Zoomii, um e-commerce todo com navegação por metáfora

Eu já falei sobre navegação por metáforas aqui anteriormente. Metáfora é o uso de uma palavra em sentido diferente do próprio por analogia ou semelhança. Em navegação de web sites por exemplo, é usada para que o usuário se oriente através de algo familiar, conhecido. Para dar um exemplo prático ao invés de usar palavras no menu, utiliza-se imagens que represente o conceito ou idéia.

Um sujeito resolveu juntar a api do Google Maps mais uma lista dos 25.000 livros mais vendidos da Amazon e montou um e-commerce inteiro com navegação simulando prateleiras reais de livros. O nome do e-commerce é Zoomii (sim, anda difícil achar nomes legais).

Zoomii, um e-commerce todo em navegação por metáfora

O site usa exatamente a mesma forma de navegação do Google Maps, ao permitir o usuário aproximar ou afastar-se das prateleiras, inclusive usa os mesmos controles. Um ponto curioso é que ele permite inclusive criar permalinks. Veja por exemplo este livro do Sandman. Ele monta a url a medida que você navega no site. É possível obter também o permalink da página com os detalhes do livro.

Excelente exemplo de como levar metáforas até as últimas conseqüências.

Via Meio Bit