Technorati no topo do mundo e os blogs como modelo de negócios

Technorati Essa é para aqueles que acreditam que “esse negócio de blog” não dá dinheiro (ou então não deveria dar). O Technorati foi eleito pelo Fórum Econômico Mundial (satã para alguns e anjos da globalização para outros) como um dos pioneiros em tecnologia no ano 2006 junto com outras 47 companhias espalhadas pelo mundo. No site do Fórum Econômico Mundial é possível até ver uma entrevista com Dave Sifry o criador do Technorati. Os caras já estão até na Time considerado o termômetro de fama em qualquer coisa no mundo.

Há várias coisas interessantes a se observar nisso tudo. Uma delas é a afirmação da web e mais especificamente dos blogs como mídia de informação e entretenimento (que é o que justifica a existência do Technorati) com grande poder e potencial de alcance. Bom, pelo menos aumentando a cada ano nos países do sul. Outra coisa muito importante a se ressaltar é o fato dos blogs começarem a ser levados a sério como modelo formal de negócios. Este é meu ponto preferido. Alias, levado a sério lá fora ele já é faz um tempo. Aqui no Brasil onde ainda há pessoas colocando garrafas pet sobre o padrão da rede elétrica (para economizar energia, vai me dizer que você não sabia?) é que existem pessoas que não acreditam que é possível faturar com blogs. A dúvida em relação a este princípio só é questionada em países em desenvolvimento (uma forma politicamente correta de chamar os países atrasados que estão pegando o bonde da economia e tecnologia andando). Se isso fosse inviável, porque você acha que um site que indexada blogs chamou a atenção do Fórum Econômico Mundial, o vaticano do capitalismo? Não é porquê ele gera pobreza entre geeks que poderiam estar “trabalhando de verdade” e sim pelo potencial de gerar riqueza de forma criativa.

Cada dia mais blogueiros estão começando a faturar o suficiente para largar seus empregos ao redor do mundo. No Brasil isto ainda é devagar (e silencioso), mas há mais pessoas tirando um mínimo de 1000 dólares por mês do que vocês pensam, blogueiros que estão por ai. E acredito que muitos não revelam com medo de perder espaço ou serem boicotados. E a blogosfera brasileira é a única que eu vi até hoje ter pessoas acusando outras por “ganharem dinheiro”. Lamentável. Fale isso para o Sifry que está rindo de orelha a orelha.

  • http://www.needforlumbriga.com Camilo

    Realmente blog é uma ferramenta legal.

    No início, o boom de blogs fez com que a real função deles tivesse sua imagem distorcida. Blogs idiotas apareciam a cada dia e comentários do tipo 'passa lá no meu'.

    Até eu fiquei com preconceito também contra os blogs.

    Até o Bush já falou bem dos blogs.

    Ganhar dinheiro com eles é mais que justo, pois quem posta vai buscar conhecimento pra isso, hoje aprendo muito com os blogs que leio, coisa que pensei que teria que ir longe, conversar com especialistas pra aprender.

    Sobre o negócio das garrafas pet….eu não sabia!!! =)

  • http://project47.viscountbox.com Carlos Eduardo

    Muita gente, aqui no Brasil, ainda não leva a sério o negócio dos blogs.

    Essa citação ao Technorati me lembrou uma lista dos melhores e piores da Web 2.0, onde o serviço estava na lista dos 'piores', ou seja, dos serviços que não deram certo, e eu nunca concordei com isso.

    A prova está aí.

  • Thássius Velo

    Ganhar dinheiro de forma justa não é crime, é?

    Então os blogs têm todo o direito de se aproveitar dos anúncios. Só não acho legal abusar do visitante, com páginas pesadas devido à propaganda.

  • http://www.techzine.com.br Rael B. Riolino

    No Brasil é mais difícil, pois o investimento em internet é muito inferior se comparado aos paises de primeiro mundo…

    Mesmo com o AdSense… lá existem muito mais anunciantes e com valor de clique maior!

    Mas… somos brasileiros e nao desistimos nunca… certo?

    Um dia esse quadro muda!

