Produtividade: Launchy!

Quando você tem dezenas de programas instalados na sua máquina, que você usa nem que seja eventualmente, nem sempre é “rápido” iniciá-los. Algumas pessoas lotam a barra de inicialização rápida do Windows XP e outras deixam dezenas de ícones na área de trabalho. Eu não tenho feito nenhuma coisa e nem outra, estou usando o Launchy.

O Launchy é um utilitário freeware para o Windows para facilitar sua vida na hora de inicializar programas no Windows XP. Depois de instalado, basta apertar ALT + ESC (ou ALT + Barra de espaço na versão mais nova) que aparece um prompt de comando na sua tela pra você digitar as primeiras letras do programa que quer inicializar. Não precisa nem digitar o nome todo. Basta digitar qualquer trecho do programa que ele já encontrar pra você. Quando encontrar o programa que deseja executar, basta apertar enter que o programa inicializa e o prompt desaparece. Apert ESC se quiser que ele desapareça antes de abrir alguma coisa. Simples, leve, fácil de usar e aumenta sua produtividade.

Apenas saiba que quando você instalar, ele vai indexar todos os ítens que estiver no menu iniciar. Se instalou um programa depois de ter instalado o Launchy, faça-o aparecer, clique com o botão direito do mouse e selecione “Rebuild Index” que ele reindexa todo o seu menu iniciar novamente. Apenas lembre-se de sempre que atualizar o menu iniciar, reindexar o conteúdo pelo Launchy. O programinha é gratuito e disponível para download aqui!

Via LifeHacker

  • Junio Vitorino

    Não usei esse ainda, mas pelo que você está dizendo Henrique é como o aflamado QuickSilver para OS X, que é o primeiro programa que eu coloco em um OS X quanto tenho que reinstalar (muito poucas vezes isso foi necessário), ou vou usar na faculdade etc… e sem dúvida é um aplicativo que não pode faltar a ninguem (QuickSilver no meu caso), mas existem também outras opções no entanto uma delas para Windows XP.

  • Diego Mascarenhas

    Ótima Dica!

    Adorei o programa. Meu menu iniciar é uma bagunça, e já não tenho mais saco de ficar com a barra de inicialização rápida.

    Quando usava resolução alta, deixava 2 barras só com atalhos. Mas agora com o notebook que tem só 800 pixels de altura, qualquer espaço extra pra trabalhos graficos é 1 maravilha.

    Aprovadissimo.

  • Fernando Bittencourt

    Pra quem usa Linux: equivalente ao alt + f2 do KDE :)

    Extremamente útil.

  • http://ylog.blogspot.com Yuri Malheiros

    E Alt+F2 no Gnome também.

  • http://andremauricio.wordpress.com/ André Maurici

    Perdi 5 minutos aqui instalando e reorganizando meus arquivos e valeu muito a pena, gostei da dica.

  • Camilo

    O que é que esses caras não inventam…

    Parece ser legal, estou testando

    Mas acho que seria melhor ainda se pudéssemos escolher a primeira opção, ou uma palavra-chave, como digitar "Notepad" no Prompt do DOS e abrir o Bloco de notas.

    Por exemplo, enquanto eu digitava 'flash', a opção que aparece é a pasta "Macromedia Flash Players".

    Mas eu quero abrir o programa, não uma pasta…

    Se alguém tiver dicas, ou mesmo você Henrique, pode ajudar

    []´s

  • Junio Vitorino

    É agora aqui no serviço estou testando ele também, não é que seja muuuuuuuuuito bom, mas já é um começo para quem não tinha nada, já é uma mão na roda. Este está bem fraco em relação ao QuickSilver para mac, pois o mesmo se digitarmos uma url ele já abre o navegador e vai para o site indicado, funcionalidade que testei no launch e não obtive sucesso.

  • Frank Gilber

    Ja estou usando e realmente é otimo mesmo parabens pela dica falows

  • http://cl3n10.deviantart.com/ Clênio

    Interessante, vou experimentar por aqui!

    Eu uso o hotkeyz é ótimo para os programas mais usados, raramente tenho q eu dar um click pra abrir algo, mas de vz enquanto tenho q rodar um pouco pra achar um que ñ tem hotkey

    a propósito tem como indexar atalhos pra usar no "executar" porem isso tem q ser feito na mão ao contrario do bendito alt+f2 do linux

  • Cosme

    Excelente dica. Chegando em casa vou testar pra ver no que dá. =)

  • [- sObRaL -]

    Eu uso o Colibri, que funciona de forma semelhante. É muito bom, mas gostaria que não usasse 20.572K de memória.

    Quanto o Launchy consome? Alguém já comparou ambos?

  • Pingback: Launchy | Rafael Bernard Araújo()

  • http://www.kinoshita.eti.br Bruno

    Sobral, na minha máquina não passou de 10MB de consumo de memória.

    Abraços.