Xemelê

Logomarca Xemelê O Ministério da Cultura lançou no Portal do Software Público Brasileiro o que eles chamaram de “Comunidade Xemele“, um conglomerado de soluções de código aberto sob a licença Creative Commons, que eu e você podemos baixar e usar de graça. A palavra “xemelê” é uma brincadeira com o acrônimo XML (XeMeLe, saca?), a famosa linguagem de marcação utilizada na produção de software, websites, etc. Xemelê passa a denominar uma comunidade de compartilhamento de soluções em software livre.

A princípio o Xemelê está com basicamente duas aplicações, um chat, que eles estão chamando de ChatCast, que nada mais é que um sistema de chat e streaming de vídeo ao mesmo tempo. O outro projeto é uma série de plugins para WordPress que permitem dar uma cara de portal para seu blog, dentre outras funcionalidades.

Segundo o site do Governo Eletrônico, “essa iniciativa inaugurou um novo modelo de licenciamento e de gestão das soluções desenvolvidas na Administração Pública, compartilhando soluções que podem ser úteis aos mais diferentes órgãos públicos e também à sociedade.” Adorei a iniciativa, agora só precisamos ajudar divulgando, já que estamos bancando o projeto com nossos impostos.

7 thoughts on “Xemelê”

  1. Toda a iniciativa é válida em novas gestões em software livre, desde que haja uma maior divulgação à sociedade.

    Necessário se faz em uma mídia de acesso geral a todos (rádio e TV), divulgando o Portal do Software Livre.

  2. Pingback: Xemelê | Canal da Tecnologia
  3. Olá…adorei encontrar o seu site. Estou estudando sobre web 2.0, pois estamos implementando um site colaborativo na minha empresa.
    Vou voltar mais vzes…só uma coisa: Licença é com ç e não com s.

    Abs,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *