Alistamento Militar Obrigatório – Aprenda como fazer

ANÚNCIO

Todos os anos, podemos ver nos principais veículos de transmissão de informações a chamada para o Alistamento Militar Obrigatório. Milhares de jovens do sexo masculino que completam sua maioridade na época precisam fazer esse alistamento.

Sem realizá-lo o jovem fica impedido de obter alguns benefícios e serviços comuns e essenciais a uma cidadão brasileiro. O Alistamento Militar, consiste em um instrumento de mobilização de parte da população no intuito de angariar forças para o exército do país, responsável entre outras atividades, pela defesa da nação.

ANÚNCIO

Neste ano todos os garotos que completam 18 anos, estão convocados para fazer o procedimento militar em sua junta, que pode ser efetivado diretamente pela internet.

Alistamento Militar Obrigatório - Aprenda como fazer
Fonte: reprodução/internet

Tem dúvidas sobre o que é, como funciona e como realizar o alistamento militar? Iremos esclarecer todas essas e outras dúvidas aqui. Confira.

O que é o alistamento militar?

O serviço militar obrigatório existe no país desde o século XVI, ainda no tempo em que o Brasil era uma colônia de Portugal, no século XX passou a ser lei oficialmente.

ANÚNCIO

Ele consiste em uma espécie de formação de base militar, onde jovens do sexo masculino recebem treinamento militar, objetivando que parte destes sirvam ao exército e as forças de defesa da nação. O Brasil é composto de três forças armadas:

  • Exército
  • Aeronáutico
  • Marinha

Como funciona?

Voluntária ou obrigatoriamente, todos os jovens maiores de dezoito anos precisam realizar a inscrição e se alistar perante a junta militar de seu estado. Mulheres também podem realizar o alistamento, mas não é um procedimento obrigatório.

Após realizar sua inscrição, é determinado ao jovem o quartel em que deverá passar por exames médicos, onde serão avaliados mais critérios para que ele possa as atividades. Sendo aprovado, o jovem é encaminhado para iniciar os treinamentos, treinamentos esses que preparam-no para prática de exercícios físicos e a desenvolver disciplina.

O que acontece se não realizar o alistamento?

São muitos os embargos impostos ao jovem que não realizar o alistamento, impedimentos esses que limitam o exercício e os direitos como cidadão brasileiro. Um dos mais importantes são:

  • Não pode ter trabalho em regime CLT (carteira assinada);
  • Não consegue realizar inscrição em concurso público;
  • Fica impedido de retirar passaporte
  • Impedido de matricular-se em Universidade

Como realizar o alistamento Militar Obrigatório?

Em primeiro lugar é preciso observar quais os documentos obrigatórios para realizar o alistamento militar obrigatório:

  • Certidão de Nascimento ou CPF
  • Registro de Identificação (RG)
  • Comprovante de Residência
  • Foto 3X4

Em posse desses documentos, então existem diferentes formas de executar o procedimento. Como todos os anos são convocados, os jovens necessitam estar atentos às datas anunciadas.

Aprenda a fazer o alistamento pelo computador

  1. Acesse a página do Alistamento Militar Online
  2. Clique na opção “Quero me alistar”
  3. Em seguida opte por “Alistamento Militar”
  4. Preencha as informações solicitadas
  5. Ao final receberá um número que corresponde a identificação de alistamento

É possível fazer o mesmo procedimento pelo celular. O jovem também pode comparecer presencialmente em uma junta militar próxima a sua residência.

O que acontece se perder o prazo?

O jovem que perder o prazo de Alistamento Obrigatório ficará em situação de débito junto ao serviço militar. Será notificado com uma multa, além dos impedimentos citados anteriormente no artigo.

ANÚNCIO