Seeding mal feito é spam

Sabe o que é seeding? Seeding é disseminar uma informação na web, “espalhando” ela em vários lugares possíveis, principalmente fazendo uso das chamadas “mídias sociais”, como redes de relacionamento e blogs. Já recebeu aqueles convites de festas (com cartaz geralmente) nos comentários do Orkut e você descobre que aquele cara deixou o mesmo comentário em vários profiles ao mesmo? Isso é seeding. Já recebeu algum comentário no seu blog divulgando uma URL e a mensagem termina dizendo “visitem meu site” e blá blá blá? Isso é seeding. E basicamente, se tornou sinônimo de spam. Agora veja a imagem abaixo:

Exemplo de seeding mal feito, onde um idiota deixou uns comentários toscos e irrelevantes, elogiando os artigos etc, mas o objetivo dele era só divulgar o endereço dos sites dele nos comentários do Blog. Em outras palavras, trata-se de seeding porco!

A imagem acima mostra 3 comentários que não foram aprovados dentro do meu WordPress. Os 3 comentários foram enviados do mesmo computador (veja os IPs logo abaixo da URL) apesar da pessoa ter usado um nome diferente em cada comentário. Os comentários foram submetidos apenas com alguns minutos de diferença entre eles e o que todos tem em comum é que eles são completamente irrelevantes.

O que o autor desse comentário tentou fazer, foi um “seeding” para otimizar a URL dos 3 sites dele, de forma barata e burra. Se ele soubesse que existe um “nofollow” em todos os links inseridos nos comentários do Revolução Etc, ele não teria perdido o precioso tempo dele aqui. Isso é basicamente uma estratégia de SEO porca e mal feita. Recebo dezenas desse tipo de comentário por dia e todos vão para o lixo.

Seeding precisa ser bem feito e relevante pra eu topar deixar aqui no blog. Meu ego não se enche com “seu blog é legal”, “excelente post”, etc. Isso é irrelevante e não vai fazer os leitores se interessar pelos comentários. A conclusão mais simples que você precisa chegar é: seeding é o spam das caixas de comentários dos sites e blogs. Precisa otimizar seu site para alavancar seu negócio na web? Seja relevante e estude outras formas de fazer isso. A prática de SPAM só prejudica seu negócio.

Para saber mais sobre seeding, leia este texto aqui escrito pelo Cardoso e vai seguindo os links.

  • Rogério

    Muito boa a dica, isso sim é que é post interessante!

    (ha)

    Odeio profissionais de SEO. Tomara que o google abra falência e todos percam seus empregos [risada malévola].

  • http://jeronimofagundes.com Jeronimo Fagundes

    Muito boa a dica, isso sim é que é post interessante! [2]

    Brincadeiras à parte, já ia perguntar se algo como um "wp-num-captcha" não resolveria isso, mas você o tem aqui no blog, então chego a conclusão de que estás te referindo a um seeding manual, que por sua vez me faz concluir que além de burro, o seeder deve ter paciência de Jó.

    Evidente que a barreira maior sempre é a moderação, mas creio que além dos captchas, aqueles sistemas de "votação do valor" de um comentário sejam úteis pra afastar os spams. Ou pelo menos atenuá-los.

  • Romulo De Lazzari

    As regras do google sempre foram obscuras. Eu sei que links com nofollow "deveriam" ser descartados pelo google. Mas o wordpress já reconheceu um link de caixa de comentário e eu pensei que não tivesse o nofollow. Fui conferir e ele estava lá.

    E a pessoa da foto que fez isso realmente fez de uma maneira burra.

  • http://vivaotux.blogspot.com Sérgio Luiz A

    Sempre interagi com outros blogs e sites com o intuito de agregar valor a informação, mas também sabia que comentar nos blogs é uma das melhores formas de ganhar popularidade, até porque o google leva em conta o número de links que apontam para o seu site. Vou pesquisar algo similar ao que você mostrou para o blogger. Parabéns!

  • http://webgenium.com.br/v2/ Anselmo Battisti

    Não sabia sobre este nofollow, bem interessante, em blogs mais famosos com PH (como o seu) maiores realmente é importante fazer isso para facilitar o trabalho dos buscadores coitados eles já trabalham tanto né tendo que separar o joio do trigo, acredito que SEO é basicamente isso, facilitar o acesso do que é útil e não mostrar o que não é tão útil assim!

  • http://webluz.net Luiz Aquino

    Ok, o wordpress possui noflow, mas esses comentários devem ser direcionados a todo tipo de site com algum formulário. Logo ele deve dar certo em outros sites.

    Além dos seeds também existem pessoas sem noção que não leem o post e vão direto para o comentário, isso também é de doer…

    Abraços!!!

  • Felipe Theossi

    Muito boa a dica, isso sim é que é post interessante! [3]

    Conheci o blog tem pouco tempo mais já está na minha lista diária de acesso.

    Tenho visto vários exemplos de seeding em grandes blogs como Abduzeedo e SmashingMagazine e acho isso uma patifaria, ainda mais em uma comunidade como a nossa aqui no brasil que a maioria da galera entra nos blogs para aprender, copiam o conteúdo e nem se dão ao trabalho de deixar um comentário que presta….

  • Jamerson Ramalho

    Realmente é impressionante como esta "técnica" está sendo utilizada constantemente. Em muitas vezes além de comentários inúteis, ainda fazem comentários replicados.

    Agora estou lendo o texto do Cardoso e estou achando muito bom.

  • Pingback: Dicas de 10.4.2010 a 13.4.2010 — QueroTerUmBlog.com!()

  • Luísa Alves

    É gente, isso anda também sujando a imagem de nós Digital PR mundo afora. Como muita gente que entra no Orkut acha que pode lidar com Redes Sociais fica fazendo essas lambanças e leva nossa fama por água abaixo. imaginem que no Brasil ainda é difícil argumentar com um cliente que o trabalho de Seeding é um divulgação bem mais direcionada do que utilização de mídia, por exemplo. Aí, como contra-argumento, ocliente tem esses exemplos ruins. O que fazer? Difícil, mas não impossível mudar essa imagem…

  • http://www.saberebomdemais.com Ester Beatriz

    Isso tem acontecido muito comigo ultimamente. Altamente irritante.

    Quando não é barrado pelo Akismet eu mesma mando para o lixo e deleto. Sem falar que a moderação dos comentários é um ótimo aliado em todos os casos. ;)

  • Heluiza Bragan&ccedi

    Os exemplos que você deu particularmente (da tentativa de comentário repetida) são foda mesmo ¬¬. Porém, em BLOGS acho q o seedding funciona como um chamariz, eu mesmo já entrei em vários blogs assim, o cara fez um comentário bacana em algum post de algum blog e eu me interessei e acabei seguindo o blog dele. Então acho que depende da situação, para empresa eu realmente não acho recomendável, agora para alguém que usa meios da net para promover suas idéias acho que funciona como um bom marketing (se o cara não fizer propaganda gratuita, pelo amor…)

  • http://twitter.com/netox NetoX

    Eu recebo dezenas desses spams e não publico nenhum. Esses spammers chegam a ser tão burros que sequer percebem que há o nofollow nos comentários.

    Idiotas mesmo!

  • Maria

    Acho que o ser chamado "Rogério", que comentou primeiro no seu blog não sabe o que significa SEO para dizer que odeia os profissionais do mesmo. Não considero seeding como SEO, e se for, é um SEO do tipo bem porco. Nunca fui induzida a fazer tal coisa no meio de SEO. Se possível, faça um post resumindo o que um prossional SEO faz basicamente. Pq tem gente que não sabe o que é e mesmo assim comenta ^^ Fora isso, o post tá show!

  • Luiz

    Á, eu recebo várias dessas coisas no meu blog, é muito irritante.

    Poxa nem pra comentar um pouco sobre o psot o povo é capaz, um"ótimo post, abrçs" ñ conta, é complicado rsrs

    abraços cara flw..

  • http://www.patriciascholze.blogspot.com Patrícia

    Comecei a mexer com o worpress faz pouco tempo e estou me batendo um pouco… Estou sempre pesquisando coisas que possam me ajudar. Eu recebo todos os dias muitos comentários como esses (seeding né?) e é muito chato! Não sabia que o número que aparecia embaixo eram os IPs e reparando melhor agora, vários são enviados do mesmo também.

