Tem gente que não sabe linkar!

O que eu acho mais curioso na internet é o quanto ela consegue ser “geral”. Tem de tudo aqui. Desde como aprender a trocar fraldas até receitas caseiras de napalm. Mas o que mais me deixa encabulado, de nariz torcido, careta na cara, é ver sites, principalmente os que possuem o que poderíamos chamar de “tradição”, demonstrar uma completa ignorância no funcionamento mais básico da web, que é o link. Tem gente que não sabe linkar!

O princípio básico e elementar da web é que tudo pode estar conectado, através de links. E ele é de graça. Porque toda a web está fundada no link. Para quem não trabalha com isso ou está começando agora, é desculpável não saber linkar. Agora vejamos por exemplo esta notícia do IDG NOW, que é um veículo de comunicação que, pessoalmente, eu aprecio muito e é sobre tecnologia (sic). Adoro o trabalho deles. Mas ao ver a notícia chamada “Criador do BlogBlogs anuncia Brasigo, serviço de perguntas e respostas” sem NENHUM link apontando ou para o BlogBlogs do amigo e conterrâneo Manoel Lemos, ou para o Brasigo (que já tem até um blog), achei o fim da picada. Porque diabos não tem um link ali?

Dei o exemplo do IDG NOW porque foi o que eu vi agora a pouco, (e por isso ele vai servir de bode por todos os outros que fazem isso) mas muitos sites da imprensa (e blogs também) são capazes de falar de um determinado assunto, muitas vezes relacionado a algo que está na internet (dãrrrr) e não colocar um link! O único link citado na notícia do IDG NOW foi para uma matéria deles mesmo. O leitor que não conhece o BlogBlogs, vai continuar não conhecendo, o que tornará o assunto da notícia para o leitor leigo algo abstrato, uma vez que não há uma referência (leia-se link) direta relacionada com o próprio assunto. Desculpas pelo desabafo, mas se alguém aí puder mandar este tutorial de hyperlink que eu fiz anos atrás para quem precisa aprender o que é um link, sinta-se a vontade.

  • http://www.navegantes.org/index Glaydson

    O Terra, um portal de internet, quando insere links, coloca apenas a URL sem a tag A. É preciso copiar para ir ao destino.

    Quem faz bom uso é o G1, com links em frases relacionadas, tanto para outras matérias internas, como fontes externas.

  • http://www.marcusvbp.com.br/site/ Marcus VBP

    Ah amigo, é esta mídia pobre aqui do Brasil, que acha que o visitante vai "fugir" do site dele se encontrar um link para fora. Aí, quando você encontra um site de notícias que coloca link, ainda colocam target="_blank".

    O site de notícias do Terra até hoje não aprendeu a colocar um link. Nas raras vezes que eles colocam alguma URL relevante, usam o tinyurl, mas sem o link. O usuário tem que copiar o texto e colar na barra de navegador. Provavelmente a maioria desiste.

  • Manoel Lemos

    Grande Henrique, valeu pelo super post didático-de-protesto. Eu realmente adoro que linkem, não somente o BlogBlogs ou o Brasigo, mas que linkem de verdade. Links são a alma da Internet e quem não sabe linkar, não sabe brincar. Abraços, Mané. Ahh… rola um curso de MicroFormatos aqui pro time?

  • Nagüeva

    Existe uma segunda definição para "pessoas que não sabem linkar".

    São aquelas que copiam um texto na íntegra (inclusive as imagens) e publicam em outro site. Aí no fim do texto colocam um link para o site que produziu o conteúdo, achando que isso resolve todo e qualquer problema. Afinal de contas ele linkou, né?

    Isso é pior do que não linkar.

  • http://giseli.wordpress.com Giseli

    De fato, é o fim da picada! :( Eu assino os feeds de vários canais de notícias brasileiros, relacionados à tecnologia. É realmente impressionante ler as matérias sobre um determinado serviço e não achar absolutamente NENHUM link! Daí quando eu fico curiosa sobre o tal serviço (sem o link), tenho que procurar no Google… ¬¬

  • http://ajeiteai.blogspot.com geo

    sim. 3 + 1 é 4! rs rs rs

    Já mandei o teu tutor pruma porrada de gente! Me dá ódio isso tb!! rs rs rs

  • Fábio C. Mart

    Olha, eu adoro sair linkando tudo… ainda mais quando gosto da matéria.

    Mas nunca li o teu tutorial, portanto, farei isso agora pra poder aprender um pouco mais sobre a "arte" de linkar.

    Abraços

  • http://webdeleve.net tigo di

    O papo é velho mas é bom ser lembrado enquanto a péssima conduta de não linkar o relevante continua a existir.

    A Giseli tem razão com o seu "¬¬". É muito chato ter que copiar uma url ou informação pra colar na barra de endereço do browser ou pra ter que procurar no google.

    É evidente que a experiência do usuário é prejudicada.

    Mas suave, enquanto o link é indispensável para a web, portais como o IDG Now podem ser facilmente substituídos por outros portais.

  • http://www.turbocar.com.br/ Felipe Mafra

    Eu sempre fiquei P da vida com essas notícias do IDG que não tem link. Eu já pensei em parar de ir ao site por causa disso porque acho isso um absurdo e falta de consideração com o leitor. A verdade é que eu me viro e acho a referência rapidinho, mas o que que custa os caras botarem o link lá? Ridículo…

    Fora que tem 2cm de espaço pro texto e 10Km de espaço pra propagandas, aqueles popups em flash HORRENDOS, notícias relacionadas, links pras páginas deles.

