Processos de compra da Amazon e do Submarino

Nas últimas compras que eu fiz na Amazon e no Submarino, eu resolvi tirar um screenshot de cada tela durante todo o processo que eu percorri desde a tela de detalhes do produto, até a confirmação da compra. Em ambos os sites, por já ser cliente de ambos, eu percorri um caminho “x” e não tive que fazer meu cadastro. Por isso as telas correspondem ao processo de compra representando o perfil do usuário que já é cadastrado e que não vai efetuar um cadastro e/ou primeira compra do zero. De qualquer maneira o resultado final é perfeito para analisarmos passo à passo a usabilidade e a forma com que este processo foi implementado em ambos os sites.

Não sei quantos de vocês que passam por aqui diariamente já tiveram a oportunidade de desenvolver um e-commerce e, mais ainda, de “pensar” em como deve ser o processo de compra do seu cliente do início ao fim. Há várias variáveis que você deve considerar, sejam elas técnicas ou políticas empresariais. Mas no geral, independente do negócio do site, processos de compras podem e devem ser muito parecidos uns com os outros. E ambos os sites analisados possuem uma usabilidade muito boa que merecem sua atenção para benchmarking.

Todas as telas foram parar no meu Flickr e foram separadas em sets com os títulos Processo de compra da Amazon e Processo de compra do Submarino. Procure observar as diferenças entre conteúdos relacionados nas páginas de produtos, consistência de certos elementos nos processos de pagamentos etc. Uma das melhores formas de refletir sobre usabilidade é fazendo comparações e observações de cases bem sucedidos como os da Amazon e do Submarino. Então, divirta-se!

  • http://box711.bluehost.com/suspended.page/disabled.cgi/atreyo.com Thiago Machado

    São bons sites e a usabilidade realmente é boa!

    Realmente casos bem sucedidos, o que será que vem depois ?

  • Lulileslie

    Oi Henrique,

    Tem mais um pra você testar:

    Fiz boa parte da AI desse site na época da Click.=)

    Estudamos bastante a concorrência para tomar decisões e tentamos melhorar algumas soluções que já são padrão. A parte chata é eu não pude acompanhar de perto o desenvolvimento do site, ele não foi feito pela Click e sim por uma outra empresa.

    É claro que em um projeto grande como este temos que fazer muitas concessões, mas olhando agora, mais de um ano depois, acho que o resultado foi bom.

  • http://direitoetrabalho.com Jorge Araujo

    Henrique,

    Estou pensando há algum tempo em fazer um how to para estimular meus leitores a comprar nestes sites.

    Se tu me autorizasse eu utilizaria as tuas telas para isso. Caso contrário ou se tu mesmo já tenha a intenção de fazer este howto eu apenas linkarei para ele.

    Grato!

    Um abraço!!

  • Leandro

    Realmente, para desenvolver um novo produto é necessário esse estudo, tirando prints com o passo a passo das etapas, seja um site ou um software, dessa forma conseguimos ter idéias e captar cada ponto forte para montar um novo sistema.

  • http://exprophony.wordpress.com Alvaro Sasaki

    Eu sempre faço compras nas amazons mundiais e em algumas lojas de cds internacionais, mas esses dias precisei comprar uns livrinhos sobre gerenciamento de projeto e um professor meu me indicou os da fgv…

    Com isso, uns dias atrás fiz um post contando sobre algumas desventuras criadas por certos probleminhas que poderiam facilmente resolvidos (na maioria dos casos) em alguns sites de vendas online de livros lá no meu blog, e agora leio o post do Sr.Henrique Costa Pereira, hehehehe.

    É, então a conclusão minha é que maio é época de reabastecer a biblioteca.

  • http://exprophony.wordpress.com Alvaro Sasaki

    Desculpe pelo abuso, mas se não for pedir demais, seria possível realizar umas correções no segundo parágrafo do meu post? Hehehe, café tomado mais tarde que a rotina comum deixa lá seus estragos…

    "Com isso, uns dias atrás fiz um post lá no meu blog contando sobre algumas desventuras minhas por causa de certos problemas que poderiam ser facilmente resolvidos (na maioria dos casos) em alguns sites nacionais de vendas online de livros, e hoje acordo e leio o post do Sr.Henrique Costa Pereira, hehehehe."

  • Andrey Pedro Lefkum

    Os dois sites tem um resultado perfeito, pois seguem a mesma auditoria da E-Bit que regem os E-comerces no Mundo.

    A E-Bit, é uma empresa de pesquisas que coleta informações de e-consumidores e apresenta anualmente em um relatório melhorias que deveriam ser feitas nos e-comerces para maior nível de satisfação de seus clientes…

    Tomara que tenham entendido, mas aconselho darem uma perguntada para o Google, ele responderá melhor!

    Att.,

    Andrey Pedro lefkum

  • Leandro Corrêa

    Apesar de dois bons exemplos, ainda assim acho pouco sites de e-commerce muito pouco amigáveis para quem é leigo.

    As coisas deveriam ser mais simples, menos textos, menos ofertas, menos opções em uma única tela.

    Deviam ser mais didáticos, como se fosse pra criança mesmo. Quem já é macaco velho de internet não tem problemas, mas nem todo mundo tem familiaridade com interfaces digitais…

  • Franklin Javier

    Fala aí Henrique…

    Visito seu site já faz um tempinho, e percebi tanto no seu como em outros, q a galeria de screenshots, vocês deixam lá no flickr. Isso é um problema pra quem acessa o site do trabalho, faculdade, por não ter acesso em alguns sites como, por exemplo: youtube, flickr, orkut etc.

    Tem um sistema parecido c/ o flickr do google, o Picasa, e lá é uma boa alternativa também

    Se quiser dar uma verificada: .

    Abraços

    Franklin Javier

  • http://zeroseis.com.br Fabrício Marc

    Coincidentemente estou trabalhando num projeto de e-commerce neste momento, e justamente na parte do checkout.

    Estamos mesmo nos baseando nos padrões de interação das lojas mais conhecidas para estruturar o processo de fechamento de pedidos (e outras partes), mas não chegamos a fazer fotos de tela como estas do Henrique. Acho que elas vão ser bem úteis por aqui.

    Valeu, Henrique!

  • http://maispaulista.com.br Eduardo

    É seguro comprar na amazon?

  • http://www.belemhost.com.br Antônio

    Em 2004 eu tava fazendo especialização e fiz minha tese justamente sobre as caraceristicas de usabilidade em sistemas de comercio eletronico, percorri os processs de busca de produtos, compra, cadastro e acompanhamento de pedidos (não necessáriamente nessa ordem) de sites como o submarino, americanas e amazon.com buscando estabelecer quais as melhores soluções de usabilidades encontradas para cada um dos passos do processo.

  • Nicole Couto

    Olá Henrique,

    Entrei nos links para comparar as telas dos processos de compra e não consegui acessar. Voce teria estas telas em algum outro lugar?

    Gostaria muito de vê-las

    abraços