Zoom: A criptografia de ponta-a-ponta garante segurança dos usuários

ANÚNCIO

Disponível agora para Mac, PC, iOS, e Android.

Zoom: A criptografia de ponta-a-ponta garante segurança dos usuários
Foto: (reprodução/internet)

A criptografia de ponta a ponta do Zoom (E2EE) chegou, permitindo que tanto os usuários gratuitos quanto os pagos protejam suas reuniões para que somente os participantes, não o Zoom ou qualquer outra pessoa, possam acessar seu conteúdo. 

ANÚNCIO

eZoom diz que o E2EE é compatível com seus aplicativos Mac, PC, iOS e Android, bem como as Salas Zoom, mas não com seus clientes web ou clientes de terceiros que usam o Zoom SDK.

O E2EE foi lançado em pré-visualização técnica, o que significa que o Zoom está pedindo feedback sobre o recurso por 30 dias. Entretanto, a empresa diz que o E2EE continuará disponível após este período. Instruções sobre como habilitá-lo podem ser encontradas no centro de ajuda do Zoom.

A segurança do Zoom

A Zoom já ofereceu anteriormente criptografia para suas chamadas, mas os dados só foram criptografados entre cada participante da reunião e os servidores da Zoom, em vez de serem criptografados de ponta a ponta entre os participantes. 

ANÚNCIO

Uma vez ativado o E2EE, o usuário pode verificar se o Zoom está usando o tipo mais seguro de criptografia usando o escudo verde na parte superior esquerda da janela de uma reunião. O escudo mostrará um cadeado em vez de uma marca de verificação se a reunião for criptografada de ponta a ponta.

Algumas restrições do Zoom

Embora as reuniões E2EE sejam mais seguras, elas não funcionam com alguns dos recursos do Zoom.

Estas incluem sua gravação em nuvem, transcrição ao vivo, enquetes, reações de reunião e adesão antes das características do anfitrião.

Leia mais: Zoom lança plataforma de eventos para os usuários

 Os participantes também não poderão participar usando “telefone, dispositivos SIP/H.323, configurações no local ou clientes Lync/Skype”, como diz o Zoom, estes não podem ser criptografados de ponta a ponta.

As reuniões E2EE do Zoom suportam um máximo de 200 participantes. Isso não afetará os usuários nos planos Basic ou Pro do Zoom, que podem ter no máximo 100 participantes, mas pode ser um problema para os assinantes Business ou Enterprise, que de outra forma permitiriam até 300 ou 500 participantes.

A criptografia ponta a ponta

A criptografia de ponta a ponta está disponível para usuários gratuitos e pagos, mas o Zoom diz que as contas gratuitas precisarão verificar seu número de telefone usando SMS e também precisam de uma opção de cobrança válida associada à sua conta. 

Leia também: Oversight Board do Facebook: Função ‘ouvidoria’ ajuda usuários da plataforma

Inicialmente, Zoom disse que a criptografia de ponta a ponta não estaria disponível para usuários gratuitos para evitar que o serviço fosse usado para atividades ilegais, mas a empresa recuou rapidamente e anunciou que estaria disponível para todos mais tarde naquele mês.

Este lançamento inicial é apenas a primeira de quatro fases que o Zoom está planejando para sua oferta de criptografia de ponta-a-ponta. A próxima fase, que está programada para incluir uma melhor gestão de identidade e suporte para o single sign-on, está atualmente planejada para ser lançada no próximo ano.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: The Verge, GlobeNewswire, Twitter, Zoom Blog

ANÚNCIO