Revolução

Alterei o design do site por completo pela primeira vez. Meses atrás eu havia alterado e aperfeiçoado o código fonte por completo. Agora foi a vez só do design. Para quem não vive só de blogar e possui dezenas de outros afazeres, sabe que alterações completas demandam muito tempo. Estas alterações foram planejadas por um bom tempo e muito tempo foi dispendido nelas, apesar de ter sido em tempos fragmentados. Espero que agrade a maioria.

Pequenos detalhes estão sempre sendo alterados. Apliquei microformats em alguns trechos, como hCard, XFN, rel-license e outras alterações virão com o tempo. Já está na lateral uma flag chamada “Me on Earth”, trata-se de um arquivo .kmz que pode ser baixado e aberto com o Google Earth que mostra minha localização geográfica. Pretendo explorar mais a importância sobre o geoprocessamento e seu namoro com a web.

O código fonte pouco se alterou. Na verdade elas sempre acontecem gradativamente, independente de grandes alterações. Modularidade é algo fantástico. Mas agora as mudanças se resumem basicamente ao layout. A solução em JavaScript que forçava os links externos deste site a abrirem em outra janela foi abandonada por completo. Uma das razões você pode conferir aqui no texto do Walmar e outra razão é que o tipo de público que eu recebo, não é o mesmo de uma agência bancária ou de um site de compras em que por interesse marketeiro é interessante forçar com que certos links sejam abertos em outras janelas. Acredito que esta solução tem seu espaço, mas não é mais aqui.

A opção de alterar o tamanho da fonte foi removida, pelo menos temporariamente. Se ouver reclamações e justificativas suficente para voltar, tudo é possível. Você pode dar sua opinião e tentar me convencer. Eu penso que geralmente meus visitantes não são usuários novatos, e sabem com alguns cliques adaptar o tamanho do texto de qualquer site, para o tamanho que achar mais apropriado. Mas como um bom ditador eu quero ouvir os usuários e saber o que eles pensam.

O CSS foi reaproveitado o máximo possível. A razão disso é tempo. Não ficou tão elegante quanto eu gostaria, e talvez ainda leve mais um ano completo para que ele seja 100% refeito. De qualquer maneira estou satisfeito com as alterações. Quanto mais técnicas complexas se tenta aplicar no CSS, mais difícil é lidar com as diferenças de browser. A cada dia eu odeio mais o Opera, que tem tudo para ser um ótimo browser mas não é. O Internet Explorer nem se fala.

Hacks foram usados ao contrário da solução mais elegante que eu mesmo me encarreguei de divulgar, mas por enquanto, até que eu tenha mais tempo elas vão ficar assim. Se você for esperto e tiver entendido meu texto sobre Validação e Semantica, não vai nem ligar pra isso. Os hacks foram aplicados para o Infame Internet Explorer e o Opera, o meio browser. De qualquer maneira o Opera sempre vai estar instalado aqui e sempre vou considerá-lo, apesar que apenas 5% dos meus visitantes o adota. Meu Google Analytics aponta ainda usuários de Safari, Konqueror, Netscape e dois outros navegadores que eu nunca ouvi falar, o Links e o NutchCVS. A opinião de todos os usuários é muito importante.

Deixe a sua opinião sobre o novo design e as alterações. Quero ouvir sua opinião também sobre o tamanho da fonte e a remoção da opção de aumentá-la por Java Script. Críticas são sempre bem vindas e comentários inapropriados serão sempre excluídos. Quem disse que isso aqui é uma democracia? Isso aqui não é uma Revolução?

  • http://fatorw.com/ Walmar Andrade

    Gostei, mudou o visual sem perder a identidade. O contraste da fonte está bom, o site agora está pegando a tela inteira independente da resolução.. simples e funcional. E se conteúdo é mesmo o rei, as mudanças não vão afetar o principal aspecto do site.

    Ah, sobre o tamanho das fontes, eu particularmente não sinto falta. Como você falou, o público-alvo sabe bem como fazer isso através do navegador.

    Não entendi os comentários negativos sobre o Opera. Pelo menos na versão atual, ele é o que renderiza as páginas mais rapidamente e tem maior número de funcionalidades nativas (sem ser extensão). Só não gosto da fonte padrão, que é muito pequeno o 100% em relação aos demais browsers.

  • Hugo

    Será que tem como vc postar umas 15 vezes por dia? Seus artigos/comentarios são ótimo… Continue assim! A propósito o novo está perfeito…

  • Felipe Diesel

    Só altere o nome do CSS, pq fico todo errado aqui, daí deu um F5 e foi pro novo layout

  • http://revolucao.etc.br/ Henrique Costa Perei

    Antes que alguém comente…

    Ainda tem alguns erros, como os botões ainda não foram trocados e outros detalhes mais. Eu ainda estou fazendo a migração e fazendo correções e provavelmente alguns detalhes não vão ficar prontos hoje.

  • Diogo Chaves

    Gostei muito do novo layout e vou postar aqui minhas considerações:

    – gostei muito do vermelho de fundo com a cor da fonte branca, bom contraste e não "força os olhos" na leitura

    – links com fundo amarelo ficaram show :D

    – só não gostei muito do layout ser "elástico", eu prefiro layouts com tamanho definido (aqui uso 1024, com a janela maximizada eu achei que a leitura cansa um pouco).

    Essas são minhas opniões sobre o novo layout :) e deixo aqui meus parabéns pelo ótimo trabalho que você fez ;)

    Abraços

  • Mauricio

    Como o Diogo, achei que a tamanho da coluna principal cansa um pouco a leitura…

    Links é um navegador em modo texto: http://links.sourceforge.net/

  • http://cirofeitosa.com.br/ Ciro Feitosa

    Parabéns Henrique. Diga-se de passagem, também odeio o Opera, eu, e mais um monte de gente :D. O contraste das cores ficou muito bom, hover nos links também, e os detalhes (como no rodapé) foi caprichado :). Eu preciso criar um redesign também, mas esta me faltando tempo. Qualquer dia desses eu viro a madrugada de novo. Abraços!

  • Emerson Soares

    Henrique, parabéns pelo novo design…This Page Is Valid XHTML 1.0 Strict!….Não sei se é pq já tomei umas skolzinhas a mais, mas a cor branca da fonte ficou um pouco cansativa com este fundo vermelho. Abraço.

  • http://rodrigomuniz.com/ Rodrigo Muniz

    Henrique, o layout me agradou muito. Porém tenho que confessar que desabilitei o estilo para poder terminar de ler o texto, pois essa cor de fundo não ajuda muito na leitura. Aliás, me incomodou bastante os olhos. Mas parabéns pelo trabalho.

    Até mais!

  • Emerson Soares

    Uéé.. Todos os posts foram aos 18 minutos das 5, 6, 7 e 8 horas…??? …..dããããã….Perdão, sou muito observador.

  • LeoMenezes

    Cara, eu gostei de olhar, mas para ler ta meio complicado.

  • capixaba

    realmente, pra ler está horrível…fundo escuro com tipo claro não rola, não para leituras quase longas…eu fiquei zonzo de ler este post e acredito que a maioria das pessoas também! O loutro layout estava bem melhor. Se voltasse para o antigo ficaria bem melhor…faz uma pesquisa, enquete, sei lá…

  • washington

    navegar pelo seu site agora é uma experiência que eu chamo de "queimar a retina". Pena que não dá pra ler o artigo pelo bloglines, assim pouparia meus olhos.

    Creio que nada do que eu disse é novidade pra você, todos sabem que o vermelho é uma cor muito vibrante para se colocar na tela toda.

  • Wendely Leal

    Ficou ótimo o site. Só achei um pouco cansativo ler o texto. Creio que seja por causa do branco no vermelho, embora eu tenha gostado da aparência. Não seria uma opção colocar o post inteiro no Feed? Afinal, seus artigos são ótimos e para os que se incomodam com o layout, que leiam pelo Feed ^^.

    Então. Não saí testando todos os links do site, mas percebi que o link de site pessoal no vCard faltou o "http://". Aqui deu erro.

    Bom, parabéns pelo site.

    Ah! Sou muito mais o layout antigo =)

  • Wendely Leal

    Desculpe pelo post duplica. Uma pequena observação que me chamou atenção, já que está tudo em harmonia. O botão "enviar" do comentário está muito distante, não? ^^

  • http://woombo.com Tiago Ayer

    Parabéns pelo site e pelo novo layot.

    Creio que mais doque olhar o novo layout, que inclusive está bem bacana, vc gere conteúdo de qualidade e numa excelente linguagem.

    Mais uma vez parabéns por tudo.

    []'s

  • http://ww1.danielevsilva.com/ Daniele

    Estava pensando no seu artigo sobre validação e semântica "vou ter que tirá-la da toca, Alice"! Tudo era mais facil quando era simplesmente: link interno mesma janela, link externo nova janela…

    Gosto desse layout, só me encomoda o fato de ser liquido. Encontrei um artigo falando sobre isso, acho que pode interessar pro pessoal que tbm comentou sobre o assunto:
    http://www.ibrau.com.br/aumentandoalegibilidade.h

  • http://www.fotolog.com/xis Pedro Ivo

    Parabéns pelo novo layout..

    =P~

    so pra constar.. Links eh um navegador modo texto do linux..

    =)~

    []'s ae

  • Henrique Boaventura

    Não sou o maior fã de layouts liquidos, mas admito que ele tem seu valor para sites com o conteúdo extenso como o Revolucao.etc.br

    Eu gostava muito do layout antigo, o vermelho para quem trabalhou a madrugada inteira e ainda tem que trabalhar as 8 da matina é pra tontear.

    Apesar disso, gostei muito do layout, muito bem feito. Parabéns

    O mais importante é o conteúdo que tu geras… esse simé que tem que continuar igual!

  • Douglas d'Aquin

    Gostei muito do visual novo.. sou contra os hacks no css.. mas se você precisou deles no fundo não tem muito o que fazer senão usá-los…

    mas aos poucos a guerra dos browsers vai aliviando um pouco… o que não deve durar muito, com a chegada do css 3.0 e o XHTML 2.0, mas vamos torcer para o IE 7 entrar direto nessa onda

    sobre abrir em outra janela, fiquei sabendo só esses dias que a propriedade "target" tinha sido "banida" … hooray! mas e agora, vamos tirar todos os targets dos sites antigos? hahahah

    abraço e parabéns belo site, sempre gostei muito

  • Davis Zanetti Cabral

    Pessoal,

    Não estão satisfeitos com layout ou o mesmo encomoda, chaveiem a folha de estilo.

    Pra quem usa a webdev no FF, ctrl+shift+s, pra que apenas usa o FF, Exibir > Estilos da pagina > Nenhum estilo. Uma das vantagens de um código semântico e coerente.

  • Salvador Camino

    O layout ficou mais violento, eu prefiria o antigo.

    não acho que o que cansa seja a cor e sim o tamanho, Uso uma tela em 1280 por 1024 e tudo fica muito longe.

    O opera pode nao ser o navegador ideal, mas ele incorpora uma serie de utilidades e eh muito pratico. Tenho certesa que o pessoal da opera ta de olho na semantica e deve aprimorar o navegador.

    Enfim parabens pelo novo layout

  • Fellipe Cicconi

    O topo ficou show.

    O menu lateral eu nunca gostei muito, mas não me incomoda.

    A leitura ficou ruim por culpa do layout-liquido e das cores escolhidas.

    O que realmente me interessa é o conteúdo, e isso continua bom.

    Só não achei muito coerente o ódio ao Opera e a discriminação com os browsers menores. Outra coisa foi o uso de hacks! Isso não é solução, é arranjar outro problema…

    Mas valew!

  • Rafael Dourado

    Engraçado, eu achei melhor de ler do que com fundo claro e texto escuro. Eu sempre baixava o brilho e contraste pra ler antes, agora está okay. Uso o Opera, então ficou uma porcaria. Mas no Firefox achei pior ainda, pois o tamanho do texto padrão ficou pior para ler.

    Por fim, escrever um CSS complexo é utilizar hack? Pensei que fosse achar soluções melhores sem Hack. Mas como você disse que não terminou o CSS ainda, vou esperar.

    Abraços, e parabéns pelo trabalho.

  • Flávio Theruo

    Henrique, parabéns…

    O novo layout ficou nota 100 e seus últimos posts estão melhores do que nunca, continue assim, melhorando sempre.

    Estas férias foram bastante produtivas.

    Abraços…

  • Newton de Góe

    A redução do tamanho da área de conteúdo melhorou significativamente a leitura. Em tela cheia, como disse o Salvador Camino, não permitia realmente uma leitura agradável. Mas, como já disseram, o que é mais importante é a qualidade do conteúdo das matérias. Achei o lay-out excelente. Parabéns, Henrique…

  • Emerson Soares

    Realmente, Newton de Góes, o layout ficou excelente mesmo. E, apesar de estas cores fazerem parte da identidade do blog, ainda reivindico, pois, está cansativo de ler. Não pelo conteúdo, que é ótimo, mas pelas cores mesmo. Hehehe…e o site nem é meu.

  • Adriano Melo

    eu li os comentários também e vi que a galera não gostou muito do fundo vermelho.. eu prefiro um fundo claro, mas eu achei legal como você fez aqui, não sei se foi por que é a minha primeira leitura da tarde mas eu não achei ruim para ler.. e em relação ao layout.. eu também prefiro o anterior :D

  • http://www.brunodulcetti.com/blog/ Bruno Dulcetti

    ficou parecidao com a capa do revolução css… :D agora ficou ma identidade soh… ficou legal… mas concordo com o pessoal sobre a fonte branca com fundo vermelho… cansa um pouco as vezes… ;) mas tah d parabens henrique…