Taxonomia vs Folksonomia

Folksonomia tem seu papel garantido na história, isso é fato! Principalmente por causa da tal “web 2.0”. No meu Delicious por exemplo, eu odiaria não poder usar uma tag que descreve pra mim mesmo aquilo que eu penso sobre o conteúdo. Nós dizemos para nós mesmo qual o significado que o conteúdo daquela url possui e pronto!

Mas se precisar fazer uma busca em bancos de imagens, qual sistema de classificação você vai preferir, taxonomia ou folksonomia? Para comparar os dois faça uma busca específica no Stock.xchng e depois faça a mesma busca específica no Getty Images. Faça uma busca, por exemplo, por cross arms white background. O Getty Images tem um sistema de classificação feito por especialistas, ou seja, 100% taxonomia, onde cada imagem é analisada uma a uma e associa-se uma quantidade controlada de palavras. Já o sistema de classificação das imagens do Stock.xchng é 100% folksonomia, feito pelas pessoas que contribuem para o crescimento do banco de imagens lá, ou seja, os próprios usuários.

Eu sempre fico impressionado com a quantidade de query maluca que eu faço no Getty Images e as respostas que ele sempre me traz! Possui uma consistência de termos muito forte e precisa em relação as imagens. Já no Stock.xchng nem sempre é possível encontrar consistência nem de idioma. Os usuários são de culturas diferentes, e mesmo entre aqueles que falam a mesma língua, você vê uma grande diferença educacional que faz com que imagens similares sejam tagueadas de forma tão distinta uma das outras. Não estou dizendo ou defendendo que um Flickr ou o Stock.xchng são um fracasso por utilizar folksonomia. Estou só colocando minhoca na cabeça de quem está lendo isto aqui. Minha avaliação das coisas está sempre relacionada com meus objetivos. Estou mais preocupado em criar um site para as pessoas se divertirem ou para trabalho? O Flickr é um sucesso por que é divertido e foi criado para este contexto. Já quando eu uso um banco de imagens, eu nunca estou atrás de diversão. A regra principal a ser levada em consideração chama-se “contexto“.

Em resumo, quanto mais específica é a imagem que eu preciso buscar, levando em consideração produtividade e facilidade, eu não penso duas vezes em fazer minha busca no Getty Images ao invés de ficar garimpando fotos no Stock.xchng. Ou seja, prefiro o sistema de taxonomia tradicional do que a folksonomia neste contexto! E você, o que acha?

  • http://www.coisasdeweb.blogspot.com Ramon

    Concordo com você em gênero, número e grau, é aquela velha história, vc pode desenvolver um aplicativo durante um ano inteiro e fazer todos os testes possíveis, mas se vc deixar um usuário por 5 minutos mexendo nele, pode ter certeza que ele vai achar um bug, que vc ainda não tinha testado, o usuário é mágico. Por Isso tudo:

    "For fun folksonomia,

    For work Taxonomia"

    []'s

  • Giovani Dalfovo

    Com certeza tudo é uma questão de contexto (ou escopo, como preferir).

    É a mesma coisa que comparar o google com o mecanismo de busca do Weekpedia. :o)

  • Victor Leonardo

    De fato, as buscas são de acordo com o contexto.

    Várias vezes procurei imagens no stock e o retorno não foi dos melhores, de cada 10 imagens que eu via, uma ou duas eram o que eu procurava. Acredito que a taxonomia seja voltada mais para o lado profissional, como as coisas realmente são, porém nada impede da folksonomia ter a mesma base só que depende mais do pensamento da pessoa, então como foi dito, nunca será uma coisa precisa. Falei e falei e não disse nada, simplesmente tentei afirmar um pouco mais o que já foi dito. Acontece… hahahaha

  • http://project47.viscountbox.com Carlos Eduardo

    Também acho que tudo depende das necessidades pela qual você está fazendo a pesquisa.

    Há momentos nos quais você necessita de resultados "exatos" e o método de busca utilizando tags definidas por usuários pode apresentar falhas, claro, mas creio que seja um método muito interessante, pois se trata de algo feito por seres humano e, por isso, se torna algo mais intuitivo.

    Mas tudo depende do contexto, realmente…

  • Eloisa Helena Callai

    Olá Boa tarde.

    Seus textos são ótimos. Tenho vindo aqui neste endereço para ler e saber mais sobre assuntos: Del.icio.us, Tags,

    Folksonomia, Taxonomia ,Web2 . Parabéns. Eloisa

  • http://www.rseiji.com Ricardo Seiji

    Como você diz é uma questão de contexto, são os usuários e seus backgrounds. Folksonomia veio como uma alternativa à taxonomia, que se adapta melhor à alguns contextos novos surgidos com o advento da internet.

    E interessante o "E o que você acha?". Instigante. Para aqueles que não tem o costume de comentar é um ótimo convite e motivador.

  • Peter Lima

    Isso vai depender do tipo de projeto, acredito que para venda de produtos, a Taxonomia é mais recomendada. Por que através de um estudo do público alvo, você consegue encontrar palavras culturalmente adequadas para cada produto.

    Parabéns pelo site :P

  • Luciano

    Gostaria de saber se esse site Getty Images libera fotos gratuitamente, assim como faz o Stock.xchng ???

    Se libera, em qual parte do site posso pegar essas fotos gratuitamente??

    Por favor, aguardo resposta por email.

    Obrigado

    Luciano

  • Helga

    Acho que você esqueceu de um site igualmente interessante para isso: youtube. Lá as pessoas também fazem seu próprio tagueamento e dá no que dá: para localizar um vídeo simples é necessário muita muita imaginação para visualizar de quantas maneiras uma pessoa poderia descrever aquele vídeo. E estou falando de videoclips simples, entrevistas.. a falta de padronização nestes casos é um convite à loucura. E viva a organização! :)