Se não foi no EBAI, perdeu!

Desculpem a ausência nestas últimas semanas, mas precisava deixar tudo em dia pra não faltar ao 1º Encontro Brasileiro de Arquitetura da Informação, o EBAI , que aconteceu neste último final de semana em São Paulo. E sinto dizer isso a você, mas com certeza você perdeu o melhor evento de AI do Brasil se você não foi! É só perguntar pra quem foi. O evento foi excelente, na minha opinião foi um divisor de águas na história da arquitetura da informação brasileira. Acho que representou um grande passo no amadurecimento de uma profissão, mesmo com algumas trilhas ainda incertas e indefinidas. AI é uma obra aberta em vários aspectos!

As apresentações foram muito criativas, variando em temas como acessibilidade, mobile books, estatísticas, cases etc. O interessante foi ver que em alguns casos havia choque de idéias, diferentes visões e perspectivas, afirmações ousadas, seja de quem estava lá na frente ou de quem estava apenas “sentado”. As discussões estavam presentes no auditório e fora dele. Não vou citar palestras específicas por que foram muitas e seria injusto. Mais foi tudo perfeito, da comida ao happy hour!

Havia muitos blogueiros, mais até do que eu esperava e o encontro acabou sendo refletido pela presença deles. Como não podia faltar, o happy hour que parece já ter se tornado cultura de AI ocorreu nas duas noites. Pude rever vários amigos que conhecia pessoalmente e encontrar pela primeira vez com pessoas que já conversava há muito por messengers. E é claro, conhecer pessoas que eu apenas estava acostumado a ler! Você que não foi só vai poder conferir as fotos pelo Flickr, que acabou sendo eleito o fotolog oficial do evento. Basta procurar pela tag EBAI no Flickr. E se você foi ao evento, coloque uma foto sua no Flickr com seu nome completo e url (se tiver) e basta etiquetá-la como EBAI, para ser achada é claro! É muita gente e não dá pra lembrar o nome de todo mundo! Provavelmente nem todos vão conseguir colocar todas as fotos dos dois dias de evento lá nos próximos dias, ou seja, agora deve ter poucas lá, mas acho que até o final de semana já teremos muitas fotos. Pronto, agora é a hora de você chorar se não pode ir. E pode começar que eu nem vou sentir pena!

  • Anderson Cust&oacute

    Moro longe, mas queria ir ='(

  • Cledison Eduardo Fri

    Infelizmente, pela distância não pude participar.

    Henrique, sabe se os trabalhos e apresentações estão disponíveis?

  • http://meadiciona.com/alexandreformagio Alexandre Formagio

    Foi show de bola o encontro :)

    Agora depois so WAIU vamos organizar um de Usabilidade e outro de Acessibilidade.

    Este tipo de reunião é bom para mostrar que há profissionais qualificados e outros que se interessam pela área.

    O HH foi show de bola, muito legal ver a galera solta, brincando, rindo e bebendo :)

    Coloquei também 2 posts sobre o EBAI.

    Quem não foi perdeu.

    Abraçoss

  • Cristian Trentin

    Não pude ir, mas estou visualizando algumas das apresentaçãoes e realmente parece que foi muito show.

  • http://www.thiagotpc.com Thiago

    tb não fui, mas já estou vendo as apresentações que o Usabilidoido postou [http://www.usabilidoido.com.br/samba_do_crioulo_doido_no_ebai.html]

  • http://heldersantana.com/ Helder Santana

    Só não fui mesmo porque não tinha verba para sair de lá e ir para o Rio.

    Obs.: O PALM do Fugita fazendo sucesso no flickr. hehe

  • http://www.gawry.com Gustavo Gawry

    Fala ae!

    Esqueci de falar com o pessoal mas aviso pra você agora, sugiro colocar EBAI2007 como tag… pq nao mistura com o do ano que vem e tem umas fotos, sei la de que pais com ebai no meio…

  • http://www.alemazzariolli.com Alê Mazzarioll

    Com certeza Henrique! Quem não foi perdeu uma super oportunidade de assistir a palestras muito interessantes, conhecer diversos blogueiros que fazem a Arquitetura de Informação crescer no Brasil.

    Desejo que no próximo ano o evento se repita e que ganhe mais adeptos, que a área cresça cada vez mais e que os profissionais que trabalham com a AI possam se especializar e continuar gerando discussões que possam fazer a área continuar se desenvolvendo.

    Um carinhoso abraço,