Opera 9 disponível para download

Opera Confesso que tenho que me desculpar com os amantes do Opera por já ter falado bobeiras dele aqui. O Opera é um browser fantástico e com poucos usuários que está agora em sua nona versão disponível para download gratuito. Para ser sincero, tenho achado o Opera beeeemmm mais leve que o Firefox. O Firefox fica muito pesado (pelo menos mais que o Internet Explorer) principalmente em máquinas com hardware desatualizado. O Firefox tem os melhores Add-ons que eu já vi e isso é uma coisa que não me fez abandonar completamente e ir para o Opera.

O Opera tem gerenciador de download, leitor de feeds embutido (melhor do que o Live Bookmarks do Firefox), cliente para IRC, e agora ainda vem com integração com um cliente de bittorrent. A navegação é muito muito leve e a forma com que ele cacheia os sites é muito mais eficiente que o Firefox na minha opinião. O Opera possui seus Add-ons e extensions da vida disponíveis no Opera Widgets mas não possui um HTML validator por exemplo como o Tidy. Em termos de Add-ons ainda falta muito para o Opera alcançar o Firefox.

O Opera também é uma boa notícia em relação aos testes do Acid 2 do pessoal do Web Standards Project. O Firefox promete passar neste teste à partir da versão 3. Confessa que o mundo não será lindo no dia que todos os browsers passarem neste teste?

10 thoughts on “Opera 9 disponível para download”

  1. Show! Finalmente algum Firefox-maníaco pára um tempo pra usar o Opera de verdade e reconhece que ele é melhor que a raposa… 😀
    Tô brincando. Mas sério, utilizo o Opera como meu browser padrão há um bom tempo e a versão 9 dele está realmente fantástica. O que me faz ficar furioso com os maníacos da raposa, é que a Mozilla copia discaradamente features do Opera e ninguém reconhece isso!

  2. Uso o Opera desde a versão 7 e não troco ele como meu browser preferido por nada. Firefox pra mim só como ferramenta de desenvolvimento. E isso graças aos seus add-ons e não ao seu suporte aos Padrões Web pois a Presto está um pouco a frente da Gecko neste quesito.

  3. Parei de usar o Opera quando descobri o FF, mas agora to me coçando pra usar o Opera como padrão denovo.

    Lamentavelmente o Opera ainda tá loooonge de se igualar ao FF em termos de addons, mas como browser tá melhor já.

    Sinto falta da developer tools, e meus addons do FF.

    Alguém sabe se tem coisas assim pro Opera? Akeles Widget achei uma droga…

  4. O Opera é sem dúvida uma das melhores opções disponíveis, não só pelas suas características técnicas, mas por todo o conjunto que faz dele uma ferramenta sensacional, porém existem algumas ressalvas a ele.
    O Opera ficou marcado como o "navegador das propagandas" aquela atitude inicial de ter banners e ads no navegador marcou demais e muita gente ainda o conhece por isso. Atualmente o Opera não possui mais as propagandas, mas no EULA tem a cláusula la e, teoricamente, a qualquer momento os banners e ads podem voltar.
    O Opera é o mais "correto" dentro dos padrões web, mas e a compatibilidade com os demais sites? Ainda é muito fácil a gente esbarrar em sites que não são compatíveis com o Firefox, que é um pouco mais exigente em questões de padrão, que dirá o Opera.
    Eu torço para que um dia os dispositivos web sejam totalmente padronizados e idênticos, igual televisão, vc liga funciona e acabou, perdemos tempo demais ajustando essas milhares de variáveis e detalhes. Eu acredito que estamos muito presos ainda ao que a massa usa, e infelizmente o Opera não está nessa.

  5. O Opera 9 já está disponívl para download há um bom tempo.
    Na verdade, o que foi lançado nos últimos dias foi a versão 9.1 do browser, que foi divulgada nos feeds de grandes sites de download, como por exemplo, o Baixaki.

    Na minha modesta opinião, o Firefox regrediu da versão 1.5 para a 2.0. Pelo menos em minha máquina, ficou muito mais demorado o carregamento de sites e principalmente quando resolvo trabalhar com um número alto de abas. Foi quando migrei para o Opera, e não me arrependo.

    Gosto muito do gerenciador de e-mail e do leitor de feeds, unidos, bem projetados, que, de forma simples, tornam o ambiente único para realizar todas as tarefas necessárias.

    Exelente artigo, como sempre.
    Posso não ser um comentador freqüente, mas sou um leitor assíduo.
    Um grande abraço,
    GOB

  6. Sempre quando estou desenvolvendo alguma coisa, faço tudo primeiro para o Opera e depois para os outros browsers. Não que seja meu browser padrão ou favorito, mas é que sempre esteve à frente dos outros, mas por falta de alguns "extras" não o torna completo. E agora que o Firefox tem se popularizado entre usuários domésticos aqui no Brasil por causa do orkut (estão dizendo que através do Firefox e Ubuntu é possível roubar perfis e comunidades XD), estão chamando Feed ou RSS de "favoritos" por causa da barra de favoritos que vem com alguns feeds inscritos por default dependendo de onde você faz o download do browser…

    Também gosto de usar o Opera para apresentar projetos que não podem ficar numa Pendrive e que ainda não tem todos os ajustes para fazer o IE funcionar com o site.

  7. A versão de desenvolvimento do Firefox já passa no Acid2 => http://www.flickr.com/photos/dbaron/126886608/

    Eu gostava do Opera, mas depois que comecei a usar o Firefox, não troco mais. Ele pode demorar um pouco mais para abrir, mas parece que as páginas carregam um pouquinho mais rápido nele. As extensões também são muito boas.

    O Opera é um bom browser. Só acho que ele ganharia mais usuários se fosse open source e as pessoas pudessem ajudar no desenvolvimento dele.

    Pros que dizem que o Firefox é muito pesado, esquecem que é possível configurar ele para consumir menos memória. Ele também tem uma linguagem de programação integrada, o XUL.
    http://en.wikipedia.org/wiki/XUL

    Falow

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *