SWF Object 2

SWFObject Para quem não se lembra do UFO ou do próprio SWF Object, trata-se do script mais porreta para embedar vídeos em Flash no mundo, sem detonar semântica, acessibilidade, etc. Leia a defesa do upgrade para a versão 2.0 escrita por um dos criadores do script.

O SWFObject funciona assim: se você precisa colocar um objeto em Flash no seu site você usa o script que permite inserir um conteúdo alternativo para os usuários que não possuem o plugin do Flash player instalado. Se você preferir, pode exibir uma solicitação para que o usuário escolha instalar o plugin ou nem isso, basta apenas exibir o link para a fonte do vídeo dentro do conteúdo alternativo.

Se o usuário não tem o javascript ativado, o conteúdo alternativo é exibido automaticamente. Se não há plugin flash player instalado no browser também! Detalhe, também funciona em sites que usam XHTML enviado como application/xhtml+xml e você pode usar o script de forma estática ou dinâmica.

O mais importante nisso tudo é a acessibilidade! Se você possui a transcrição do vídeo que você quer compartilhar, de quebra você pode ainda fazer o Google indexar o conteúdo alternativo referente ao vídeo. Faça um teste aqui no meu blog, desabilite o javascript e/ou o plugin do Flash player do seu browser e veja o que está escrito “debaixo” do vídeo que você está vendo (ou não) logo abaixo. O vídeo do Videolog trata-se do conterrâneo Manoel Lemos que falou um pouco sobre o BlogBlogs no Campus Party 2008. Você precisa assistir.

Ops! Está sem javascript ou sem o plugin do Flash player?

O Henrique promete, o Henrique cumpre : ). Achou que essa parada de SWF Object não funcionava né? Se você está lendo este trecho do artigo é porque você está com o javascript do seu browser desabilitado e/ou desabilitou ou não possui o plugin do Flash player. Se realmente não possui o plugin do Flash Player, sugiro que você o instale no seu navegador da internet para poder assistir ao vídeo. Ele é gratuito!

Se você é blogueiro ou simpatizante, recomendo que você assista o vídeo do Manoel Lemos falando sobre o BlogBlogs no Campus Party. Se você tem blog e ainda não conhece o BlogBlogs, precisa conhecer. O BlogBlogs é uma excelente ferramenta para promover a audiência do seu Blog. Com certeza Manoel Lemos e o restante da galera do BlogBlogs estará no Campus Party 2009. Nos vemos lá!

  • http://www.riotemporada.com.br Thiago Velloso

    Na verdade o texto não chega só para quem está com o java ou o flash desabilitados. Pelo feed, no google reader, tb! ^^

  • http://www.yoomp.com Rodrigo Fante

    Fiquei sabendo que com o Flash Player 10 ele nao funciona? vero? nao pude testar ainda.

  • Alisson Sales

    @RodrigoFante estou vendo o vídeo que o Henrique colocou nesse post, e estou com o flash 10 no linux.

  • Pingback: Wilson Blogue » Blogue: » SWFObject v2()

  • Pingback: rascunho » Blog Archive » links for 2008-10-30()