  • http://englishexperts.blogspot.com/ Alessandro

    Até hoje o povo não entende o que é Blog. Todos me perguntam: "Você tem é um site?". É complicado explicar, na maioria das vezes eu desisto e falo que é um site mesmo. Fico triste, pois quem acessa blog no Brasil na maioria das vezes são os bloggers. Mas tudo bem, espero que isso mude bem rápido.

    Abraço a todos

  • Diogo

    "Aqui no Brasil onde ainda há pessoas colocando garrafas pet sobre o padrão da rede elétrica (para economizar energia, vai me dizer que você não sabia?)"

    Quando eu morei nos Estado Unidos vi pessoas completamente sem noção, como no Brasil, então cheguei a conclusão que a massa é burra em qualquer parte do mundo e que nós somos muito mais parecidos com eles do que a maioria imagina. Acontece que como lá é um país desenvolvido, com calçadas lindas e limpas pra se caminhar, ruas arborizadas e a população tem dinheiro pra consumir tecnologia além disso vc é muito bem pago pra trabalhar lá a maioria dos pensadores e cientistas, preferem trabalhar lá e são essas pessoas que fazem a inovação, consequentemente sai lá primeiro, mas se vc conviver com a massa america vai ver que eles são tão idiotas quanto a massa brasileira.

  • http://rivolli.wordpress.com Adriano Rívol

    Muito bom o artigo…

    Tenho o pensamento com relação a este assunto de ganhar ou não dinheiro com um Blog…

    Acho que o fato de ganhar ou não dinheiro com um blog é relativo, pois tendo um blog e gerando/organizando conteúdo você acaba se mostrando e penso eu que na hora que os empresários analisarem por este lado e verem que esses blogueiros são talentosos (nerds, geeks, inteligentes, como queiram) e passarem a contratá-los (e valorizá-los) para fazer parte da sua equipe o kara acaba ganhando da mesma forma.

    Quando isso passar a acontecer de verdade o fato do cara ganhar ou não dinheiro com o Blog dele é relativo.

    Ah só pra falar acabo de criar um blog e estas são minhas pretenções me mostrar… Agora tem o outro lado da moeda tem muita gente boa viu.. então o negócio é ter uma idéia boa e a minha ta vindo por ae.. aguardem…

  • http://www.thalisvalle.com Thalis Valle

    Vai, brinca com os caras…

    Quanto à potencialidade dos blog, aos pouquinhos irão melhorar no Brasil. Como sempre, aqui tudo é muito mais lento do que em qualquer outro lugar.

    O Brasil é um Rubinho da vida… sempre chega atrás. rs

  • Wagner Rodrigues

    De fato ainda existe um certo preconceito com relação ao termo "blog" no Brasil, que ainda é associado à "revoltados sem causa" que expoem suas vidas na grande rede, coisa típica do final dos anos 90.

    Mas aos poucos os blogs estão sendo "profissionalizados" e a rentabilidade que ele podem proporcionar é sim o grande propulsor para haja um salto de qualidade nesta área.

    Excelente texto, Henrique.

  • http://www.doceshop.com.br/blog Roberto Machao

    Parece mesmo haver uma resistência quanto a blogs no Brasil, mas creio eu que isso não dura muito e quem estiver apostando neles antes vai ser privilegiado quando a coisa pegar fogo de vez. Como diria Sinhozinho Malta. Tô certo ou tô errado?!

  • http://www.conteaqui.com.br Jack

    Sem dúvida você tem razão, uma busca feita entre "blogs" em geral traz resultados mais precisos que uma busca no Google. Isto claro dependendo do assunto específico.

  • http://soboasideias.blogspot.com/ danzoo2007

    Gostei de seu post…concordo plenamente e penso que muita gente nao credibiliza os blogs…mas enfim…Brasil e Portugal são assim…Abraço

  • Policarpo Ferreira

    Até dá para rir quando um tipo como o danzoo2007 escreve o que escreve. Um indíviduo que vende na net como ele vendia no miau e vende no megastore e se entretem a enganar os clientes com tretas depois de ter recebido o pagamento e não ter enviado o produto. Por alguma razão foi interditado no miau onde lhe comprei uma bateria motorola e passados cerca de 3 mesaes de lhe ter pago ainda estou à espera lhe a receber.