Usabilidade nos computadores da Dell

Dell

No meu trabalho a maioria das máquinas são da Dell. Temos vários modelos incluindo servidores. Em resumo, são computadores muito bons mas que tem algo que sempre me chamou a atenção. Sempre que recebemos novos colaboradores para trabalhar aqui, onde será a primeira vez que ele terá algum contato com um destes computadores, todos vão com o dedo direto na logomarca da Dell achando que é ali onde se liga o computador. Isso é regra e ainda não vi exceção.

Se observar bem as imagens acima verá que a logo da Dell é redonda e prateada, cerca de duas a três vezes maior que o botão power. Não tem como deixar de associá-la com o botão que liga o computador. E não adianta dizer que isso foi feito de propósito por eles que eu não acredito. Bom, ninguém aqui saiu com prejuízo por confundir qual é o botão correto pra ligar o computador, mas um pouco de confusão em tentar entender porque nada “acontece” após apertar a logo da Dell, isso sim ocorre com muita frequência.

  • http://http:gustavocardoso.blogspot.com Gustavo Cardoso

    Cara, isso é a mais pura verdade. Passei por isso no meu emprego anterior. Cheguei lá e me colocaram num Dell (igual a terceira imagem do seu post) e me mandaram ligar… na hora fui no botão com a logo e nada. Acho que até o pessoal já se tocava disso e ficaram me olhando. Tentei de novo e só aí me falaram que era no botãozinho (minúsculo) preto acima.

    []´s

  • silici0

    HAHAHAHAHAHA

    Que engraçado, bom saber, eu nunca tive perto de um DELL para falar a verdade… ;P

    Mas depois dessa, tenho certeza que quando tiver que ligar um vou estufar o peito e apertar o botão certo… hehehehe

    Aqui na empresa é tudo NEOpc.

    Abraços

  • http://gigasolucoes.wordpress.com/ Ramon

    A primeira vez que utilizei um Dell também me ocorreu essa confusão, mas quando percebi que não ligava, percebi que havia outro botão ao lado, rapidamente apertei o outro como se nada tivesse acontecido, declarando que o logo da Dell é bonito e legal apertar ^^.

    fuiii…

  • http://www.oitobits.net Vinícius de F

    Cara, eu também trabalho com muitos computadores e servidores da Dell além de ter um em casa. Digo, NUNCA apertei o logotipo tentando ligar nenhum deles. Hehehehe… Acabei de parar e olhar pro gabinete do meu Dell aqui no trabalho e pensei "mas tem um botãozinho com o simbolo de ON/OFF".

  • http://www.aguinelopedroso.com Aguinelo Pedroso

    Na faculdade onde estudo temos acontecimentos semelhantes… tanto que alguns alunos revoltados arrancaram a logomarca da Dell como sinal de protesto (ou puro vandalismo).

  • Juliana

    rsss é verdade, usabilidade é tudo, até fora da telinha.

    Só uma coisinha que eu notei no seu post.: apesar de ser comum, o termo "logomarca" é redundante.. não existe.. o certo é marca, símbolo ou logotipo, depende do que vc quer se referir, neste caso é um logotipo mesmo..

    curto mto seu blog..

    abraços

  • Jorge Wagner

    O mais engraçado é que aquele modelo da 3ª foto "esconde" as conexões de som e USB. Só fui descobrir isso depois de 6 meses…

  • http://www.anacnogueira.eti.br Ana Claudia

    Haha, pior que parece um botãozão mesmo, eu nunca utilizei um Dell, mas com certeza o logo era o primeiro que eu iria apertar.

  • http://www.fernandesstudios.com Rafael

    Acho que isso eh uma estrategia de marketing para o pessoal olhar para a marca Dell hehehehe

  • Moisés Ribeir

    Hahaha.

    E o pior é que nos monitores, o botão power é PRATA!

    bizarro.

    mas é o tipo de erro que eu acho que se comete só uma vez.

  • http://www.kombinar.blogspot.com Antonio

    CPU da DEll fogada pra traças.Motivo falta placa mãe.Na Dell é muito cara.Minha cpu Dell Dimension D-520 vendo barato para alguem que tenha a placa mãe