Post resumido na capa atrapalha?

Quem pergunta isso é o pessoal do blog “Usabilidade e arquitetura da informação“. O Alex Castro questiona se o fato de um post vir resumido na capa atrapalha ou ajuda o usuário na hora de navegar no site. Até semana passada meu site estava assim, mostrando apenas os 2 primeiros parágrafos seguido de um “continue lendo” para ter uma home com uma rolagem menor. Na sexta eu mudei e agora trago o conteúdo completo.

Uma das razões é que estou diversificando mais o conteúdo que eu escrevo e pretendo postar mais posts menores com uma freqüência maior. Mas e você o que acha? Responda a essa pergunta lá (e aqui se quiser).

  • Gustavo Straube

    Percebi a mudança logo que entrei agora cedo no Revolução. Me perdoem, mas não sou adepto de feeds, então visito meus blogs favoritos todos os dias.

    Prefiro assim, como está, pois, a não ser que eu queira comentar o post, posso lê-lo na íntegra, logo que entre no blog.

  • http://www.carloscardoso.com cardoso

    Seu jornal vem com todas as matérias completas na capa?

    A Playboy, se fosse comprada pelas matérias, viria com os textos todos na capa?

    Pois é, essa é a idéia de "capa".

    Caso encerrado.

  • Pedro

    Sinceramente eu acho post resumido na frente um saco…

  • http://www.needforlumbriga.com Camilo

    Também prefiro resumido.

    Você faz textos bacanas e grandes.

    Eles completos na capa fica estranho.

  • Cledison Eduardo Fri

    Penso que disponibilzar os textos inteiros facilite a usabilidade do site, pois é possível ler o texto completo sem nenhum clique. Já a rolagem da página não é nenhum problema.

  • Rangel

    Eu prefiro do jeito antigo, mas isso é apenas minha opnião pessoal pois nos meus posts eu acabo começando a escrever e muitas vezes esqueço de parar!

    Mas se meus textos fossem realmente menores (pelo menos um pouco) colocaria eles na íntegra com certeza!

    Abs

  • Rafael Oliveira

    Eu também me pergunto isso. Atualmente uso resumos para mostrar o conteúdo na home, e deixo o link de leia mais lá.

    Mas, vi gente dizendo que nem volta em sites assim. E isso não é bom, hehe.

    Uma boa opção, seria colocar os textos completos e disponibilizar um "headline" que levasse aos posts na home, sem a necessidade de ficar subindo e descendo o scroll.

    Té! =)

  • Cledison Eduardo Fri

    Cardoso,

    Jornais e revistas possuem exemplares, cada um com conteúdo diferente, como os leitores não sabem o conteúdo é necessário atrai-los com chamadas para as notícias.

    Aqui não, uso Feeds, já sei o que tem informação para mim e esta informação estar por completo logo de cara é bem mais útil.

    Assim penso.

  • http://www.chavito.org Bruno Chaves

    eu prefiro mil vezes o resumido, mais vale um clique, do q 5 metros de rolagem. :)

  • Luis Andrade

    Eu prefiro, o texto na integra na capa tambem, economia de cliqe… as vezes eu deixo de ler um artigo bom, porque eu acesso a maiora das vezes do meu trabalho e eu penso, pô vo clicar, vai demorar.. eu acho que em tempos modernos que tudo mundo fala de web2.0 e até o padeiro ja ta sabendo de webstandarts hehe poderia se pensar em fazer um onmouseclick sobre o titulo(topico) e ele pegar o texto na integra e trazer na capa mesmo, achu que seria mais pratico.
    Sei la, pensamento meu, pensamento de leigo hehe

    []s
    Luis

  • http://project47.viscountbox.com Carlos Eduardo

    Não vamos ser radicais.

    Qual o problema de se escrever posts menores, mas com conteúdo interessante, que instiga o usuário a ler e comentar, abrindo novas discussões?

    Acho que deve ser feito de acordo com a necessidade: se for um texto enorme, escreva uma introdução e coloque o link para "continuar lendo".

    Caso seja um post menor, não há necessidade para esse "corte", obviamente. :)

  • Pedrão

    Eita praga que é o trem chamado BLOG.
    Começou como “diário on-line” de adolescentes e hoje jornalistas e cabeças-pensantes usam um blog como meio de comunicação.
    Antes era só ler um texto pequeno, bobo e pueril que estava tudo bem, agora… textos longos com teorias interessantes, artigos bem explanados e muito mais. Mas para tudo se tem um preço: barra de rolagem!!!
    O post resumido não atrapalha ninguém, aliás, só aos preguiçosos.
    Antes, era só clicar o assunto que mais te interessava. Agora você é obrigado e esperar baixar o conteúdo de uma página que pode passar muitos KBytes do que o costume anterior.
    Que saudades dos links…

  • http://www.cubagames.com.br Romulo De Lazzari

    Ter posts resumidos é melhor que completos, pois um blog é um “tripão” que deeeeeeeeeeeeesce e fica gigante. Pensando assim é bom diminuir ao máximo esse excesso de informação, caso o leitor se interesse clica no “leia mais”.

  • Marco Zamlutti

    Eu realmente prefiro os resumos no home. Se encontro uma matéria grande atrás da outra e “canso” de rolar a tela pra procurar a próxima vou embora irritado. Não vejo o menor problema em clicar em um leia mais, se o assunto me interessa vou lê-lo. Prefiro ter a oportunidade de ver quais as matérias que estão disponíveis para ler do que ter que passar por todas até chegar uma que me interessa.

  • http://fatorw.com/ Walmar Andrade

    No WordPress, se colocarmos o texto completo sem o [more] quando fazemos uma busca fica pior a apresentação do resultado do que os textos resumidos. Fora isso, a idéia de capa que Cardoso citou realmente faz mais sentido.

  • Luan Almeida

    Acho que se for pra colocar o post completo, que então também coloco os comentários…

    Assim deixa a página inicial com o ultimo post, bem mais mais prático!

  • http://rafaelmarin.wordpress.com Rafael Marin

    Gosto de posts menores e mais freqüentes. Nem reparo tanto se o artigo está completo ou não na capa. (Com esta história de feeds completos, chega de discussões sobre exibição completa ou não ;D uahhahuaeaehaeu)
    Abraços!

  • http://www.direis.com?fof=Y Diego Reis

    É eu não frequento muito os blogs de tempos em tempos eu passo pra ler as coisas novas, e sinceramente meus blogs guardados tem resumo pq eu não tenho como ficar rolando uma pagina imensa pra ficar vendo o que tem de novo, se eu não quizer ler a materia como fica a usabilidade vou ter q rolar a pagina que nem louco atoa???

    eu sou a favor de assim se for relativamente curto deixa inteiro se for longo demais deixa um resumo no wordpress tem como fazer isso e é uma boa ideia faze-lo.

    pra quem não le todas as materias não é nada interessante ter tudo na capa ainda mais por ser a capa.

  • Hudson Dunice

    Bem, percebi a mudança essa semana (acho que domingo). Não visito muito teu blog Henrique, prefiro ficar me atualizando pelos feeds, mas acho bem melhor do jeito que está.

    Antes, do jeito que estava, quebrava o clímax da leitura, tudo isso porque teria que esperar pra carregar tudo de novo, às vezes (quando não tinha saco) achava ruim. Mesmo os posts gigantescos que tu posta, eu prefiro eles por completo na capa, só pra não ter que carregá-los de novo. Mas é isso…

    Abraços

  • http://www.techzine.com.br Rael B. Riolino

    No seu caso creio que nao haja problemas com as matérias complestas, desde que sejam matérias menores como esta…

    No meu blog por exemplo já não é uma boa utilizar as materias completas, em vista que eu utilizo muita imagem e vídeos do YouTube…

    Mantendo textos curtos como este não problema, mas no padrão de antes (com textos muito extensos), é obvio que é mais vantajoso utilizar os sumários na capa.

    Valeu

  • http://escritatorta.em.blog.br Norberto Kawakami

    A não ser que você seja tão talentoso que consiga nas primeiras linhas cativar a sua audiência de modo a convencê-loa a clicar no link para continuar a lê-lo, em todos os seus artigos, acho que isto acabará atrapalhando para conquistar novos leitores do seu blog.
    Para aqueles que já te conhecem, é mais uma preferência pessoal…

    abraços

  • JulioGreff

    Na minha humilde opinião, não atrapalha, mas acaba fazendo a gente perder um tempinho a mais pra ler. O problema fica na navegação, com os posts gigantescos (fica até pior). Creio que fica mais prático (pra mim, pelo menos) o post completo, já que a gente já lê direto, sem precisar abrir uma nova página. Mas fica a critério de cada um.

  • http://www.frogs.com.br Alexandre

    eu prefiro resumido!

  • http://verdadeabsoluta.net melo

    Completo, sou viciado no botão de rolagem do mouse…

    Colocar o "Leia mais" só serve pra quem quer exibir mais anúncios ;)

  • marcelo araujo

    prezado revolucionário, estou tentando habilitar os posts como resumo mas não consigo nem por decreto.

    já habilitei 'mostrar resumo' nas opções do WP mas ainda sim o post continua sendo exibido por completo….

    qual a manha pra deixar tipo uma parágrafo e um "leia mais"…

    agradeço se puder ajudar!

    valeu e parabéns pelo trabalho!

  • Sérgio Mirand

    Acredito que o comentário do Cardoso foi sensacional. Como quase publicitário, aprendi que o leitor/espectador/ouvinte é atraído quando tem algo que o atrai ele vai atrás, não interessa se terá que dar 10 mil (exagero??) cliques.

    Estou seguindo agora os passos do Usuário Compulsivo pra aplicar no meu blog.

    Henrique, parabéns pelo site, estarei acompanhando sempre!

    Abraços,

  • João L.

    – Ponto negativo de ter só um pedaço do post na página inicial:
    Às vezes é meio chato ter que ficar clicando e abrindo mil abas/janelas. Isso é chato e vicia. rs.
    – Ponto positivo:
    A página fiquei mais leve, mais resumida e até mais agradável.
    Se na página inicial tiver só um parágrafo do texto, ele deve ser escrito como uma introdução ao post. Aí cabe ao escritor fazer "mistério", aumentar a curiosidade do leitor, fazer uma boa propaganda do conteúdo… E se for do interesse do leitor, ele provavelmente vai clicar.

    – Ponto negativo de ter o texto completo na página inicial:
    Uma coisa que acho uma chatice, é um site que tem muita imagem, apresentar o post completo na página inicial, ou então posts muito grandes. Passa séculos pra carregar na minha internet ruim e a página fica gigante, confusa e cansativa!
    – Ponto positivo:
    Só se o teu texto for menor, fica mais agradável de navegar. O leitor não precisa clicar pra ler, podendo ler vários textos sem ter que sair da página inicial e ter que esperar tudo carregar de novo!

    Então: posts curtos podem ter exibição completa na página inicial. Posts longos, (acho que com mais de 3 parágrafos médios são considerados longos) com exibição parcial e com uma introdução bem escrita e interessante, senão o leitor não clica! E acho que isso varia de um blog pra outro. Já pensou se a folha de sp tivesse todos os textos completamente exibidos na pág. inicial.
    ;)

    se for um post grande como meu comentário, deve ficar só o resumo.