ROI – Retorno de investimento com web standards

ROI significa Return Of Investment, ou Retorno de Investimento. Já ouviu falar? O Michel vai explicar muito melhor que eu. Mas no geral ROI vem do interesse em saber quais foram os ganhos reais que um projeto obteve, sejam eles financeiros ou não, como aumentar a quantidade de acessos, tornar uma marca mais presente, aumentar o número de clique em um banner tornando-o mais atrativo, tornar a navegação mais rápida e descomplicada. Tudo isto está relacionado com ROI.

Geralmente eu vejo programadores e web designers apenas ligados naquilo que eles acreditam ser de competência exclusiva deles, ou seja, código e nada mais. Marketing, redação, administração é coisa pra não geeks pensam alguns radicais. Acabam perdendo muito do aprendizado do que a web pode trazer e perdendo na compreensão de todo o processo que poderia participar. Uma equipe de pessoas especialistas em áreas diferentes, mas bem interessada em todo o processo desde a venda até a entrega do projeto passando pela análise, ROI, marketing, arquitetura da informação e usabilidade, codificação, programação, redação, QA, estatísticas de acesso do antes e depois, até a publicação, tem mais chances de obter melhores resultados do que uma equipe onde cada um só está interessada “naquilo que está sendo pago para fazer”.

E ROI é uma daquelas coisas que todos os envolvidos em um projeto deveriam se interessar, por que uma parcela do retorno de investimento que você trabalhou, está intimamente relacionada com o seu trabalho em específico e com sua produtividade nele. Ou seja, não interessa se você é um redator, um marketeiro, um programador ou web designer, você procura mensurar o quanto do seu próprio trabalho há ganhos do investimento feito? Lembre-se que nem todos os objetivos de ROI são necessariamente financeiros. Independente da empresa onde você trabalha, pensar em produtividade e ganhos de investimento do seu próprio trabalho vai fazer um bem danado pra você mesmo enquanto profissional.

Um profissional especializado em padrões web, pode contribuir com a análise de ROI de um projeto em partes específicas muito mais do que o pessoal do marketing sozinho. O próprio Steve Krug no livro Não me faça pensar mostra o tanto que melhorar o fluxo de navegação em um e-commerce é capaz de aumentar as vendas consideravelmente. Claro que investimentos altos são proporcionais ao tamanho do projeto, e a maioria dos mortais não tem a oportunidade de trabalhar com uma Amazon, Submarino ou Lojas Americanas da vida que faturam milhões, mas tudo tem um começo. E tornar sites mais rápidos, também não faz parte (ou pelo menos deveria fazer) do retorno do investimento em um projeto do qual você faz parte?

Primeiro você precisa pensar nos seus critérios de avaliação, antes da avaliação propriamente dita, e não depois. Pode parecer óbvio mas muitas pessoas vão se preocupar com estes critérios depois do projeto pronto, o que não adianta muito. Se seu projeto será pegar um site atual e convertê-lo para padrões web veja um procedimento que pode tomar:

Procure por estatísticas de acesso do site hoje. Pegue informações como tráfego gasto com o HTML somente, e depois com imagens e scripts. Obtenha informações do tamanho dos arquivos como páginas de HTML, imagens scripts etc. É interessante ter esses dados separadamente, e nem sempre é fácil obter essas informações. Relacione as informações de quanto o site gasta com servidor por mês baseado no tráfego mensal por dia, semana e mês. O ideal é levantar estatísticas disso em um ano. Veja também o fluxo de navegação que um usuário gasta até chegar ao produto que lhe interessa, até o pagamento. Veja se neste processo você consegue facilitar a vida do usuário e reduzir o número de clique se houver algum tipo de redundância. Procure obter informações de tempo de carregamento das principais páginas do site. Parte dessas informações você consegue obter com o Google Analytics. Todas estas informações devem ser obtidas antes.

Depois que o novo projeto for ao ar, chega a hora de analisar os dados obtidos da aplicação antiga e comparar com as novas que você desenvolveu. Compare os dados e veja o quanto de ganhos reais de performance você conseguiu obter. Parte do retorno do investimento também pode ser mensurado pela empresa desenvolvedora ao avaliar o quão fácil será dar manutenção neste projeto no futuro. Em grandes sites, conseguir reduzir o tempo de manutenção pode ser extremamente lucrativo. Depois de 2 ou 3 projetos muito bem analisados neste sentido, você terá material de sobra para provar por A + B que desenvolver seguindo os padrões é mais lucrativo do que simplesmente um método geek de ver o mundo. E se o seu chefe não está convencido disso, uma razão a mais pra você por conta própria tomar essa iniciativa. E acredite, tem muiiiiiittttttaaaaaa agência web grande por ai fazendo sites como se fazia na década de 90.

  • Rangel

    Muito bom o post! Quem sabe alguém que controla uma empresa de peso não le e resolve se interessar por fazer a coisa direito.

    Eu conheço muita empresa (DAS GRANDES) aqui em São Paulo, que não segue nenhum padrão web 2.0.

    E muito web designer que nem sabe o que é tableless, além de muito programador "avançado" que não sabe nem o que é Orientação a Objeto.

    Galera, vamo acorda!!

    Abs

  • Lucas Castro (pingba

    A medida numérica é um dos pilares da administração tanto clássica, quanto moderna. Se você não consegue obter números, como ter certeza de que está no caminho certo?

    Bom post Henrique.

  • Leandro Vieira Pinho

    Muito bom Henrique.

    Fazer uma análise também no Web Page Speed Report [ http://www.websiteoptimization.com/services/analy… ] seria interessante antes e depois do projeto.

    Bom post.

  • http://www.zhp.com.br Henrique Pimentel

    Muito interessante, eu terminei a pouco a minha monografia a respeito da utilização da internet como mídia publicitária, e um dos pontos chave é o ROI, infelizmente, muitos clientes, agencias e profissionais não sabem o que querem, ai a máxima: para quem não sabe para onde quer ir, todos os caminhos são válidos.

    Muita gente precisa responder uma única pergunta antes de começar o desenvolvimento de um site, ou ao meu ver qualquer projeto: O que vc deseja com isso ?

    Respondendo isso vc determina um ponto de partida e um de chegada e consegue de maneira mto eficiente medir se vc obteve o que deseja ou não.

    Acredito que toda nova tecnologia, métodos e recursos são obter seus objetivos mais rápido e com um menor custo, porém definir quais são esses objetivos é tarefa única e particular de cada um, e isso nenhum programa irá fazer por nós.

  • Marcos J.

    Booomm Garooooooto!!

    É isso ai!!

    Parabéns

  • Maicon Junches

    Impressionado!!! As agências deveriam ler isso hehe, ótimo texto de verdade!

  • Erick Wilder

    Sinceramente, acho que este foi o melhor artigo que já li aqui. Simplemente perfeito. Há um problema muito sério com relação à web standards, onde acham que é tudo "brincadeira de quem quer mexer com HTML", sendo qu evai muito além disso. è ter mente pequena e não ter visão de negócio (sim, negócio, pois tudo o que foi falando ai em cima diz respeito a negócios, sejam com retornos financeiros ou não).

    Parabéns!

    PS: Este foi para a seção "Starred" no meu Google Reader :)

  • http://www.aldesigner.com.br Alex Leão

    Muito legal a idéia do ROI. Isso já era para ser difundido na web a muito tempo. Que pena que até empresas grandes fazem sites dos anos 90. Soh se preocupam em vender, fazer, entregar e partir para a próxima, nesse mundo capitalista. Onde soh o layout impactante, cheio de animações vende o cliente. Mas também há muitos clientes espertos hoje e muitos ainda fora deste contexto.

    Vlw, Henrique.

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  • Fernando

    Alguém poderia me explicar como garantir um ROI de forma genérica para qualquer tipo de projeto ambientado na web simplesmente por usar web standard?

    Vou discordar do autor do post. Não há como afirmar que usar web standards irá garantir ROI para projetos na web… não tem nem como garantir que isso irá trazer ROI para a maioria dos projetos.

    ROIs não estão vinculados a visibilidade que o desenvolvedor possui sobre o produto, mas sim a visibilidade do cliente.

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