Todos os anos, podemos ver nos principais veículos de transmissão de informações a chamada para o Alistamento Militar Obrigatório. Milhares de jovens do sexo masculino que completam sua maioridade na época precisam fazer esse alistamento.
Sem realizá-lo o jovem fica impedido de obter alguns benefícios e serviços comuns e essenciais a uma cidadão brasileiro. O Alistamento Militar, consiste em um instrumento de mobilização de parte da população no intuito de angariar forças para o exército do país, responsável entre outras atividades, pela defesa da nação.
Neste ano todos os garotos que completam 18 anos, estão convocados para fazer o procedimento militar em sua junta, que pode ser efetivado diretamente pela internet.
Tem dúvidas sobre o que é, como funciona e como realizar o alistamento militar? Iremos esclarecer todas essas e outras dúvidas aqui. Confira.
O que é o alistamento militar?
O serviço militar obrigatório existe no país desde o século XVI, ainda no tempo em que o Brasil era uma colônia de Portugal, no século XX passou a ser lei oficialmente.
Ele consiste em uma espécie de formação de base militar, onde jovens do sexo masculino recebem treinamento militar, objetivando que parte destes sirvam ao exército e as forças de defesa da nação. O Brasil é composto de três forças armadas:
- Exército
- Aeronáutico
- Marinha
Como funciona?
Voluntária ou obrigatoriamente, todos os jovens maiores de dezoito anos precisam realizar a inscrição e se alistar perante a junta militar de seu estado. Mulheres também podem realizar o alistamento, mas não é um procedimento obrigatório.
Após realizar sua inscrição, é determinado ao jovem o quartel em que deverá passar por exames médicos, onde serão avaliados mais critérios para que ele possa as atividades. Sendo aprovado, o jovem é encaminhado para iniciar os treinamentos, treinamentos esses que preparam-no para prática de exercícios físicos e a desenvolver disciplina.
O que acontece se não realizar o alistamento?
São muitos os embargos impostos ao jovem que não realizar o alistamento, impedimentos esses que limitam o exercício e os direitos como cidadão brasileiro. Um dos mais importantes são:
- Não pode ter trabalho em regime CLT (carteira assinada);
- Não consegue realizar inscrição em concurso público;
- Fica impedido de retirar passaporte
- Impedido de matricular-se em Universidade
Como realizar o alistamento Militar Obrigatório?
Em primeiro lugar é preciso observar quais os documentos obrigatórios para realizar o alistamento militar obrigatório:
- Certidão de Nascimento ou CPF
- Registro de Identificação (RG)
- Comprovante de Residência
- Foto 3X4
Em posse desses documentos, então existem diferentes formas de executar o procedimento. Como todos os anos são convocados, os jovens necessitam estar atentos às datas anunciadas.
Aprenda a fazer o alistamento pelo computador
- Acesse a página do Alistamento Militar Online
- Clique na opção “Quero me alistar”
- Em seguida opte por “Alistamento Militar”
- Preencha as informações solicitadas
- Ao final receberá um número que corresponde a identificação de alistamento
É possível fazer o mesmo procedimento pelo celular. O jovem também pode comparecer presencialmente em uma junta militar próxima a sua residência.
O que acontece se perder o prazo?
O jovem que perder o prazo de Alistamento Obrigatório ficará em situação de débito junto ao serviço militar. Será notificado com uma multa, além dos impedimentos citados anteriormente no artigo.