Review e Promoção do livro "Blog Marketing" de Jeremy Wright

Capa do livro Blog Marketing - A nova e revolucionária maneira de aumentar vendas, estabelecer sua marca e alcançar resultados excepcionais Este post é 2 em 1. Primeiro vou deixar aqui um review do livro “Blog Marketing – A nova e revolucionária maneira de aumentar vendas, estabelecer sua marca e alcançar resultados excepcionais” de Jeremy Wright e depois se quiser participar, você terá a chance de ganhar uma edição do livro que será enviado pra sua casa. Topa? Então vamos lá!

Desde o semestre final do ano passado que estou trabalhando ativamente com planejamento e mantendo um contato com clientes muito maior do que na época em que eu trabalhava apenas com desenvolvimento. E o mais legal de ter contato com o cliente é que estou aprendendo a entender mais a cabeça de quem não é nerd, de quem quer ver resultados financeiros ao invés de um site semântico, pessoas que enxergam oportunidades de negócios e não soluções técnicas. São para estas pessoas, que são a grande maioria dos usuários da web, que nós trabalhamos e que nós deveríamos pensar mais ao tomar decisões técnicas. O livro Blog Marketing é para estas pessoas.

Entender o mundo dos blogs pode parecer tarefa fácil para quem vive por aqui sempre. Mas para quem não vive de internet (e nem vive nela) entender como essa nova economia está funcionando é preciso um esforço maior. O autor Jeremy Wright é consultor de blogs no Canadá e nos Estados Unidos e segundo ele, consultor de empresas pequenas e grandes. O livro inclusive traz cases bem reais para serem aplicados em pequenas e médias empresas. Então se você acha que sua empresa é pequena demais para ter um blog, tire essa idéia da cabeça. Relacionamento com o cliente existe em empresas de qualquer tamanho.

O livro explica bem mastigado conceitos como permalink, feeds, relacionamento entre os blogs, fala um pouco sobre o WordPress, fala sobre ferramentas de monitoramento de tráfego, Technorati, Feedburner, Google Analytics e mais um monte de serviços gratuitos e macetes preciosos para quem não saberia nem por onde começar a procurar. Os conceitos são explicados não de forma técnica, mas de forma que o leitor entenda para que serve e porque ele precisa daquilo.

Se você olhar para o livro sem prestar atenção no propósito dele, poderá ficar decepcionado. Apesar de achar que uma obra dessas poderia ter um foco mais aberto, ele conseguiu ser bastante eficiente com o escopo que escolheu. O livro não é para blogueiros avançados ou para aqueles que já tem anos de estrada. Se você espera uma discussão filosófica sobre isso ficará decepcionado. Mas se você é empresário ou tem clientes próximos que precisam ainda serem convencidos de que a empresa dele precisa urgente de um blog, este é o livro para emprestar ou presenteá-lo. Inclusive a minha edição está emprestada com um cliente. Em resumo o livro cumpre bem o propósito para o qual foi escrito.

Promoção

Quer ganhar na sua casa uma edição do livro “Blog Marketing” de graça? Então façamos o seguinte. O leitor que escrever nos comentários o argumento mais convincente e criativo do porque uma empresa precisa ter um blog, vai receber em casa uma edição do livro Blog Marketing enviado pela própria editora. Eu mesmo irei escolher o vencedor usando meus critérios mais que subjetivos! Assim que eu escolher o vencedor, entro em contato por e-mail para pegar seu endereço, e em breve estará com sua edição em mãos. O prazo para participar é até a próxima quinta-feira, dia 15 de maio. Tá valendo!

Este post foi patrocinado pela editora M. Books.

E o livro vai para…

Pessoal, agradeço cada comentário, decidi ler somente agora à noite no momento de decidir quem leva o livro e, sinceramente, foi difícil decidir.

Antes de falar do vencedor, vou falar dos meus preferidos que com certeza teriam ganho se eu tivesse pelo menos 5 livros para distribuir! A Laís do Clichês e Afins seria a vencedora no quesito “me convença baby!” Mas não pelo comentário 27, e sim pelo comentário 26! Adorei seu humor e juro que você seria a vencedora se eu não levasse tão a sério aqueles que realmente deram razões para se ter um blog corporativo!

O Djalma Araujo de Andrade do comentário #4, o Sergio Leal do comentário #10 e o Orlando Seabra do comentário #30 mandaram ver com comentários super inteligentes e contextualizados. Mas o melhor argumento na minha opinião, que nem foi um dos mais longos, foi o comentário de número #9 do Jackson Medeiros. O trecho do seu comentário que eu mais gostei foi:

Então, nada melhor do que criar um blog e poder mostrar ao cliente que por traz da empresa burocrática e rígida também existem pessoas

Parabéns Jackson, entrarei em contato com você para o envio do livro! E obrigado novamente a cada um que participou!

P.S.: Gostaram dessa promoção? Acham que poderia ter mais ou é meio chato? Que tipo de promoções vocês gostaria de ver por aqui?

  • http://meadiciona.com/alexandreformagio Alexandre Formagio

    Na minha opinião, o principio básico é fugir daquela coisa rebuscada de "somos uma empresa pioneira em ______", que qualquer empresa escreve em seu site.

    Muitas vezes o blog se torna mais interessante e real, do que ficar lendo textos no "quem somos", feitos por terceiros.

    Alem disso há todo o lance de interação entre a equipe da empresa, atualizações por outras pessoas da equipe, assim se tornando algo mais espontânea, alem do fato de muitas vezes, sair coisas que não sairiam em "notícias" e outras sessões do site, então se torna algo mais flexível. Então o blog se torna uma forma de deixar clientes, fornecedores e fãs da empresa, mais ligados nos que está ocorrendo dentro da instituição.

    Alem de mais um fator importante, mostrar que a empresa é atualizada e participa realmente da web e está atualizada com as tendências, lembrando que neste caso não estou falando de uma empresa de web e sim qualquer outro segmento, como por exemplo, uma empresa de criação de ração.

    Boa sorte para mim, até porque já é um livro que está na minha lista de futuras compras :P

  • Renan

    Uma empresa precisa ter um blog por ser a maneira mais atual de por em prática o conceito de web colaborativa.. a famosa web 2.0

  • Rômulo dos San

    Boas empresas precisam de blog porque é um meio de comunicação eficiente que podem garantir futuros lucros, não só financeiro, mas potencial agregado a marca.

    Atingem novos públicos-alvo, estimula a fidelidade, intermedia a formalidade entre a informação com o dinamismo da portabilidade.

    Quando definido seu posicionamento estratégico consistente, além de estar presente no mercado móvel, possibilita interatividade como diferencial daquelas empresas que não investem em competitividade.

    Viva WEB!

  • http://about.me/djalmaaraujo Djalma Araujo de And

    Vamos lá..

    Primeiramente, um blog empresarial muitas vezes pode representar a porta da frente da empresa para o cliente. Saber de assuntos relacionados a empresa, prêmios, nomeações de funcionários, entre outros eventos, traz uma certa comodidade ao cliente, ao ponto do mesmo se sentir "em casa".

    Um fator interessante também, é se este blog é constantemente atualizado, uma vez que isto pode contar muitos pontos na hora de saber se uma empresa está por dentro dos assuntos abordados atualmente, ou se até disponibiliza frequentemente posts sobre a mesma.

    Um blog não só pode ser externo, mas, muitas empresas possuem esses sistemas internos para funcionários criarem dentro do ambiente de trabalho, uma rede social amigável, viabilizando o compartilhamento de conhecimento, experiência, dentro da empresa.

    Não podemos esquecer que muitas empresas lançam "versões" de seus sites iniciadas por um blog, uma vez que muitas não priorizam o desenvolvimento de sua própria página, ou ainda, lançam um blog, para uma fase de atualização do site antigo para um atual.

    Bom, acredito que seja isso os motivos para uma empresa possuir um blog.

  • http://www.luiztiago.com Luiz Tiago

    O meu na verdade, são vários argumentos:

    – Manter um relacionamento próximo com o cliente, visto que ele se manterá atualizado além de poder comentar as novidades da organização;

    – Maior liberdade de expressão da empresa e do cliente;

    – Maior contato com o usuário, pois comentários são mais desejados do que formulários de contato;

    – Rápida resposta a boatos e notícias sobre a empresa;

    – Divulgar eventos;

    – Entre muiiiiiiiitos outros.

