O que são os feeds?

Imagine que você gosta de várias revistas e livros e geralmente para adquirir estas publicações, você precisa ir a várias bancas especializadas para poder adquirir o que você quer. Agora imagine o comodismo que seria, se todas essas bancas tivessem um serviço de avisar quando cada revista que te interessa chega e ainda, levá-las até a sua casa sem você ter que ligar pedindo? Essa é grande a vantagem na utilização dos feeds.

Feed em inglês (no sentido que nos interessa) significa "alimentador". Os sites que disponibilizam algum tipo de Feed, comumente chamado pelo nome do formato ou por um apelido de XML, RSS, Syndication, Feeds ou Atom, permite você adicionar (alimentar) o link de um ou mais feeds de um ou vários sites em um mesmo "agregador de feeds", que é um programa que administra todos os sites agregados.

O agregador de feeds

Estem basicamente dois tipos de programa, aqueles que você instala no seu computador (o que eu não recomendo) e aqueles que rodam e funcionam exclusivamente na internet. Eles funcionam mais ou menos como um leitor de e-mail, como o Yahoo ou Gmail, você cria sua conta gratuitamente no Google Reader por exemplo (que eu recomendo), entra com seu login e senha e começa a ler e administrar seus feeds assim como você faz com seus e-mail. Bem simples.

Minha recomendação, é que você utilize um agregador de feeds online, como o Google Reader, e não aqueles que você instala na sua máquina. Com o Google Reader você pode acessar seus feeds de qualquer computador que tenha uma conexão com internet, mas se instalar um destes leitores na sua máquina, você só tera acesso a eles no seu computador.

Quando você adiciona um link de feed no seu agregador, toda vez que houver algum tipo de atualização no site, você será informado pelo mesmo. Essa notificação de atualização pode ser de uma notícia de um site de jornalismo, de um post dos seus blogs preferidos, artigos, galerias etc, enfim, de qualquer site que possuiu um feed e que você tenha assinado. E atualmente muitos e muitos sites possuem um feed disponível. Feed é o nome do "processo" de agregar ou alimentar um programa leitor de feeds. Outro nome para este processo de distribuição de feeds muito utilizado é syndication. Syndicate em inglês é o nome que se dá a uma agência que distribui material para publicação em várias revistas e jornais. Por isso, se você ver em algum site um botão escrito "syndication", é o mesmo serviço que RSS, XML, Atom e Feed. Na verdade RSS e ATOM são nomes de formatos de feeds, onde ambos são baseados em XML, que é a linguagem utilizada na criação de qualquer outro formato de feeds.

Feeds versus Newsletters

Os feeds aos poucos tem substituindo a função que as Newsletters tinham ao ter que informar por e-mail quais eram as últimas novidades de um site. O problema das newslleters era que se o administrador de um site não montar manualmente uma a cada nova novidade em um site, os leitores nunca seriam avisados dessas novidades. Com os leitores de feeds não, nem o administrador do site e nem o leitor precisa se preocupar, sempre que o site for atualizado, automaticamente o feed também será.

Há vários formatos de feeds diferentes hoje e os mais comuns são o RSS 1.0, RSS 2.0 e ATOM. RSS é o acrônimo de Really Simple Syndication (Publicação – ou entrega – Realmente Simples). O formato Atom está caminhando para se tornar o padrão da internet. Mesmo com um nome diferente, tem as mesmas funções do RSS. Para assinar o feed do Revolução Etc clique neste link ou adicione manualmente o endereço: http://feeds.revolucao.etc.br/RevolucaoEtc

28 thoughts on “O que são os feeds?”

  1. Pingback: Tenha uma boa ferramenta para blogar. por Bruno Alves
  2. Pingback: about:blank » Blog Archive » Transpondo a barreira do tempo: assine o feed dos comentários
  3. Pingback: Clube Conquistense de Xadrez » Blog Archive » Site de cara nova
  4. Pingback: Leia os blogs com mais facilidade at bolaoval.net
  5. Pingback:   Sobre FEEDS/RSS/ATOM no blogspot — BlogueWeb
  6. Pingback: Velho do Farol » Google Reader em português
  7. Pingback: Compartilhar Feeds com OPML em Blog do Rodolfo Rodrigues. Ou somente r3
  8. Pingback: # Bisbilhoteiro # »  Assine Nosso FEED.
  9. Pingback: tar -zxvf .com » Entendendo, criando e aplicando chaves GPG
  10. Pingback: Anonymous
  11. Pingback: Ache o Gatos e Cérebros nas redes sociais | Gatos e Cérebros

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *