Tags de linguagens de marcação

Você saberia rapidamente encontrar as diferenças entre WML e XHTML-MP? Ou então saber quais tags são específicas do XHTML 2 ou do HTML 5? Eu criei a tabela “Tags de linguagens de marcação” com elementos presentes em algumas linguagens de marcação baseado no modelo de Jens Meirt e totalmente em português (tentei pelo menos, ainda falta algumas coisinhas), com o objetivo de servir de guia para iniciantes e de consulta para os desenvolvedores já experientes. Eu resolvi inserir linguagens de marcação específicas para mobile como WML 1.1, XHTML Basic 1.1 e XHTML-MP devido a sua proximidade com as outras linguagens e também porque servirá de guia de estudo da equipe onde eu trabalho.

Ajude a divulgar, critique e mande sugestões. Se encontrar algum erro neste documento entre em contato comigo para atualizarmos. E darei a você os devidos créditos. Sinta-se livre para me enviar outras sugestões. Meu tempo realmente está curto para responder e-mails de todos, mas na medida do possível eu atualizo.

14 thoughts on “Tags de linguagens de marcação”

  1. Caramba, muito boa essa tabela, vai ser de grande valia consultá-la ! Só faltou linkar referências de cada tag (hehehe) e inserir um formulário para colaboração no rodapé dela (sugestão) !

    Abraços, obrigado !!!!

  2. Cara, parabéns pelo ótimo trabalho, pois esta tabela é muito importante, tanto para iniciantes, como eu e muitos outros, e experientes, assim como você e muitos outros que conheço pela net. Esta lista deveria estar sempre acessivel, para que todos possam consultá-la e a mesma deveria ser sempre atualizada, sendo uma referência para os web designers brasileiros.

  3. Lol ….gostaria de agradecer, são por ato de pessoas assim que a Web vai pra frente cara, muito obrigado mesmo cara vlw

  4. Seria legal se pudéssemos arrastar as colunas. Ex. Gostaria de comparar o xhtml 1 com o 2, então arrastaria o xhtml2 até ali do lado do 1 para comprar melhor.
    Ps. Viu que vai sair a coleção nova do sandman pela pixel media?(recolorida!)
    Faloo

  5. Olá,

    ficou muito bacana seu trabalho.
    Minha sugestão é que você não utilize o – quando não existir a tag.
    Dessa maneira a tabela vai ficar mais "limpa".

    Valeu.

  6. Pingback: Zenatuz » Dica: Linguagens de marcação
  7. Aproveitando a sua idéia, fiz uma planilha do Excel com a tabela que você criou, espero que seja útil para todos.

    O link para baixá-la é: http://www.4shared.com/file/42280908/3e9dc4d1/Tag

    A versão acima é para Excel 2007, ok pessoal. Para o pessoal do Excel mais antigo o link é: http://www.4shared.com/file/42280905/402cb86c/Tag

    Estas planilhas são atualizáveis pela Web, quando você abre o excel, é perguntado se deseja atualizar, espero que ajude a todos.

    Henrique parabéns pelo trabalho!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *