Yahoo! Search Monkey: personalizando os resultados de busca do Yahoo! com grande estilo

Search Monkey Well, well well! Sou fã do Yahoo! por algumas sacadas técnicas que eles tem. O Flickr nem se fala de tão legal! Meses atrás eu falei de algumas ações relacionadas com Web Semântica que o Yahoo! divulgou, que foram demais. Agora eles estão para lançar oficialmente o Search Monkey, que até então estava sendo chamado pelo codinome de Open Search Plataform.

O Search Monkey (página ainda nem concluída e não divulgada) trata-se de uma série de APIs que permite você alterar os resultados de busca do próprio Yahoo! usando seus próprios dados e alterando o formato de exibição para o usuário. É mais ou menos o que se pode fazer com a famosa extension para o Firefox, o Greasemonkey. Inclusive o produto se chama “Search Monkey” por causa da extension. A diferença que as adaptações que você fizer não aparece somente para você ou para quem instalar sua adaptação, como é o caso do Greasemonkey, e sim para todo mundo. A página de resultados que você programar, pode conter muito mais informações que o convencional, de acordo com o contexto e a aplicação que você quer dar!

Veja por exemplo na imagem abaixo o que você pode fazer quando o seu site aparecer no resultado de busca:

Página de resultado de busca personalizada utilizando o Search Monkey

É importante lembrar que utilizando o Search Monkey, você estará alterando a forma com que seu site aparece no resultado de busca do Yahoo! e não a relevância que ele terá em relação aos outros resultados, o que não será afetado. Esqueça a estrutura padrão de resultados de buscas que geralmente trás o título, o conteúdo da meta description e a URL. Agora você poderá colocar uma foto do seu site, um telefone, links relacionados, etc. Quanto mais atrativo for a caixa de resultados que você programar, maiores chances você tem de receber o clique dos usuários.

Vamos aguardar e ver onde isso vai dar! E vamos ver também quando tempo vai levar para o Google copiar a idéia!

  • Pingback: Open Search Platform vira Yahoo! Search Monkey()

  • http://www.netocury.com/ Neto Cury

    Diferente de tu, nunca fui fã do Y, mas tu me deixou intrigado, o Flickr nem sempre foi, e, ainda, nem foi criação do Y, pois eles compraram-no uns tempos atrás, ou estou MUITO enganado!

    Na minha sincera opinião, a única coisa que faz a diferença deles pra outros serviços são os Fóruns.

    Abração

  • http://www.toconversando.com/ Marco Antônio

    Henrique.

    Também sou da mesma opinião que o Neto, mas, quando a mudança é para melhor deve ser valorizada.

    Ceratmente a equipe do Y anda tranalhando forte, inclusve para valorar o a possível venda.

    Abraços.

  • Emerson

    É tanta propaganda nesse site que fica até difícil localizar o texto desejado.

    E quanto ao Flickr, putz. Flickr foi comprado pela yahoo há no máximo, dois anos. Favor retificar.

  • http://bandasdereggae.blogspot.com/ Jonathan

    Ótima informação. Excelnete post.

    at+

  • thiago

    vo instalar pra ver se eh bom msm =]

  • João Henrique

    O nome disso deveria ser Yahoo Search Papagaio, porque a quantidade de papagaiada que o pessoal vai fazer pra atrair atenção pro seu site não tá no gibi! =)