços a estenderem a mão e verem se Taara é uma boa opção para suas aplicações.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br