Resultados dos testes da versão mobile

Semanas atrás eu e o Flávio Japs, solicitamos a ajuda dos leitores para um teste com usuários da versão mobile que desenvolvemos para nossos sites. O teste com usuários consistia basicamente em acessar uma página do celular ou PDA e apenas clicar em enviar. Assim nós conseguiríamos identificar o user agent, ou seja, qual o tipo de dispositivo usado e se nossa programação conseguiria servir a versão mobile corretamente no contexto certo. E como prometido este texto é o resultado da nossa pesquisa.

Inicialmente nós instalamos o plugin para wordpress criado por Alex King que estava integrado com a base de dispositivos do WURFL, mas como nós queríamos algo completamente adaptado para nossa estrutura atual, sem redundâncias, sem código sujo e coisas que não usamos, nós o modificamos inteiro praticamente. Ou seja, do plugin do Alex King foi aproveitada somente a programação de integração com a base do WURFL, nada mais. Inicialmente eu convidei apenas alguns amigos próximos para o primeiro teste, antes mesmo de divulgar no site. Rapidamente identificamos que a base do WURFL que veio junto com o plugin do WordPress estava com algumas funções de PHP comentadas, alguns trechos desatualizados e tivemos que rever algumas coisas.

No segundo momento, já com os testes de participação dos leitores, tivemos 130 testes que foram considerados válidos. Destes 130, 39 testes (30%) não foram identificados como mobile. O restante dos 70% (91 testes) foram corretamente identificados como mobile. O que saiu errado? Não sabemos exatamente. 30% de dispositivos não identificados é uma quantidade grande. O que sabemos é que há algo de errado com o WURFL, que é o responsável pela identificação do dispositivo. Ainda estamos estudando outras possibilidades para corrigir isso, e assim que tivermos alguma resposta, compartilhamos com vocês. Enquanto isso, se você tiver interesse em fazer seus próprios testes, sinta-se a vontade. Compartilhe o resultado deles conosco! E muito obrigado pela sua participação!

  • http://meadiciona.com/alexandreformagio Alexandre Formagio

    Sò me darei ao luxo de fazer estes testes ano que vem, uma pena…rs

    Sem pal-m ou celular com navegação decente fica foda… rs

    Aproveitando, caso quiser concorrer a convites para o Workshop de Ai, Usabilidade e Acessiblidade, está rolando uma promoção no meu blog ;)

    .

    Abraços

  • Thiago L. Christofol

    Henrique, infelizmente ainda é um grande drama identificar a parafernália mobile que existe por aí. Faltam padrões por parte dos fabricantes e desenvolvedores de browsers.

    Estou em busca de soluções para isso também, espero poder retribuir uma efetiva no mobbbi-dev tão logo quanto possível ;)

  • Maurício Rech

    Olá Henrique,

    eu fui um dos 130 a responder o testes, mas eu recordo muito bem de um dia que acessei o site do teste através do firefox e foi identificado como móbile.

    Estou desenvolvendo meu TCC com o wurfl e fiz uma programação básica pra detectar se é móbile ou não, nos meus testes funcionaram, mas estive com poucos dispositivos. Nas próximas semanas uma loja da TIM vai me emprestar outros para eu realizar testes na minha aplicação, caso queira podemos entrar em contato pra trocar algumas informações.

    []s

  • http://sergioflima.pro.br/blogs/index.php/sergio-blog/ Sérgio F. Lim

    Opa Henrique!

    Não sei se fiz o certo, mas acessei direto a página com /mob/… usando o Opera nativo do A1200i deu mensagem de reconhecer dispositivo como mobile.

    Usando o Opera 4.2 (demo) ele não reconheceu como dispositivo mobile.

    Ocorre que esta versão demo tem a mesma proposta do iphone, fingir que é um navegador comum e reproduzir na ela pequena o mesmo que na tela grande (leitor dá zoom o que quer ler).

    Eu sei que este não é o seu foco, mas não é melhor desenvolver uma página para cada dispositivo e informar as urls….

    O usuário "móvel" vai salvar a url mobile nos favoritos do seu celular/pda/smartphone…

    []'s

  • http://www.rubino.com.br Luis Carlos

    Os dispositivos que deram pau foram de alguma marca ou modelo específicos?

    Houve alguma consistência nos erros?

  • http://tecnocracia.com.br Manoel Netto

    E afinal, vai colocar o plugin modificado na roda ou não?

    ;-)

    Abraço

  • Mark Costa

    Testei do meu PSP e tudo deu certo.

  • Macalha

    Já acertaram o plug-in modificado ? Em caso positivo, disponibiliza aí pra a gente !

    []'s