RobotReplay, testes de usabilidade com usuários reais e de graça!

Sinceramente, eu fiquei emocionado ao ver o RobotReplay pela primeira vez. Trata-se de um serviço gratuito que permite gravar a interação dos usuários no seu site para assistir depois (sic). Por ele você consegue acompanhar todos os movimentos do mouse, scroling de tela, o lugar onde o usuário clica e todo o fluxo de navegação como um todo. E o serviço é gratuito. Basta você criar uma conta e adicionar um script no <head> do seu site que ele passa a rastrear tudo o que o usuário faz no seu site.

O serviço funciona da seguinte maneira: depois de criar sua conta e adicionar o script do RobotReplay no seu site, ele grava TODOS os movimentos do mouse, incluindo os cliques, e permite você os ver em ação. Depois você poderá assistir literalmente a navegação dos usuários dentro do seu site com um cursor animado fazendo exatamente todos os movimentos que o usuário fez. É possível vê-lo navegando pelas páginas, clicando em trechos do site, scrolando a página etc.

Testes de usabilidade com usuário possuem várias implicações de custo principalmente. Um bom teste precisaria ter uma sala com câmera para filmar o usuário, pagar pessoas ou convidar amigos para este local físico fazer os testes e sugerir tarefas, e tudo isso para depois ser analisado pelos responsáveis da usabilidade / arquitetura da informação do site. Com o RobotReplay , você pode simplesmente disponibilizar uma URL (se for o caso em que um site ou intranet ainda não foi lançado) e os usuários poderiam navegar no projeto de suas casas, em seus contextos reais e na hora em que quiserem. Depois de um período você poderia assistir a estas interações.

Não sei ainda ao certo se é uma vantagem ou desvantagem do serviço, mas a tela de cada interação abre em um pop-up exatamente na mesma resolução utilizada pelo usuário. Ou seja, se o seu site foi aberto em um monitor com resolução de 1900 x 1600 por algum usuário e você estiver em um monitor de 1024 x 800, você até consegue ver a interação, mas não de forma muito confortável. É interessante ter uma tela grande para isso. Outra consideração importante é que o serviço não funciona em sites que utilizam application/xhtml+xml
como mime-type coisa que 99% dos sites não se enquadrariam neste contexto. Neste caso você só consegue ver pelo Internet Explorer 6.

Quer dar uma olhada nele antes de instalar? Veja este e este video.

27 thoughts on “RobotReplay, testes de usabilidade com usuários reais e de graça!”

  1. Mineiro,

    Fiquei com uma dúvida quanto ao performace disso para o usuário, é lento ou o usuário nem percebe?

    []'s

  2. Cara, ele capturar o posicionamento do mouse por javascript. O arquivo tem 60kb e depois de baixado a primeira vez, ele é cacheado. Preciso testar mais para mensurar a performance disso no meu site.

  3. Grande descoberta Henrique!

    Esse serviço parece ser realmente incrível, mas não sei se é viável experimentar em um site já em funcionamento.

    O script tem 60k (podia ter uma versão otimizada) e para fazer o que faz deve consumir uma quantidade razoável de recursos do computador do visitante.

    Mas ainda sim a notícia é ótima, muito obrigado pela informação.

    Abraço

  4. Oi Henrique,
    Eu testei no eu blog um serviço bem parecido, o ClickTale [http://clicktale.com/]. Mas ele tem uma diferença básica: não é tão grátis assim. =)

    Para um blog ele é só uma brincadeira mesmo, não traz muitas informações relevantes. Eu espero poder usá-lo em um projeto grande para avaliar melhor o serviço um dia desses.

    De qualquer forma, por melhor que esses dados sejam, acho que esse tipo de serviço nunca vai substituir testes de usabilidade. Ver a reação do usuário e escutar seus comentários traz idéias que nenhuma estatística consegue capturar.

  5. Eu achei genial a idéia, muito legal para testar a acessibilidade dos usuarios… ele grava toda visita?

    Vamos esperar o review dos usuarios para saber se é muito 'lento' para o usuario…

    Abraços

  6. Tenho uma duvida, digamos que eu coloque esse script em um site de uma faculdade, que recebe em média 3.500.. seria gerado um vídeo para cada acesso???

  7. Problema, Quando tento visualizar os vídeos gerados, fica apenas recarregando a página e exibindo a mensagem "PlayBack over"… sendo que o vídeo tem 8 min. alguem tem alguma ideia do que devo fazer.

  8. Um usuário como eu ia fazer o serviço aparecer todo estranho, já que enquanto estou lendo, fico clicando, selecionando os parágrafos….hehehe

    Mas vou testar no meu site.

