Início Internet / Web

10X e 10 Sun Valley: As novas atualizações do Windows

Em outubro de 2020, o site Tech Spot divulgou que a Microsoft espera que o Windows 10X modular e leve da Microsoft esteja disponível esse ano, embora inicialmente para dispositivos de tela única.

Pensa-se que o sistema operacional trará uma IU/UX mais simples e coerente em vários componentes do Windows, e agora parece que uma grande atualização da interface do aplicativo também está nos cartões para o Windows 10.

Foto: (repodução/internet)

Alegadamente chegando em 21H2, o projeto de revisão do projeto tinha o nome de código ‘Sun Valley’ e terá como alvo o Menu Iniciar do Windows 10, o Centro de Ação, o Explorar e alguns aplicativos embutidos.

Espera-se que o Windows 10X, a versão ‘Lite’ de seu sistema operacional padrão da Microsoft, seja lançado para todos os usuários esse ano, embora não chegue para dispositivos com tela dupla até 2022.

O novo sistema operacional também apresentará uma experiência Windows familiar, mas moderna, como indicado pela prévia da Microsoft de seu novo Explorar no início deste ano.

Leia mais: Microsoft One Outlook vai unificar Web e aplicativos Windows 10 no próximo ano

No final do ano, pode haver duas versões do Windows sendo instaladas em PCs. Uma é o muito atrasado Windows 10X que cairá primeiro pelos computadores de tela única antes de explorar a tela dupla, caso durem tanto tempo. A Microsoft, no entanto, não estará exatamente excluindo o Windows 10 tradicional e pode estar dando aos usuários uma atualização visual substancial.

Naturalmente é desnecessário dizer que nenhum dos dois poderá se assemelhar ao Windows 10 que os usuários conhecem desde o início, literalmente.

Menu Iniciar do Windows

A Microsoft já mostrou a ideia básica do Menu Iniciar do Windows 10X. Definitivamente não é seu Menu Iniciar convencional e não apenas porque ele flutua no meio da tela. Ao contrário do que você tem agora no Windows 10, trata-se de atalhos para aplicativos, tanto nativos como para aplicativos progressivos da Web (PWA), assim como para websites.

Com base na imagem única mostrada pelo Zac Bowden do Windows Central, ele pode nem mesmo ter pastas ou agrupamentos.

Leia também: Microsoft Edge Beta para Android permite sincronização do Windows 10

Alguns usuários do Windows podem se sentir desconfortáveis com a interface do Windows 10X, mas se acharem que podem encontrar ‘consolo’ no Windows 10, podem ter que entrar em choque.

De acordo com Bowden, a Microsoft está preparando uma atualização ‘pesada’ do sistema operacional, com o nome de código “Sun Valley”, que dará ao desktop um facelift enquanto mantém algumas coisas ainda familiares.

As mudanças do sistema operacional

O Menu Iniciar, por exemplo, terá a mesma aparência, mas também será flutuante, destacado de seu ícone da barra de tarefas, assim como o Menu Iniciar do Windows 10X.

Talvez um pouco mais drásticas são as mudanças no Action Center, também conhecido como painel de notificação, e a bandeja do sistema que será fundida em um só. Estas também virão como caixas retangulares flutuantes que provavelmente emitiriam algumas vibrações do Android ou iOS.

Foto: (reprodução/internet)

Espera-se que o Windows 10X esteja finalmente disponível para OEMs (Original Equipment Manufacturer) na primavera, enquanto a atualização do Sun Valley está sendo programada para a atualização de outubro-novembro de 2021, ou seja, a versão 21H2.

Se estas duas novas interfaces se encontrarão em algum lugar intermediário ainda é uma questão em aberto, mas, dada a recepção até mesmo da nova interface de usuário do Windows 10, esperamos alguns clientes que não vão querer atualizar seus computadores pelo tempo que puderem.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Slash Gear, Tech Spot, ZDNet, Windows Central

Sair da versão mobile