The pirate`s dilemma – O dilema do pirata

Vocês sabiam que um ladrão de direitos autorais chamado “William Fox”, pegou um invento de um senhor chamado Thomas Edson, o cinetógrafo, fugiu de Nova York para uma terra então considerada quase que “selvagem”, no oeste americano, longe do lugar onde deveria pagar royalties pelo uso do invento e começou a fazer filmes. Ganharam grana sem precisar pagar licensa de uso do fonógrafo. Estes mesmos piratas ainda estão no oeste, em uma cidade que ajudaram a fundar chamada “Hollywood”, e o tal de William Fox nada mais é do que o criador dos estúdios FOX. O mesmo de House, Sarah Connor Chronicles, Family Guy, Prision Break e The Simpsons, séries pirateadas no mundo inteiro.

Estas e outras histórias estão no livro The pirate`s dilemma (O dilema do pirata), do jornalista Matt Mason, livro fundamental para entender o cenário de direitos autorais e compartilhamento na era digital e desmistifica alguns estereótipos relacionados a pirataria.

Mason, que começou a carreira como DJ de uma rádio pirata em Londres, disponibiliza seu livro gratuitamente. Se quiser comprar o livro impresso no Brasil você o encontra aqui ou então você pode baixá-lo gratuitamente aqui.

Via Remixtures