RoboBraille: conversor de texto em mp3 e braille

O RoboBraille é um conversor gratuito de textos para arquivos digitais em audio e braille. Qualquer pessoa que utilizar o serviço apenas envia um arquivo de texto e em poucos minutos recebe por e-mail um arquivo de mp3 e um documento digital em braille. O serviço está ainda em fase de testes e foi concebido por um consórcio de empresas do Chipre, Portugal, Itália, Irlânda e Reino Unido.

O RoboBraille está ainda em fase beta e ainda está em testes e se você quiser fazer parte de um grupo de testes, escreva para eles solicitando um convite. É imprescindível saber muito bem inglês. O serviço será disponibilizado gratuitamente para qualquer usuário desde que não seja utilizado para fins comerciais. Para quem não sabe, estes documentos eletrônicos em braille podem ser lidos por dispositivos conectados ao computador que possui uma série de pinos que levantam ou abaixam formando os caracteres braille. Estes documentos podem ser enviados também para uma impressora em braille.

Esta seria uma ótima iniciativa para o governo brasileiro apoiar e ajudar a divulgar. Cerca de 14% da nossa população sofre com algum tipo de deficiência e cerca de 16,6 milhões de brasileiros possui algum grau de deficiência visual. Se você nunca parou para pensar em acessibilidade, assista este vídeo que vai te ajudar a se colocar no lugar do outro.

  • http://www.aguinelopedroso.com Aguinelo Pedroso

    Realmente isso é um fato que merece atenção, vejo tanta gente falando de usabilidade e nem se dão conta do quanto é importante pensar em pessoas com deficiência e não somente nos leitores comuns.

  • http://grkuhn.blogspot.com/ Giovane Kuhn

    Cara,

    assunto de grande importância este… por acaso tem maiores informações de usabilidade para os deficientes visuais de cores, popularmente conhecido por daltônicos?

    Vlw

  • Rochester

    Poxa, roubaram minha idéia de projeto de conclusão de curso da faculdade que eu nem começei. DROGA!

    ainda bem que há esperanças que não lançem uma versão em português até lá (6 anos, afinal falta terminar o 3° ano e começar a faculdade).

    :P

  • http://julioweb.wordpress.com Julio

    Esse assunto é de grande importância para todos os webdesigners, isso tem que tomar uma certa parte do projeto, temos que pensar mais em quem não tem acesso ao conteúdo em sua forma primária.

    Outra coisa é não confundir usabilidade com acessibilidade… são coisas diferentes, mas importantes de forma equivalente.

    Acho que um não pode sobrepor o outro, a usabilidade é o fato de você fazer coisas no site sem pensar, o tal "não me faça pensar" e a acessibilidade é o que alguém faz para ser acessível por tudo e por todos.

    Mas o assunto que o Henrique abordou tem que tomar um corpo maior.

  • Evandro Guedes

    Parece que nem todos se dão bem com a dreamhost:
    http://info.abril.com.br/blog/sandra/index.shtml

  • Pingback: Contos da Escola » Áudio para os meus leitores()

  • Pingback: Anônimo()

  • http://ramonpage.com Ramon Bispo

    Muito boa infomação!

  • Pingback: Robobraille - conversor de texto para áudio - acessibilidade, acesso ao conteúdo « ex.pecul.ando expeculando e mediando e acompanhando()

  • Eliana Bastos

    Gostaria de testar o programa que converte textos em audio, pois tenho varios textos muito interessantes. Realmente gostei muito de saber que podemos colocar muitos livros disponiveis para pessoas com deficiencia visual. Minha mãe devido a idade e seus problemas de saude não consegue mais ler livros, uma das razões de usar esse programa é disponibilizar em MP3 os livros q ela tanto gostava de ler.

    Eu não entendi direito se é dessa forma que receberei o programa para instalar se não for assim peço que me ajude a baixar ele.

    Muito obrigada

    Eliana Bastos