  9. A idéia é muito interessante, boa dica! Para quem tem interesse ou precisa realizar testes com usuários, mas não tem muito tempo e dinheiro, é uma excelente alternativa. Será muito útil para me auxiliar no redesign do meu site.

  10. Pingback: Marcos Dell Antonio » Eu só acredito vendo! ... Então veja!
  11. Pingback: fator W » Testar é preciso, heurística não é preciso
  12. Ainda não testei esta página que diz "realizar teste de usabilidade", mas uma coisa eu sei, se o Henrique está utilizando aqui no site dele, deixou ele bem pesado, mal consegui rolar os cometários e digitar esta mensagem. Ocorre pequenas travadas.

    Até mais.

  13. Henrique, testei no meu site e não tive problemas com performance, tudo rodando na boa.
    O problema é os vídeos que ele grava, alguns tem 40 minutos, uma hora de duração, mas quando tento visualizar só me mostra os primeiros segundos e acaba "Playback Over" Será que tenho que colocar o script em todas as páginas?
    Como esta funcionando para você?

  14. Não senti nenhuma diferença em performance aqui no blog do Henrique. Acho que varia de máquina para máquina. Gostei da novidade e eu também quero experimentar e ver como o usuário se comporta no meu site. É claro que eu concordo com que foi citado sobre que não substitui teste com o usuário na sua frente, vendo como ele se comporta e seus comentários, mas já ajuda bastante a fazer alguns testes de usabilidade.

  15. concordo com o luileslie e digo mais: esse teste não procede se vc quiser fazer uma análise mais a fundo.

    convenhamos: vc define um público-alvo com idade, escolaridade etc etc etc. e aí faz uso de uma ferramenta q não diz se a pessoa se encaixa nesse perfil?

    um exemplo extremo: testar a facilidade de crianças e idosos acessarem o Youtube. o primeiro público pode ter usuários q ainda não saibam ler; o segundo, usuários com dificuldade em usar o mouse. o site tem milhões de visitas todos os dias (e não necessariamente desses 2 grupos). e aí, como vc distingue os vídeos de crianças, de idosos e de outros usuários?

    sinceramente, estou espantado com os "designers" discutindo apenas a viabilidade técnica dessa ferramenta, e isolando completamente o caráter humano da avaliação de uma interface. essa coisa de "não tem dinheiro/prazo" pra mim é falta de planejamento ou de humildade. afinal, não é difícil um teste de usabilidade jogar no lixo a crença de um designer ou de um cliente.

    pra saber qto custa um teste de usbilidade, qtas pessoas precisam estar nele e qto tempo demora, sugiro o "Não me faça pensar!" do Steve Krug:

    desculpa, gente, mas tem coisas na net q vc não substitui com plug-ins.

  16. Luco, concordo 100% com sua opinião e acredito que eu me expressei mal no texto. Eu não quis dizer que o RobotReplay PODE ou DEVE substituir um teste real de usabilidade. O que eu quis dizer foi que em contextos em que um teste formal não pode ser feito (sem entrar no mérito das razões) o RobotReplay é melhor do que NADA!

    A discussão da viabilidade técnica pelos leitores tem suas razões sim, porque trata-se de um outro aspecto da utilização da ferramenta que pode trazer impacto na performance de um site.

  17. Henrique, eu não pretendi citar nomes. se vc se sentiu pessoalmente atingido, desculpe.

    até pq meu objetivo qdo discuto idéias é chegar num consenso, e não ver quem é certo ou errado ;]

    e vc tá certo qto ao impacto técnico: se o site fica mais devagar, isso pode enviesar o resultado da pesquisa. além do mais, pode ser q um determinado visitante não queira pesquisar nada, e fique aborrecido por uma eventual lentidão.

    agora discordo qto ao "melhor q nada"…. afinal, o rastro do mouse é apenas um dado. se o designer não sabe interpretar um dado e transformá-lo em informação, não adianta. e pra isso ele precisa saber se o usuário corresponde ao seu perfil de público-alvo! ;]

    (e mais: como vc avalia a usabilidade de um cego, se ele não usa o mouse?)

  18. Eu acho totalmente válido essa informação, pois é mais um recurso que temos para o teste de usabilidade…

  19. Alguèm pode me dizer esse link ta on, pq desde o dia que o artigo foi publico tento acessar e nao consigo, diz que é impossivel carregar a pagina… tempo de espera esgotado.

  20. Tudo muito legal, tudo muito bom mas ele tem problemas:
    1 – Alguns tipos de interação ele não consegue gravar, por exemplo coloquei um lightbox no meu sistema e ele nao consegue gravar isso, alguns javascript funcionam outros não.

    2 – Demora para atualizar 🙂 tudo bem é de grátis mas podia ser mais rápido

    No geral daria um 8 pros home.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *