Usabilidade nas buscas

A Zappos está precisando de um arquiteto da informação ou então alguém com um pouco de bom senso para estruturar a busca do site. Observem o tamanho desta busca! Sem pensar muito daria para resumir toda esta página com um input do tipo text, 4 elementos drop down e um pouco de Ajax.

Outra coisa: com um pouquinho de esforço eles conseguiriam obter estatísticas dessa página e comparar a quantidade de visitantes diários com a quantidade de pessoas que utilizam esta página! O usuário tem que estar muuuiiitttooo interessado em um produto deles pra poder utilizar esta busca.

Via This is broken.

  • http://danillonunes.com Marcus Danillo

    Ou eles melhoram isso aí, ou precisarão de um "Search for Search"…

  • Alisson

    Considero um programador um cara cheio de defeitos (digo isso pois sou um deles), mas o pior deles talvez seja criar uma aplicação sem pensar no usuário, algumas agencias relutam contra os arquitetos da informação, como se fosse apenas mais um salario a ser pago no final do mês, mais é nestes casos que vemos necessidade concreta de tal profissional.

  • Pingback: Usabilidade nas buscas « Superhi MacFly()

  • http://www.zhp.com.br Henrique Pimentel

    Eu ja fiz alguns sistemas que tinham buscas e formularios gigantes, era em uma outra epoca, sem ajax, sem nada que ajudasse muito.

    Se vc parar para pensar, no mundo real os formularios de papel são, em sua maioria muito ruins de serem preenchidos, basicamente pq tudo tem que estar na folha impressa la pra pessoa preencher.

    Quando migramos para o virtual, podemos controlar algumas coisas e direcionar o formulario de acordo com o que a pessoa quer.

    Um outro pensamento que tenho é que sempre da pra complicar. Imagine só, uma busca na internet, se vc quizer pode ter milhoes de campos, selecoes e etc, mas o google resume isso em um campo de texto, um botao e 2 ou 3 opcoes num radio.

    Pensando que o camarada q quer buscar alguma coisa ja tem em mente o que quer.

    No formulario especifico da matéria, vemos que quem desenhou o site parece ter pego exatamente um formulario de papel e colocou no site.

    Outra coisa importante para busca é: do que adianta vc ter milhares de opocoes se vc colocar algumas combinações fatalmente vc vai cair em uma tela de "nenhum resultado encontrado", muito melhor vc deixar a pessoa mais solta ou com poucas, mas relevantes opcoes de pesquisa avançada do que ela sempre pesquisar e naum retornar nada.

  • http://gigasolucoes.wordpress.com Ramon

    Esse formulário é uma piada, com todo o respeito. A pessoa que desenvolveu isso deve assistir a Praça é Nossa, látem um personagem que explica tudo nos mííííííííínimos detalhes (antes de vocês me críticarem, eu não vejo, mas de vez em quando eu vou mudar de canal, acabo vendo um pouco :D). Sem contar que, podemos partir do príncipio onde o usuário não sabe "exatamente" o que quer, então se deixar ele, o usuário, pesquisar o que deseja e encontra de uma forma fácil, sem tantos critérios a peencher e ainda de brecha pode comprar outra coisa, pois como a pesquisa, povavelmente, retorna alguns outros produtos o usuário pode se interessar por algum desses produtos e incrementar a sua compra. E o pior de tudo, é um "Depoimento" de um cliente, no final da página.

    "…I had an easy time with the whole order process as far as the size and width being available for the shoes I wanted to order…"

    Essa foi boa XD.

    fuiii…

  • http://www.needforlumbriga.com Camilo

    Alisson acho que nesse caso nem é a falta de um cara que é exclusivamente arquiteto da informação, mas de alguém que participa desse processo (vendedor, designer, programador, diretor de arte e o cliente – principalmente) parar e olhar o projeto e ver se ficou bom mesmo.

    Às vezes a pressa de entregar no prazo ou se livrar logo daquele trabalho faz acontecer essas coisas.