    Valeuuu!

  • http://www.google.com.br/reader/shared/webdotx Leanderson

    Bom, as empresas tendo um blog dá ao cliente um ar de proximidade. E o cliente sente a vontade para saber com mais detalhes sobre o produto e serviços daquela empresa. Se hoje tivéssemos lojas virtuais, Leilão Virtual entre outras coisas, que disponibilizasse um blog de contatos teria menos problemas.

    Creio que o blog não serve apenas para esse fim mais aos poucos vamos descobrindo as utilidades e ferramentas que podemos atrelar ao blog para melhor utilização.

    Se imagina se no futuro conseguíssemos juntar uns widget que buscasse informações no google sobre o nosso produto no mercado, ir no youtube e achar vídeos com reviews feitos pelos usuários ou a área técnica mostrando e explicando como se usa o produto as qualidades do produto ai sim teríamos nas mão não um simples blog.

    Não esquecendo que o clieente ainda tem a opção de usar RSS para acompanhar pelo seu leitor favorito as novidades dá empresa.

    Com o blog bem estruturado a empresa só tem a ganhar

    Desde já deixo meu comentario aqui – e espero ganhar esse livro para me ajudar aqui na minha empresa e mostrar a eles o quanto é importante o blog.

    abraços…

  • Paulo Jean

    Eu acho que uma empresa deve ter um blog para mostrar as tendências que rola na área em que ela atua. Divulgar os serviços que ela presta e mostrar o potencial.

  • http://www.fernandopaes.ppg.br Fernando Paes

    Posso estar enganado ou não, porém creio que esta "mania" de colocar um blog para a empresa se relacionar surgiu ou foi impulsionado pelo Google. Atualmente a empresa tem um blog para cada serviço seu, onde apresenta novidades e dicas para uma melhor utilização do serviço.

    Após o Google outras empresas começaram a fazer o mesmo, como a Microsoft.

    No Brasil, e no mundo real, este tipo de relacionamento ainda é precário. Tente lembrar de um blog de algum produto ou serviço de qualquer empresa que você acompanha.

    Esta falta de visão no poder que o blog possui pelas empresas tupiniquins retrata a falta de interesse em novidades pelos donos das empresas.

    Imagine se você acessasse o site do Submarino.com e lá tivesse um blog falando como efetuar uma compra mais segura, testando alguns produtos e fazendo reviews destes, recomendando a compra de um chuveito pois ele solta água bem quente. Você iria se sentir mais impulsionado a comprar o produto ou não? custando talvez um pouco mais, poderia vender como água, pois alguém, e não uma máquina, me disse que aquele chuveiro é bom. A barreira criada pelo monitor até o vendedor do outro lado foi quebrada.

    Quem já foi em uma loja e perguntou para o vendedor qual o melhor DVD, se a marca era boa, se apresentava defeitos? Pois então, o blog oferece esta possibilidade às empresas, oferece uma relação mais próxima ao comprador.

    E esta relação não é apenas entre os sites de e-comerce, mas com toda empresa que possui site, vendendo produtos ou serviços, é necessário ter esta relação mais estreita.

    O problema é que quando acordarem para isto, já vai existir outras formas mais eficientes de venda/relacionamento, aí eles continuarão atrasados. Lastimável.

  • http://jacksonmedeiros.wordpress.com Jackson Medeiros

    A maneira como as empresas estão enxergando seus clientes está mudando. Ainda que algumas negligenciem o mesmo, a maioria nota que a satisfação dos seus usuário depende diretamente dos serviços por ela prestados e do estreitamento de relações. Então, nada melhor do que criar um blog e poder mostrar ao cliente que por traz da empresa burocrática e rígida também existem pessoas, criando até mesmo um ar de informalidade com o cliente.

    Trata-se de satisfação, de fazer com que o cliente sinta-se importante e valorizado, dispensando formalidades na apresentação da empresa, de serviços ou de explicações por ela prestadas.

  • Sergio Leal

    Por que uma empresa precisa ter um blog?

    Ora meu caro pela Internet você terá a melhor oportunidade, talvez em anos, de poder argumentar diretamente com o

    seu público alvo sobre o produto ou serviço que você está vendendo! E melhor, como num palco onde um palestrante pode

    medir no ato a reação da platéia ao que ele está dizendo, você terá uma resposta direta e importante do seu público

    alvo a respeito do seu produto, da sua marca, do seu posicionamento, da sua filosofia… Enfim você poderá ter uma

    "conversa" de altíssimo nível diretamente com quem consome o seu produto. Com quem utiliza o seu serviço.

    Lembre-se, talvez o público conheça a sua marca, mas e você, conhece o seu público? Comece a falar com ele e exponha a sua

    filosofia. Deixe que ele, o seu público, fale com você. Pois uma das coisas que mais me atrai num blog, é a possibilidade

    do leitor poder "comentar" o seu texto, e em consequencia, aquilo que você vende pra ele. Isso na minha opinião, é de um

    valor enorme.

  • Diego Hercowitz

    Na minha concepção, é bacana um blog empresarial por que a instituição consegue aumentar o interesse do cliente não só pelo que ela representa de serviço, mas pela qualidade, criatividade e inovação que ela é capaz de ofertar em diferentes casos. Por exemplo, periodicamente publicar a execução e acompanhamento de novos projetos, fazendo com que o cliente em questão acompanhe o que está sendo feito e os demais visitantes possam conhecer o modo de operação da empresa.

    Basicamente, os conceitos de relacionamento com o cliente fica imerso na informação. O legal, é que se o projeto que está sendo detalhado e acompanhado for realmente bacana para o visitante ou cliente, toma proporções imensas no círculo de interesse devido ao marketing viral que fazem com isso. A empresa, logicamente, só tende a se dar bem;)

    Um canal de comunicação bem feito, focado e totalmente informativo gera sempre bons frutos para todos: o cliente se informa, o visitante se interessa e a empresa lucra!:)

    Abração à todos!

  • Herbert

    Uma empresa deve ter um blog corporativo principalmente para criar e manter um relacionamento com seus clientes.

    Há também algumas outras vantagens como:

    – Valorização da marca na internet;

    – Exploração e identificação de novos nichos;

    – Conhecimento do seu público-alvo;

    – Gerenciamento de reputação da empresa;

    – É um canal de comunicação direta;

    – É um canal de baixo custo com um grande valor agregado;

    – É visto como um diferencial competitivo;

    – É um canal de relações públicas e com a mídia.

    Resumindo, o blog corporativo é uma excelente ferramenta para uma empresa se fazer presente na nova era do consumidor 2.0.

  • Sandro Gomes Lib&oac

    Gosto da função participativa e promocional que um Blog favorece aos usuários, ele tornou-se mais uma ferramenta com tecnologia barata e eficiente de comunicação que ajuda no posicionamento de uma marca no mercado. Gosto de pensar que a empresa deve ir onde o público está, e o blog é um canal bastente acessível para ambas as partes. Aprovo o uso.

  • Luana Silva Monteneg

    Por ser uma ferramenta muito utilizada na internet, um blog tem grande importância e influência para uma empresa, pois, além de interagir com seus clientes, poderá atingir novos usuários fidelizando o acesso ao blog tornando-o futuro cliente em potencial.

    O blog é uma maneira versátil de disponibilizar informações e atualizações atreladas ao website da empresa, trocas de idéias de maneira rápida e prática sem necessitar de conhecimentos técnicos na área web.

  • Adair Commodo

    Nos dias atuais o Blog é um "dos" métodos mais eficiente de poder comunicar com colaboradores (possíveis clientes-internos) e com os parceiros (clientes-externos) à respeito de um produto/serviço que uma empresa/pessoa têm a oferecer, além de "criar" um meio do parceiro/cliente colaborar com a melhoria do "produto-final", atingindo-se assim o "plus" de qualidade.

    Um produto/serviço de qualidade é aquele no qual atinge a total satisfação do cliente(pois o mesmo opinando, a possibilidade de chegar a um produto desejado por ele é maior), e das pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento(funcionários e/ou parceiros e/ou colaboradores).

