Writely é o melhor

Das aplicações web mais famosas relacionadas a editores de texto, os mais conhecidos sÃo o Writely e o Writeboard da famosa 37Signals. Fiz o teste nos dois durante algum tempo e na minha avaliação final o Writely é o melhor. Com este editor de texto online você pode compartilhar documentos específicos em que várias pessoas podem editar ao mesmo tempo, salvar como pdf, comparar versões, enviar docs do seu e-mail direto pra sua conta no Writely, enviar seus textos por e-mail, ter um feed da sua lista de documentos e o melhor de tudo é que o serviço é gratuito. Basicamente todos os artigos que eu escrevo e minhas anotações pessoais estão sendo escritas e revisadas no Writely.

O programa ainda te permite blogar direto dele utilizando APIs. Os mais conhecidos sistemas que possuem suporte são o MovableType e o WordPress. Se você não quer ficar abrindo, copiando e colando todos seus documentos do Word salvos na sua máquina, você pode simplesmente importar seus arquivos .doc direto do Writely. Assim como as grandes empresas modernas, o Writely também possui um blog onde você acompanha todo o progresso do software da versão beta, em que se encontra agora, e que está em 53% da versão definitiva. Já estou usando o Writely já faz 3 meses e nunca travou ou deu problemas.

O único ponto negativo é a ausência de um spelling checker (verificador ortográfico) em português. Não existe ninguém que não cometa erros ortográficos e a ausência de uma ferramente dessas em português te deixa na mão apenas com seus próprios reflexos. Eu entrei em contato com a equipe responsável por desenvolver o Writely e eles foram super atenciosos em responder minhas perguntas e ouvir minhas sugestões. Eles prometeram para este ano uma versão em português. De qualquer maneira vale à pena usar e abusar deste programa que roda 100% na web.

Não vou julgá-los pela maneira com que trabalharam com o HTML. Basicamente o tipo de serviço que oferecem exige com que os spiders não sigam o conteúdo pessoal de cada um e somente os desenvolvedores do programa podem mensurar a facilidade com que novas implementações são feitas. No geral, eles utilizam muito AJAX e muito JavaScript de forma muito interessante e criativa. A medida em que você trabalha em nenhum momento existe algum tipo de refresh na página do seu documento, inclusive quando você salva os documentos. Agora é a sua vez de usar o Writely e conferir com seus próprios olhos.