Avast alerta: 21 Aplicativos Android contêm Adware

ANÚNCIO

O Google removeu recentemente cerca de 15 dos 21 aplicativos Android que podem ser baixados através da PlayStore durante o fim de semana, após um relatório vindo do fabricante tcheco de antivírus conhecido como Avast.

Avast alerta: 21 Aplicativos Android contêm Adware
Foto: (reprodução/internet)

A empresa de segurança declarou que os aplicativos foram de fato invadidos por um tipo particular de malware conhecido como os HiddenAds, relatado pela McAfee.

ANÚNCIO

Como o Adware Malware se espalhou?

Este tipo de malware foi descoberto em 2019. A extensão de adware do Android realmente opera mostrando anúncios excessivos e intrusivos e também abrindo os navegadores em certas páginas de anúncios ou promocionais.

Em um relatório recente publicado pela Avast, o analista conhecido como Jakub Vavra declarou que os aplicativos imitaram os jogos populares, e o grupo criminoso particular que está operando por trás da cena confiou nos anúncios de mídia social e também no marketing estratégico para levar os jogadores a dirigirem-se às páginas da Play Store.

Uma vez instalado o referido aplicativo dentro de qualquer um dos aplicativos, o malware do HiddenAds esconderia então o ícone do referido aplicativo e continuaria a bombardear os usuários com seus anúncios.

ANÚNCIO

Apps com adware na PlayStore

A ZDNet publicou uma lista dos 21 aplicativos que foram mencionados:

Shoot them

Rolling Scroll

Crush Car

Helicopter Attack – NOVO

Helicopter Shoot

Assassin Legend – 2020 NOVO

Flying Skateboard

Iron it

Plant Monster

Shooting Run (Corrida de tiro)

Find 5 Differences – 2020 NOVO

Find Hidden

Jump Jump Jump

Rotate Sharpe

Sway Man

Money Destroyer

Find the Differences – Jogo de Quebra-cabeça

Desert Against

Props Rescue

Cream Trip – NOVO

Já atingindo 7 milhões de usuários: dos 21 aplicativos, 6 permanecem

Atualmente, existem seis dos 21 aplicativos que ainda estão muito disponíveis na PlayStore.

A Avast declarou que todos os aplicativos foram, de fato, baixados por um total de mais de sete milhões de usuários mesmo antes de ter arquivado seu relatório geral junto com o Google na semana passada.

Vavra afirmou que é fácil cair para os aplicativos da lista e instalar um em seu dispositivo, mas existem alguns padrões que podem realmente ajudar os usuários a identificar se o aplicativo é possivelmente malicioso.

Leia também: Pré-visualização de links em mensagens colocam dados em risco, os especialistas revelam

Os  aplicativos ainda têm se espalhado, o que é alarmante para as empresas de segurança. Felizmente, foram coletados dados a respeito de quais aplicativos que representam uma bandeira vermelha para as empresas de segurança e, dos 25, já houve alguns que foram derrubados.

Embora nem todos os aplicativos tenham sido tratados, seis dos 21 aplicativos ainda são bastante impressionantes, considerando que isto foi feito como uma resposta imediata à suposta ameaça.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Tech Times, Avast Blog

ANÚNCIO