    O blog é um conceito de "web 2.0" que perdurará até as próximas versões; A questão é que economia e acertabilidade por parte de "produtores/desenvolvedores" e "clientes/parceiros" tornarão produtos/serviços mais viáveis e baratos chegando a "extremidade da calda" estes benefícios (economia/acertabilidade/aceitação do produto/serviço pelo mercado) são que desejado tanto por clientes e desenvolvedores.

  • http://www.lecowd.com.br Alexandre Rodrigues

    Ser transparente para com seus colaboradores;

    Girando em todos os argumentos e blablabla's sobre o que pode ser, ao meu ver, o blog vale para deixar a par do que a empresa está querendo e desenvolvendo naquele momento, notícias fresquinhas com a possibilidade de interação com o cliente. Assim, simples e fácil :)

  • Rodrigo Teixeira

    Tenho uma definição que acredito que tenha seu fundo de verdade: Uma empresa que possui um blog, possui uma espécie de cartão de visitas na internet. Além de se criar a questão do relacionamento e da transparência, mostra adaptação as novas formas de comunicação, de interação e permite que seus públicos de interesse tenham uma maior participação na vida da própria empresa através do contato.

    Já paramos para imaginar a possibilidade de se fechar negócios através de um blog? Acredito que seja impossível. Por isso comparo que o blog de uma empresa é se parece com um cartão de visitas :^).

  • Darus Pastorello

    Uma empresa precisa ter um blog porque é uma coisa inovadora, estamos passando por um momento de "revolução", não só da forma como vemos as coisas, mas da forma como interagimos.

    Mas o principal motivo de uma empresa ter um blog é a possibilidade de conversar com seu cliente, é um elo que um site não consegue ter, enquanto no site a empresa passa a sua imagem, no blog ela conversa, escuta e interage com o seu cliente. E é claro que não precisa falar somente a respeito de aspectos técnicos, afinal os clientes não se interessam apenas por isso.

    Possuindo um blog uma empresa estará conectada aos seus clientes, às novas demandas e às novas tendências.

  • http://www.serratalhada.biz luiz haroldo de azev

    A pouco tempo descobrir "o mundo maravilhoso da net" Vamos aos fatos: Tinhamos uma banca de jornal, eu e meu filho adolescente mas, ele (meu filho)foi seguir a vida dele: fazer faculdade, estágio e etc, então fiquei só na banca, o tempo passou e não estava conseguindo ficar trabalhando sozinho (14 horas todos os dia)resolvemos vender a banca e montei um site, com os mesmos produtos que vendia nesta banca, emfim, ai por força da necessidade comecei a descobrir a NET. Descobrir o Google, Adsense,Dell, Uol e seu Blog, que me deu mais conhecimento, principalmente com'Paypal' e outros assuntos também. Construir alguns blogs na plantaforma do blogspot mais, são muito amadores,a empresa que confecionou o nosso site e hospeda,não nos dar nehuma atenção ou seja, estamos indo na porrada. Por isso digo que preciso imensamente deste livro,para que possa construi e ter uma idéia de um BLOG, pelo menos decente para nossa pequenina/empresa e termos um relacionamento digno com nossos clientes e assim, sermos inserido no mundo corporativo de verdade.

  • http://tobeguarany.com/ Leonardo Antonioli

    Henrique,

    Seus critérios para escolher o vencedor podem ser subjetivos, mas as razões para se ter um blog corporativo não são.

    No Mundo, estima-se que o número de usuários de computador dobrará até 2012. A cada dia, 500 mil pessoas entram pela primeira vez na internet e a cada segundo dois novos blogs são criados.

    No Brasil, começamos pelo número de internautas (e potenciais clientes): 40 milhões de pessoas com 16 anos ou mais têm acesso à Internet, segundo o Ibope//NetRatings. Nas áreas urbanas, 44% da população está conectada. E esses são os números mais conservadores… O brasileiro tem o maior tempo médio de navegação do mundo, com 23 horas e 51 minutos, e vem batendo seu próprio recorde a cada mês.

    Segundo o CETIC.br, nesse tempo que o brasileiro permanece conectado, 87% das pessoas buscam informações sobre bens e serviços. Um blog corporativo familiariza os consumidores com a empresa, deixando-os mais confortáveis para fazer negócios. O comércio eletrônico obteve aumento de 49% apenas no primeiro trimestre de 2008 e a Internet já é o 3º veículo de maior alcance no Brasil, atrás apenas do rádio e da TV.

  • http://andrenoel.com.br/ Andre Noel

    Por que não?

  • http://andrenoel.com.br/ Andre Noel

    Uma empresa deve ter um blog porque aumentam as chances de que um funcionário de outra empresa, matando o tempo lendo blogs ao invés de trabalhar, entre em contato com produtos e/ou idéias interessantes. Assim, com um blog a empresa abre oportunidades de negócios.

  • Neviton Santana

    O blog corporativo serve como um meio de comunicação direto entre a empresa, seus produtos e serviços com seus clientes e consumidores. Muitas empresas ainda têm medo desse contato direto com o consumidor devido a caixa de pandora que temem que o blog se transforme.

    Empresas sérias e comprometidas deveriam saber da responsabilidade e oportunidade de se manter esse tipo de canal aberto. Quanto mais contato o consumidor tem com a sua marca e vice versa, isso cria um vínculo de confiança.

  • http://tribopaiakam.blogspot.com Tiago Andrade

    Não precisa.Como tambem não precisa ter um site, nem um setor de relacionamento com o cliente, nem ao mesmo campanhas pulblicitarias ou vendedores.Tudo são detalhes, mas um detalhe que pode fazer a diferença. Por se tratar de um novo formato de comunicação.

    O Blog é, sim, uma interessante forma de contato direto e interação com o público alvo de uma empresa e, o que é melhor, por ser criado de forma básica e com custos baixíssimos, podendo ter não um, mas vários blogs.

  • Paulo Robson

    Você, grande cliente, está cheio de utilizar táticas de marketing e divulgação saturadas no mercado? Aliás, estas já estão mais do que saturadas, porque, para estar no patamar das empresas mais lucrativas, no mínimo, sua empresa deve ter um blog.

    Mas porque? Oras, você mesmo, diretor de sua própria empresa, pode criar um ótimo relacionamento com seus clientes através deste canal! Imagina você, podendo observar o que seus clientes acham da sua empresa, do seu produto… Lançamento de uma nova versão do produto no mercado? Nada melhor do que um feedback espontâneo de um cliente através de seu blog! Imagina um cliente lhe dando sugestões de um novo produto, e ainda correndo o risco de emplacar.

    Tudo isso meu amigo, será revertido em grana pra você e seus colaboradores.

    Sem falar da possibilidade de você criar novas amizades na rede. Tem certeza de que não vai criar um blog agora?

  • https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&hl=en&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/blogin.g?blogspotURL%3Dhttp://cliches-e-afins.blogspot.com/%26zx%3D1b8z5geprxmr Laís

    1. Eu quero realizar uma verdadeira REVOLUÇÃO na mente dos meus clientes (hã? hã? hã? entendeu o trocadilho? – ok, eles costumam ser assim mesmo, hahaha!). Por isso preciso deste livro para entender melhor sobre a "linguagem de programação de clientes".

    2. E, afinal, se eu tivesse argumentos muito mais embasados que esses, não acho que precisaria verdadeiramente deste livro, precisaria? Ele é pra quem é noob como eu, oras. :)

    3. Ser book-worm, geek E menina ao mesmo tempo serve como argumento?

    4. Se tudo isso não for argumento suficiente, meu aniversário é dia 15 de Maio. Eu mostro o RG! Hahaha, eu ficaria contente com o presente. :)

  • https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&hl=en&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/blogin.g?blogspotURL%3Dhttp://cliches-e-afins.blogspot.com/%26zx%3D1b8z5geprxmr Laís

    Henrique, vale mais uma resposta? É que eu pensei agora… hm, enfim, aí vai.

    1. Uma empresa não precisa ter blog porque é um meio caro e pouco eficiente de manter o relacionamento com seus clientes;

    2. Uma empresa não precisa ter um blog, afinal, é algo muito complicado de se construir, vai deteriorar a imagem da empresa e ainda vai afastar-se dos clientes.

    3. Uma empresa não precisa de um blog por ser pequena demais.

    4. Uma empresa não precisa de um blog por ser grande demais.

    5. Uma empresa não precisa de um blog por ser média (?) demais.

    6. A única utilidade de um blog em uma empresa é para contar as fofocas mais quentes de bastidores e as recém elaboradas estratégias para passar a concorrência (e receber comentários do público e da concorrência para a aprovação), uhuhu!

    7. Uma empresa não precisa de um blog (se não for para fofocar). Definitivamente não precisa.

    (Aha! Viu como preciso do livro? Haha! Ok, na minha imaginação essa idéia era mais divertida, hahahahaha)

  • http://www.s4bdigital.net Maurício S. T

    Simples, pois assim pode-se ter os comentários dos clientes. Assim podemos renovar e ampliar a qualidade dos serviços/produtos.

  • http://www.anacnogueira.eti.br/ Ana Claudia Nogueira

    Uma empresa deve ter um blog para criar um canal direto de comunicação com atuais e potenciais clientes

  • http://ciadointercambio.com.br/ Orlando Seabra

    Trabalho em uma empresa de intercâmbio cultural, e hoje o nosso propósito é mergulhar a fundo no real conceito da coisa. Intercâmbio cultural é muito mais do que uma viagem ou um simples pacote, representa um conceito, um ideal. As trocas de experiência, fusão de culturas, relacionamentos sociais, são o combustível para o funcionamento do processo, e para evidenciar esse conceito que queremos destacar surge o projeto da criação de um blog.

    Há a pretenção de reunir uma comunidade que se interesse pelo real conceito de intercâmbio cultural e que esteja disposta a vivenciar essa experiência por mais um canal: o virtual. A idéia é que pessoas do mundo todo possam trocar idéias e se tornarem embaixadores dos seus próprios ideais, propósito sincronizado com o cenário que atuamos.

    Hoje o blog é uma poderosa arma comercial para uma empresa, mas no nosso projeto o foco é assumir uma posição conceitual, tratar o mercado que trabalhamos com a imoprtância e relevância que acreditamos que ele possui. Pela possibilidade de abrangência o blog será o maior facilitador para reunir pessoas que acreditem na nossa idéia, tornando a pretenção em ação.

  • Diogo Costa

    Uma empresa precisa de um blog para ter um contato maior com seu público alvo. ponto. A partir disso, se constroi relações e estratégias que melhor posicionam a empresa na internet e fora dela.

  • Patrícia Dant

    O campo de jornalismo digital é pouco, ou mesmo

    nunca discutido na faculdades de comunicação. Eu posso dizer isso de coração aberto, pois sou récem-formada pela UEPB.

    Então…eu mereço esse livro! estou estudando para o concurso da Petrobras, e confesso que me sinto um pouco perdida em relação a esse tema, e a comunicação empresarial.

    Por isso se me presentearem com essa importante obra, garanto que ela será de grande ajuda nos meus estudos.

  • elton simomkay

    Um blog deveria ser usado como um canal direto de contato com os colaboradores da empresa e não diretamente da empresa que já se utiliza de recursos como serviços de atendimento,campanhas promocionais entre outras ferramentas de marketing para contactar o cliente.

    É agradável a sensação de poder acompanhar as notícias postadas pelo presidente ou executivos da empresa,é como se pudéssemos entrar em suas salas sem ter que marcar hora com a secretária ou receber como resposta:

    -Sinto muito mas ele não pode atender agora.

    O internauta além de informações da empresa quer saber quem está por trás de tudo.É o instinto da curiosidade de saber que quem fabricou o seu mp4,celular ou automóvel é uma pessoa que pode ter as mesmas afinidades que você e com isto os aparelhos e produtos que você comprou deixam de ser apenas uma marca mas uma relação de identificação muito mais íntima entre cliente-empresa.

    Quem não simpatizaria com um funcionário que descreve como funciona um produto da sua empresa ao mesmo tempo que posta um comentário de que chegou atrasado no trabalho devido ao trânsito congestionado.

  • Cesar Zeppini

    A internet muda todo dia, mas a maior mudança que ela teve nos seus últimos tempos é a relação que ela possui com seus usuários. Antigamente o usuário era passivo na internet, não compunha conteúdo relevante e ele tinha uma relação humano X internet. Hoje em dia ele é ativo na internet, gera conteúdo, interage, se comunica e colabora, criando uma relação humano X humano através da internet! O Blog é justamente o maior símbolo dessa revolução, é o marco primo de uma internet mais humana, onde a relação empresa X consumidor, blogueiro X usuário, amigos X amigos se tornou cada vez mais intrínseca!

