O Google removeu recentemente cerca de 15 dos 21 aplicativos Android que podem ser baixados através da PlayStore durante o fim de semana, após um relatório vindo do fabricante tcheco de antivírus conhecido como Avast.

A empresa de segurança declarou que os aplicativos foram de fato invadidos por um tipo particular de malware conhecido como os HiddenAds, relatado pela McAfee.
Como o Adware Malware se espalhou?
Este tipo de malware foi descoberto em 2019. A extensão de adware do Android realmente opera mostrando anúncios excessivos e intrusivos e também abrindo os navegadores em certas páginas de anúncios ou promocionais.
Em um relatório recente publicado pela Avast, o analista conhecido como Jakub Vavra declarou que os aplicativos imitaram os jogos populares, e o grupo criminoso particular que está operando por trás da cena confiou nos anúncios de mídia social e também no marketing estratégico para levar os jogadores a dirigirem-se às páginas da Play Store.
Uma vez instalado o referido aplicativo dentro de qualquer um dos aplicativos, o malware do HiddenAds esconderia então o ícone do referido aplicativo e continuaria a bombardear os usuários com seus anúncios.
Apps com adware na PlayStore
A ZDNet publicou uma lista dos 21 aplicativos que foram mencionados:
Shoot them
Rolling Scroll
Crush Car
Helicopter Attack – NOVO
Helicopter Shoot
Assassin Legend – 2020 NOVO
Flying Skateboard
Iron it
Plant Monster
Shooting Run (Corrida de tiro)
Find 5 Differences – 2020 NOVO
Find Hidden
Jump Jump Jump
Rotate Sharpe
Sway Man
Money Destroyer
Find the Differences – Jogo de Quebra-cabeça
Desert Against
Props Rescue
Cream Trip – NOVO
Já atingindo 7 milhões de usuários: dos 21 aplicativos, 6 permanecem
Atualmente, existem seis dos 21 aplicativos que ainda estão muito disponíveis na PlayStore.
A Avast declarou que todos os aplicativos foram, de fato, baixados por um total de mais de sete milhões de usuários mesmo antes de ter arquivado seu relatório geral junto com o Google na semana passada.
Vavra afirmou que é fácil cair para os aplicativos da lista e instalar um em seu dispositivo, mas existem alguns padrões que podem realmente ajudar os usuários a identificar se o aplicativo é possivelmente malicioso.
Leia também: Pré-visualização de links em mensagens colocam dados em risco, os especialistas revelam
Os aplicativos ainda têm se espalhado, o que é alarmante para as empresas de segurança. Felizmente, foram coletados dados a respeito de quais aplicativos que representam uma bandeira vermelha para as empresas de segurança e, dos 25, já houve alguns que foram derrubados.
Embora nem todos os aplicativos tenham sido tratados, seis dos 21 aplicativos ainda são bastante impressionantes, considerando que isto foi feito como uma resposta imediata à suposta ameaça.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fontes: Tech Times, Avast Blog