    Neeeeem…

  • Junio

    Muito bom este texto, serve para alerta a todos sobre a importancia dos links, afinal são eles que constroem a WWW.

    Parabéns, paz e saúde para ti.

  • http://meadiciona.com/alexandreformagio Alexandre Formagio

    Na minha opinião é culpa muitas vezes das pessoas contratadas internamente.

    Não do IDG diretamente, mas sim quem é pago por eles para fazer o trabalho, ou seja, sexta-feira, fim de expediente, tenho que por essa notícia no ar, não vou ficar enfeitando, vou embora logo.

    Vejo muito isso, de as pessoas indicarem e não se darem o trabalho de dar o endereço do site (independente de estar linkado ou não), é complicado a preguiça que tem as vezes…rs

  • http://cristianoweb.net Cristiano Santos

    Henrique, eu como sempre, estava lendo rapidamente o post, e passei o olho em busca de um link, antes mesmo de saber do que se tratava o conteúdo do teu artigo, quando fui para a página da matéria do IDG Now e não vi referência nenhuma, voltei no teu artigo e li (sempre faço isso, rsrs) e percebi a mancada dos caras! Faça-me o favor né! Porque? Porque diabos não tem link quando se fala sobre o serviço que justamente tem como "produto" links!

    Como disse o amigo Gladyson, que melhor faz uso do link é sem dúvida o portal Globo e G1. É muita falta de consciência digital mesmo! Outro dia escrevi um artigo ) falando justamente da dificuldade das pessoas, clientes e pessoas comuns, sobre o seu uso. É uma evangelização que ainda vai demorar para ter fim.

    parabéns pelo artigo!

  • L

    Muito bom o artigo, vou usar bastante

  • anderson

    Isso se chama egoísmo. Algo novo na espécie humana …sabe!

    abraços

  • http://www.chaquente.com/ Guilherme Felitti

    Fala Henrique,
    como vai? O próprio Manoel me passou teu comentário e me senti na obrigação de sentar pra escrever.
    Comecemos falando de hábito. Não é prática do Now! ignorar os links externos, num comportamento realmente presente na Grande Mídia que deixa a Nova Mídia louca (com razão).
    Basta ver o próprio perfil do Lemos linkado na notícia, a nota sobre o lançamento do Interney Blogs ou mesmo o blog da Campus Party que cita, inclusive, o Revolução Etc.
    Na escala de bodes da Grande Mídia quando o assunto é link externo, falo sem muito corporativismo que o Now! tá lá embaixo.
    Mais que propriamente uma “completa ignorância no funcionamento mais básico da web”, a falta de link foi decorrência completa de falta de atenção.
    Puxão de orelha dado, os links lá estão, levando o leigo ao serviço desconhecido como deve ser.
    Valeu pelo toque. No mais, parabéns pelo blog – acho o conteúdo muito bom.
    Abraços,
    Guilherme Felitti

  • Cayo Medeiros aka. y

    Aproveita e ensina pro pessoal do Kibeloco também!

  • Guilherme Bufoni

    É lamentável ver sites grandes e populares com esta maneira de pensar tão limitada…

    Ainda digo mais, o problema vai além do prejuízo da experiência do usuário, pois também prejudica o posicionamento que tal artigo/página mereceria ter nos resultados de busca do google por exemplo, já que este é um dos critérios considerados para determinar a popularidade das páginas em relação as palavas chaves! Concordam? :P

  • http://cristianoweb.net Cristiano Santos

    Mais um site que também não sabe linkar Jornal da Globo.

  • http://blog.fshark.com Fabiano Shark

    Concordo plenamente e comento em baixo! Ainda têm muito o que aprender com a blogosfera. )

    Abraço,

    Fabiano Shark

  • Celso Munhoz

    Amigo Cristiano, não sou programador sou um simples usuario da web que fiz uma pesquisa no google sobre TI e acabei caido nesta pagina e me interessei pelo assunto, porque também detesto matrias que fazem referncia a outra coisa sem link.

    Talves eu esteja falando besteira e ai você me perdoa a falta de conhecimento, mas……vamos lá….

    Estamos lendo e discutindo a falta de consideração de um site que não coloca links e você fala do seu artigo da o endereço do seu blog

    e não linka cara! E pior voce percebeu a mancada dos caras e não percebeu a sua??

    Desculpa companheiro mais não pude deixar de ver o seu artigo, mais tive que copiar e colar o endereço na barra do navegador.

    Ai é mancada dupla Heim!!!

  • Celso Munhoz

    Amigo Cristiano, não sou programador sou um simples usuario da web que fiz uma pesquisa no google sobre TI e acabei caido nesta pagina e me interessei pelo assunto, porque também detesto matrias que fazem referncia a outra coisa sem link.

    Talves eu esteja falando besteira e ai você me perdoa a falta de conhecimento, mas……vamos lá….

    Estamos lendo e discutindo a falta de consideração de um site que não coloca links e você fala do seu artigo da o endereço do seu blog

    e não linka cara! E pior voce percebeu a mancada dos caras e não percebeu a sua??

    Desculpa companheiro mais não pude deixar de ver o seu artigo, mais tive que copiar e colar o endereço na barra do navegador.

    Ai é mancada dupla Heim!!!

  • Pingback: Dicas de como montar um blog - Parte 1 - Antes de mais nada, procure entender como funciona o mundo dos blogs » Revolução Etc