Review do livro “As leis da Simplicidade”, de John Maeda

As leis da Simplicidade, de John Maeda O maior medo que eu tive desse livro ao tê-lo em mãos, era que ele fosse de auto-ajuda. Na idade em que estou eu não me perdoaria por ler um livro a lá “Augusto Cury” ou “O Segredo“, (tenha dó) ainda mais ser pego de surpresa. O livro “As Leis da Simplicidade – Vida, Negócios, Tecnologia, Design” (ISBN: 8599560093, Editora Novo Conceito, 2007) tem cara, capa e título de auto ajuda. Seria fácil errar. Alguém que já leu teve essa sensação? Anyway, fiquei muito feliz de concluir que eu estava completamente errado.

O autor John Maeda já esteve no TED e é professor de design no MIT e indiscutivelmente sabe do que está falando. Além de professor, é designer gráfico, artista visual e cientista da computação, e já teve suas obras expostas em museus de Tóquio, Londres, Paris, New York e San Francisco.

Todo o livro trata de princípios que todo designer nascido pós Bauhaus deveria saber. Para quem tem dificuldade de fazer ponte do design com a engenharia, construção de produtos ou até mesmo com a arte, é um belo ponto de partida para aspectos fundamentais do design que você não vai aprender lendo sobre Photoshop.

A maior crítica que eu tenho aos designers de interface web (tantos os Flash adopters quanto o pessoal do web standards) é que a única coisa que buscam é criar interfaces lindas e maravilhosas, mas que funcionam mal, que comunicam mal e que são difíceis de usar e que são tecnicamente mal planejadas e mal executadas. A única coisa que profissionais que “agem” assim já leram e estudaram até hoje foram livros e tutoriais de Photoshop. Estes são os mesmos que tem dificuldade de entender que arquitetura da informação é uma disciplina de design.

A sacada deste livro é que ele pega variáveis como redução (menos é mais), organização (um sistema de muitos atributos pode parecer de poucos), economia de tempo, aprendizado, simplicidade e complexidade, contexto, emoção, confiança e fracasso e as analisa uma a uma de forma “simples”. Só se você não for fluente em português ou inglês para Não conseguir conectar os pontos.

Se você estuda arquitetura da informação, design para web, interatividade, Flash, interfaces de e-lerning, design de produto, engenharia civil, ciências da computação ou se é apenas um curioso, deve ler este livro.

  • Victor Assunç

    Caramba, ótimo post! Certamente esse problema citado deve ser o mais crítico no mundo dos designs.

    Como design está no meu dia-a-dia fiquei curioso para saber o que esse livro pode me passar de útil.

  • Alexandre Formagio

    Excelente seu ponto de vista, diria que isso é graças a sua curiosidade a Arquitetura de Informação e Usabilidade.

    Acho que ambas deveriam ser matérias obrigatórias em qualque curso. De nada adianta ter uma interface linda, se ela não é funcional, não traz o devido retorno ao cliente e muitas vezes não é agradavel nem ao usuário e sim só ao "dezainer" e seu ego :)

    Grande abraço

  • http://www.mikaelcarrara.com/ Mikael Carrara

    Legal o livro, vou comprá-lo! Obrigado pela indicação…

    Acho só que você deu uma generalizada falando sobre os designers de interface. Não são todos que trabalham dessa forma não.

    Não confunda designers com micreiros…

    Tem muito designer sério no Brasil!

  • http://designcombolachas.blogspot.com/ Thiago Cavalcanti

    Só faltou um link para onde encontrar o livro pelo menor preço!

  • http://www.denniscalazans.com Dennis Calazans

    Cara, eu ganhei esse livro do meu chefe de presente.

    Gostei bastante e preparei uma apresentação para os meus colegas da empresa onde trabalhava. A mesma apresentação eu fiz no iSeminar, um evento da Adobe que acontece anualmente em Recife.

    Muito feliz a sua decisão de comentar sobre o livro e falar que ele não é de auto ajuda.

    Tenho a versão em inglês e o livro é de uma capa azul, apenas com um encarte envolvendo, lindo por sinal.

    Gostaria de compartilhar com você essa apresentação e se possível ter a sua opinião de como posso melhorá-la, já que você também leu o livro.

    Simplicidade sempre me encantou, por isso é de interesse meu passar esse conceito adiante.

    Um abraço

  • http://supercomentario.com.br Tioni Oliv

    O Maeda é ninja! não soh por que é japa, mas o cara é bom, acompanho sempre o trabalho dele. Na minha opinião este livro é o melhor sobre o assunto.

    Esquece a parte "Na minha opinião"… na dúvida, elimine.

  • Leandro

    Acho que a procupação com a simplicidade da interface é uma coisa primordial e não deve ser só na Web, mas também nos sistemas Windows. Desenvolvo sistemas comerciais e volta e meia vem um usuário solicitando que a gente floreie alguma coisa na tela.

    Claro que ter uma interface bonita é muito bom, até mesmo como motivação para o usuário que vai passar o dia inteiro na frente daquela tela.

    Mas não se deve confundir um desing bonito com um design cheio de recursos, coisas brilhando e mexendo na tela.

    O maior exemplo disse é o Google: uma interface simples e útil. Nem por isso deixa de ganhar dinheiro. Aliás, pôe dinheiro nisso, né? t+

  • http://penhascosideral.blogspot.com robson santos de oli

    olá henrique, boa sugestão de leitura.fiz uma entrevista com vc na webroom e vc disse que eu poderia pedir algumas dicas profissionais com vc aqui pelo seu blog.estou em busca de todo o material possivel para me profissionalizar na area e estar de acordo com oque o mercado esta pedindo. desde ja obrigado.

  • http://twitter.com/gustavaum gustavo

    muito obrigado pela indicação!

    assim que der vou ver se arrumo esse livro!

  • José Adolfo

    Gostei da sua crítica. Vou procurar ele nas bibliotecas de Uberaba.

  • http://ranieri.wordpress.com Felipe Ranieri

    Esse pessoal leitor de tutorial de photoshop são os mais presentes no mercado hoje em dia, infelizmente.

    Designer Web virou profissão da moda, por isso muitos dos caras bons não são valorizados como deveriam. É bem triste essa realidade.

  • Valeria

    FUJAM DA LOCAWEB

    Pior hospedagem do pais!!!

    Socorro

    nao sei mais oq fazer senao divulgar pras pessoas nao cairem no mesmo erro que eu.. que agora tenho mais de 20 sites hospedados lá e terei um trabalho da p*** pra mudar tudo

  • http://www.downloadbr-d.blogspot.com/ Eduardo

    Muito interessante essa postagem, valeu.

  • http://www.downloadbr-d.blogspot.com/ Eduardo

    Essa postagem é muito interessante, parabéns.

  • Lucas Sandoval

    Verdade, Mikael! Existe muito profissional sério que não é reconhecido no Brasil.