  • http://www.rhodesign.com.br Rodrigo Filardi

    O leitor que escrever nos comentários o argumento mais convincente e criativo do porque uma empresa precisa ter um blog,

    Em algumas poucas palavras, podemos relacionar a eficiência de se ter um blog na internet a diversos fatores, mas o fluxo de informação precisa ser constante para que essa estratégia funcione.

    Estratégia? Sim… pois a criação dessa ferramenta influencia diretamente na indexação de conteúdo e no posicionamento do site em mecanismos de busca. Quanto maior for o fluxo de informação relevante, melhor posicionado terá o blog. E dessa forma, estando diretamente ligado a empresa, teremos a marca em evidência.

    Conteúdo relevante gera visitas relevantes. Visitas se identificam e criam apego a marca. Se tornam clientes potenciais e parceiros. O perfil da empresa se transforma em conhecimento e passa a estar presente na mente das pessoas.

  • http://maiconsilvapinto.blogspot.com Maicon

    O blog é um meio de expor tudo aquilo que você quer de maneira simples, fácil e dinâmica, sem utilizar muitos (ou quase nenhum) recursos para manter, e sem falar que o blog (como muitos já disseram aqui…) aproxima a pessoa da empresa. Eu não tenho uma empresa, mas penso no meu blog que criei só pra escrever sobre meu dia e minhas coisas, encontrei uma forma totalmente eficiente de levar até quem eu quero Quem sou, ou o que quero pra mim e para as pessoas ao meu redor… Acredito que o blog possa fazer isto também por uma empresa, claro que de forma "trabalhada" e muito mais divulgada quanto o meu blog pessoal.

    *Henrique quero parabenizar pelo ótimo site pessoal que tu tem, confesso que gostaria de estar muito mais envolvido com este "mundo", mas não estou, mesmo assim o teu site conségui "tapar" a falta de muitas informações que gostaria de ter. Um abraço e mais sucesso do que você já tem.

  • Luiz Henrique Nascim

    "Uma empresa precisa de um blog para não ficar falando sozinha no mercado moderno."

    Putz, eu preciso desse livro. Muito legal o post, instigante . Falow

  • http://www.serratalhada.biz luiz haroldo de azev

    Esse resultado foi previsível, já era de se esperar. A mina intelectual/imbecilizada,tentando esperteza brasileira de sempre.E Jackson com seu manual/Você s/a faça vc mesmo mas, não diga onde copiou. Ora faça me favor,realmente vc é Nerd.Vai ler livros de auto ajuda.

  • Darus Pastorello

    Isso sem comentar o erro de português, "…por traz da empresa…", quando o certo seria "…por trás da empresa…".

    Eu achei que essa frase ia ganhar:

    “Uma empresa precisa de um blog para não ficar falando sozinha no mercado moderno.”

  • https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&hl=en&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/blogin.g?blogspotURL%3Dhttp://cliches-e-afins.blogspot.com/%26zx%3D1b8z5geprxmr Laís

    Hahahaha! Fico contente que pelo menos tenha se divertido! Valeu mesmo, Henrique! E que venham outras promoções, sim. Eu sou 'bookaholic', então é claaaro que é isso que eu prefiro como prêmio! =)

    E parabéns pela promoção.

    Pelo menos foi divertido participar, haha!

  • http://jacksonmedeiros.wordpress.com Jackson Medeiros

    Darus: realmente errei ao digitar "traz", mas quando percebi já tinha clicado no Enviar. Mas não tem problema, quando eu receber o livro e puder lê-lo, acho que meu português pode melhorar. Assim espero.

  • http://www.bexintercambio.com.br Intercambio

    O Blog é a melhor maneira de trazer os clientes próximos da empresa. A interação do cliente com a empresa é fundamental para que os laços se estreitem e que tenhamos uma real percepção da necessidade do mercado.

  • http://www.culturaurbanalondrina.blogspot.com alex

    Olá estou lendo este livro, muito bacana…

    Abraço a todos….