Usabilidade do Climatizador Breeze Consul (C1H08C)

Eu sou fã de qualquer coisa que deixe minha vida mais confortável. Alguém aqui não é? Principalmente se estiver relacionada com tecnologia. No meio do ano passado eu comprei este climatizador Breeze da Consul (modelo C1H08C) que você está vendo na foto ao lado e não vivo mais sem ele. Vale lembrar que este produto não é um “ar condicionado” de rodas, o nome do tipo de produto é “climatizador” mesmo. Você coloca água em um recipiente e ele a utiliza para refrescar o ambiente sem ressecar o ar. Simples assim! Eu que sou alérgico e meio chato com certos ventiladores adorei este climatizador.

Ele possui rodinhas, o que dá a ele uma excelente mobilidade. Ele possui também timer, alarme, relógio, diferentes modos de oscilação e controle remoto. Enfim, adorei o produto, apesar de ter também algumas críticas de usabilidade principalmente.

Usabilidade e curiosidades

Como o controle remoto dele possui apenas 7 botões que usam apenas 30% da área útil dele, os botões poderiam ser um pouco maiores. Os labels das funções de cada botão também poderiam ser maiores, principalmente por causa de pessoas mais velhas que geralmente não tem a visão muito boa. Muitas vezes a noite, com a luz apagada, eu quero aumentar o modo de ventilação dele e acabo esbarrando em outros botões. Outra coisa importante é que você também precisa decorar o que cada botão faz se quiser usá-lo no escuro total (e isso vai acontecer, acredite) e você realmente acaba decorando com o tempo. Isso é fácil. O botão mais fácil de decorar é o de “desligar”, que fica bem deslocado do restante, facilitando muito a ação.

Uma coisa incrivelmente sinistra no modelo que eu comprei (C1H08C), é que ele possui um botão sem label e sem função nenhuma, bem no meio do painel principal (o mesmo não ocorre no controle remoto) que fica logo abaixo do botão “luz”! Pelo menos eu não encontrei nenhuma funcionalidade nele.

Mas a única coisa que me fez procurar uma solução um pouco mais drástica é em relação aos leds de luz que ele possui. Eu os achei tão forte, que eu tive que improvisar uns tampões com papel cartão para que a luz não me incomode a noite. Veja na foto. Eles poderiam apagar sozinhos segundos depois de executar uma ação para não incomodar tanto.

Nunca utilizei outros climatizadores, de qualquer modo eu gosto muito desse climatizador. Sim, mesmo com as gambiarras que eu tive que arrumar para deixar ele no jeito que eu quero! E se você se interessar, recomendo que você compre ele pelo Submarino, que está muito mais barato que no próprio site da Consul!

  • http://www.profissaoweb.com Thiago Melo

    Oi Henrique,

    Tudo bom com você?

    Como você já sabe, eu tenho um climatizador igualzinho ao que você comprou, do mesmo modelo e depois de muito pensar e pesquisar sobre este botão central (sem nenhum função) descobri que o mesmo existe para um outro modelo, muito similar ao nosso. É um modelo que possui também ar quente. Você já conhecia ele? Se não me engano é o modelo C1J12ABANA.

    Eu acho que este botão está lá porque fica mais fácil produzir uma única peça para todos os modelos, ou pelo menos é mais barato para a Consul. Não sei, mas de qualquer forma isso foi feio. Dá uma pesquisada melhor sobre este modelo (C1J12ABANA)!

    Abraços.

  • http://blagus.deviantart.com/ Alexander Blagus

    Às vezes a tecnologia permite novas coisas muito legais. Como esses leds do climatizador. O problema é que muitos fabricantes e pseudo-designers o acham tão bonitinhos a ponto de colocar em seus novos aparelhos e acabar com a escuridão do pobre cliente. Já improvisei vários tampões para vários leds insistentes (computador, monitor, DVD, som…). Eu fico me perguntando se os caras que criam essas coisas usam suas criações, como os antigos malditos bipe-bipe de bateria fraca ou falta de sinal dos antigos celulares Motorola. Ainda na mesma categoria de produtos, vi poucas pessoas até hoje se darem bem de cara com o controle remoto de ar condicionado. O feedback desses aparelhos é péssimo. Eles nunca conseguem dizer exatamente o que está acontecendo lá no aparelho, por mais que o controle remoeto tenha um display gigaaante. Ao contrário dos televisores que dão feedback imediato do que está acontecendo, esses aparelhos levam tempo para atender um comando e o usuário só vai descobrir que alguma coisa saiu errado muitos minutos depois.