    Seu blog está me sendo extremamente útil. E aproveitando o comentário da Maria, também gostaria de saber mais sobre SEO e como agem os profissionais dessa área. Obrigada!

  • http://ligadona.wordpress.com/ Alice Désir&e

    Odeio isso! Tem sempre um otário tentando fazer os outros de babaca, principalmente nos comentários de blogs…Tinha uma pessoa que sempre fazia isso no meu blog e eu deixei de comentar no dessa pessoa justamente pq ela fazia seeding..

    =1

  • http://designcombolachas.blogspot.com/ Thiago Cavalcanti

    Ok, seeding mal feito é spam. Já entendi. E seeding bem feito? É alguma coisa? Sequer existe?

  • tplayer

    Tudo bem que seeding é chato, porém esse padrão do WordPress em aplicar nofollow nos comentários é um tanto quanto "anti-ético" ao meu ver.

    Meus blogs estão com dofollow nos links do comentários a algum tempo e não percebi aumento de seeding por causa disso.

  • http://tectonny.com Antonio Barros

    Eu mesmo acredito que faço o envio de email ao membros do meu site errado, porque muita gente reclama de receber, e olhe que eu indico onde o membro tem que ir para desativar o recebimento de mensagem, e mesmo assim reclamão.

  • Pingback: Marketing digital sem estratégia/conhecimento? Melhor não fazer | Blog da Webroom()

  • http://www.ineditapropaganda.com.br beto machado

    eu recebo muito seeding, principalmente spams de russos. Mas já recebi de um destes citados no exemplo do post.

  • http://cabecadeblogger.blogspot.com Cabeça de Blo

    Olá!

    Eu havia acabado de escrever algo sobre isso no meu blog e um dos meus leitores indicou o link desta postagem. A verdade é que a blogosfera está poluída de moleques que não têm uma mulher para…c sabe, e ficam transformando nossas caixas de comentários de porcarias… Mas tenho fé que os que agem dessa forma jamais alcançarão os seus objetivos.

    Abraço e " muito legal seu post" rsrssrsr

  • http://blog-do-lucho.blogspot.com Lucho

    Faço minhas as palavras do Thiago Cavalcanti. Quando que um seeding não é spam? Se é que isso existe.

    Como foi comentado no texto do Cardoso, o único seeding "do bem" que existe é quando se fala sobre torrents.

  • Pingback: APRENDA A FAZER SEEDING… E não ferre com a credibilidade da sua empresa de Marketing Digital | Sedentário & Hiperativo()

  • Pingback: APRENDA A FAZER SEEDING… E não ferre com a credibilidade da sua empresa de Marketing Digital | Baixar de Graça, Filmes, Séries, Jogos | Download()

  • http://www.dicasparablogs.com.br fabiano roberto

    as pessoas lêem por que comentar blogs ajuda a trazer mais visitas e saem feitos loucas fazendo essas coisas.

    uma coisa que não tem nada a ver com a sua postagem: ainda não tenho um wordpress, mas amei essa pagina para aprovar comentários

  • http://baixeneti.blogspot.com/ Kleber

    Cara muito interesante o post.

    Eu não tinha conhecimento sobre Seeding eu queria saber qual o objetivo de ser fazer isso e se realmente traz boas vistas para o site e tanbem queria um dica sua de como aprovar ou não o Seeding

    pois no meu site existe um monte de comentarios sem noção e que não tem nada a ver com os posts.

  • http://www.bigbangcinema.com/ Big Bang Cinema

    Você tem sorte, ainda seus comentaristas ou spammers leem o título do post, esses dias chegou um cara fazendo propaganda de camisetas num post de trilogias no meu blog,não escreveu nada relacionado ao post.

    Hoje em dia é meio impossível não moderar os cometários.

  • Loja Virtual dos Blo

    aprendi mais um pouco

  • Alexandre

    cara da pra vc dar mais dicas de como fazer um Seeding descente para meu site

    é uma agregador de lojas virtuais em que o comprador pode receber de volta o dinheiro gasto