  • http://direito2.com/ Ruben Zevallos Jr.

    Realmente muito bom… até parece propaganda… :D

  • http://analisedeletras.com.br lucas

    oi henrique!

    acho que os leds são para satisfazer o desejo de usuários médios mesmo. não duvido que existam muitos que, só pelo led não estar aceso, não consegue sentir o arzinho mais fresco e acha que o aparelho está desligado ou quebrado.

    prevenindo reclamações, deve ser esse o motivo. são meus 2 cents.

    abraço rapaz!

  • fernando

    bah!

    grande post, bem detalhado!

    tanto que comprei um desses!!

  • http://www.netocury.com/ Neto Cury

    É a primeira vez que vejo uma resenha sobre esse tipo de produto e achei bem legal, sempre tive dúvidas sobre esses climatizadores.

    Eu sabia que tinha que colocar água, mas minha dúvida é: Quanto tempo ele funciona até o próximo reabastecimento?

    abração

  • Mr. Emerson

    Só faltou dizer que não funciona em regiões litorâneas, devido a alta umidade do ar.

  • Bruno Dourado

    Curiosamente entro pela primeira vez aqui neste blog

    vim jogado pelo Sedentario.

    Aqui em Cuiabá eh um calor infernal (HellCity)

    Tinha um igual ate semana passada

    Qndo minha familia mudou e eu fiquei aqui em cba ainda.

    tinha feito igual a vc sobre os leds.

    que eh extremamente forte mesmo.

    Agora ele esta sobre o poder da minha irma.

    e eu com um ventilador consul. =(

    que seria pra ventilar e so ocupa espaço.

    Abraço e voltarei sempre.

    :P

  • Andre Marcos

    Será que tem algum problema se usar em um cyber cafe? Nao tem algum problema com jogar vapor d´agua no ambiente com computadores?

  • Angelique

    Muito bom seu post… tava aqui quebrando a cabeça pra saber se compro ou ñ um desses e pesquisando; um link me trouxe ao seu site. Só achei que faltou falar sobre quantos graus dá a sensação de que diminuiu, pq aqui onde moro é muito quente e seco (interior do RN) e algo como uns 2 ou 3 graus a menos ñ faz tanta difença assim pra justificar o gasto de uma compra dessas.

    Mesmo assim, depois de ler sus observações sobre o produto, agora fiquei bem mais inclinada a comprá-lo.

    Vc sería um ótimo vendedor (se já ñ for) hehehe

    Beijos!

  • wasley da silva rauj

    não entendi como funciona da para se usar no quarto anoite toda não vai molhar todo o quarto , nem prejudicar a saude?

  • Vania

    Muito bom post!!!

    Estava em duvida sobre comprar um.

    Obrigado.

  • OLAVO CABRAL

    A questão numero 10 ( Angelique) não foi respondida aqui. Essa também é minha dúvida. Quanto se consegue de melhoria na sensação termica, principalmente no litoral.

  • joao sette

    Moro no Rio e gostaria de saber se funciona nessa região.

  • Sander

    Olá, gostei muito de suas observações sobre o produto. Eu também tenho grande interesse em comprá-lo e ainda estou fazendo uma pesquisa sobre o custo/benefício. Moro em Uberlândia, clima seco e acho que será de grande vantagem para mim. A única coisa que ainda tenho dúvidas é se ele reduz consideravelmente a temperatura ambiente. Uns dizem que se colocarmos pedras de gelo no compartimento de água, se consegue um bom resultado. Outros falam que o aparelho gera tanta umidade que pode danificar aparelhos eletronicos como TV, computador no ambiente onde está instalado.Se alguém puder me responder estas questões, fico muito grato. Abraços

  • Antônio RM

    Comprei um. É o Cônsul modelo menor. O grandão saiu de linha.

    Minha terra, Brasília, deve ser o lugar ideal pra climatizadores. Brasília é meio quente e BEM seca na primavera e no outono. No verão, chove maravilhosamente. E, melhor, costuma ficar sempre nublado, de horizonte a horizonte. Isto é a nossa salvação.

    No inverno, é ainda MAIS seco que nas meias estações, mas o frio torna dispensável qualquer maquininha de fazer vento.

    PRIMEIRAS IMPRESSÕES

    1 – Redução de temperatura: todo ventilador faz baixar a temperatura, devido à evaporação epidérmica. Portanto, cerca de meio grau Celsius se deve ao ventilador. Quanto ao evaporador, pode tirar outro meio grau do ambiente, no máximo 1 grau C. Total: 1,5 grau Celsius. Se é que chega a tudo isto. Pra Brasília, tá bão (contanto que o cara não more numa cobertura, numa casa térrea ou num apartamento de cara pro sol da tarde);

    2 – Tempo para eficácia: em uma hora, numa sala de tamanho médio, já dá pra sentir que o ambiente refrescou um pouco;

    3 – Risco de "molhar" o ambiente com o evaporador: quase nenhum. A umidificação é suave e gradual;

    4 – Ruído: pronto! Sujou! Na loja, parecia a coisa mais silenciosa do mundo. Pensei que até daria pra ouvir música clássica com ele ligado. Nada disso. Faz barulho, como qualquer "DOR" que comece com "ventila…", "circula… ", "condiciona…" ou "climatiza…" (é o próprio). O manual fala que é menor que 55 DB. Também, 55 DB seria um barulhão! Na velocidade baixa, com umidificação (que é como utilizo), acho que o ruído fica bem abaixo de 40 DB. Dá pra conviver. Dá pra ver um filme ou documentário. Porém música, só se for com fone de cabeça ou de ouvido.

    CONCLUSÃO:

    O melhor é a gente ir se acostumando. Os "Tempos" são chegados. As profecias bíblicas, Nostradamus, o espírito Ramatis e muitos outros bem que avisaram: aquecimento planetário.

    Até 2006, pensava que NUNCA precisaria sequer de um ventilador em Brasília. Mas chegou 2007… e, agora, 2009. O jeito é ir me acostumando. Espero não ter de "upgradar" para um ar condicionado. É conforto de um lado, desconforto de outro.

  • http://www.terra.com.br/portal/ Fábio Alves

    Muito obrigado pelos posts, me ajudaram muito a me decidir por esse climatizador. Apesar do controle pouco prático e dos leds vou optar por um desses com aquecimento e ver no que dá. Me falaram que se colocar água gelada ou até mesmo gelo fica melhor ainda, é verdade?

  • Marcio

    Pessoal,

    Também tenho um climatizador desse da Consul e adoro.

    Para gelar bastante eu mantenho sempre no congelador um pote de sorvete para fazer gelo que é o tamanho certinho que uso por noite (2 litros) e uma garrafa de 2 litros na parte de baixo da geladeira para quando retiro a agua do aparelho.

    O ambiente fica muito bacana.

  • Thiago

    Olá! Tenho um da Komeco. Comprei porque onde moro só ventilador não dá e com a água esse equipamento libera um vento mais fresco. MAS, agora após 1 ano de uso, o vento dele está uns 50% mais fraco! A garantia era de um ano, estou pra levar na autorizada pra ver como vai ser ($$$)pra consertar. Vc percebeu isso nesse da Consul?

    PS: Falando de usabilidade o meu toda vez que vc tira ele da tomada a hora zera! rs .. acho isso ridículo.

  • Adriel Batista Corre

    Maceió,21/03/2010

    Eu estou procurando este aparelho em lojas de todo

    o Brasil,mas não encontro.

    Não fiquem zangado comigo,

    mas o país não é desenvol-

    vido,só tem tamanho.Nem

    Marinha Mercante,tem.

    Adriel Batista Correia de

    Melo.

  • Maria

    Esse aparelho não abaixo a temperatura e deu uma sensação de sauna a vapor.. ventila pelo menos e tem timer.

  • Paulo de Tarso

    Eu possuo este aparelho e ele é muito bom. O botão que voce nao sabe para que serve, pois no seu modelo nestá desativado, é para você escolher o " modo" (nome do botão), ou seja voce pode escolher : normal, briza ou dormir.

  • Paulo de Tarso

    Desculpe não havia prestado atenção no painel da foto acima. Complementado o comentário anterior: No modelo com ar quente e frio a disposição dos botões muda. No sentido da esqerda para a direita temos: AQUECER1/AQUECER 2, UMIDIFICAR, OSCILAR, MODO, TIMER, LIGA/VELOCIDADE, DESLIGA

  • Renato

    tenho um desde quando a consul começou a vender no Brasil. gosto muito do aparelho, mas é preciso saber que não é um ar -condicionado e sua eficiência será maior em lugares com baixa umidade do ar. de qualquer maneira o vento gerado por ele é mais fresco do que com ventilador, ao usar o umidificador o ar fica um pouco mais frio. dependendo do calor pode não ser o suficiente. não gosto de ar-condicionado e já pondero sobre a compra de mais um desses climatizadores, principalmente pelo baixo consumo de energia, dá para deixar ele ligado direto sem comprometer a renda.