Opera 9 disponível para download

Opera Confesso que tenho que me desculpar com os amantes do Opera por já ter falado bobeiras dele aqui. O Opera é um browser fantástico e com poucos usuários que está agora em sua nona versão disponível para download gratuito. Para ser sincero, tenho achado o Opera beeeemmm mais leve que o Firefox. O Firefox fica muito pesado (pelo menos mais que o Internet Explorer) principalmente em máquinas com hardware desatualizado. O Firefox tem os melhores Add-ons que eu já vi e isso é uma coisa que não me fez abandonar completamente e ir para o Opera.

O Opera tem gerenciador de download, leitor de feeds embutido (melhor do que o Live Bookmarks do Firefox), cliente para IRC, e agora ainda vem com integração com um cliente de bittorrent. A navegação é muito muito leve e a forma com que ele cacheia os sites é muito mais eficiente que o Firefox na minha opinião. O Opera possui seus Add-ons e extensions da vida disponíveis no Opera Widgets mas não possui um HTML validator por exemplo como o Tidy. Em termos de Add-ons ainda falta muito para o Opera alcançar o Firefox.

O Opera também é uma boa notícia em relação aos testes do Acid 2 do pessoal do Web Standards Project. O Firefox promete passar neste teste à partir da versão 3. Confessa que o mundo não será lindo no dia que todos os browsers passarem neste teste?

  • Fred“

    Show! Finalmente algum Firefox-maníaco pára um tempo pra usar o Opera de verdade e reconhece que ele é melhor que a raposa… :D

    Tô brincando. Mas sério, utilizo o Opera como meu browser padrão há um bom tempo e a versão 9 dele está realmente fantástica. O que me faz ficar furioso com os maníacos da raposa, é que a Mozilla copia discaradamente features do Opera e ninguém reconhece isso!

  • http://webdevbr.wordpress.com/ Daniel Tiecher

    Uso o Opera desde a versão 7 e não troco ele como meu browser preferido por nada. Firefox pra mim só como ferramenta de desenvolvimento. E isso graças aos seus add-ons e não ao seu suporte aos Padrões Web pois a Presto está um pouco a frente da Gecko neste quesito.

  • Tiago

    Parei de usar o Opera quando descobri o FF, mas agora to me coçando pra usar o Opera como padrão denovo.

    Lamentavelmente o Opera ainda tá loooonge de se igualar ao FF em termos de addons, mas como browser tá melhor já.

    Sinto falta da developer tools, e meus addons do FF.

    Alguém sabe se tem coisas assim pro Opera? Akeles Widget achei uma droga…

  • http://www.zhp.com.br Henrique Pimentel

    O Opera é sem dúvida uma das melhores opções disponíveis, não só pelas suas características técnicas, mas por todo o conjunto que faz dele uma ferramenta sensacional, porém existem algumas ressalvas a ele.

    O Opera ficou marcado como o "navegador das propagandas" aquela atitude inicial de ter banners e ads no navegador marcou demais e muita gente ainda o conhece por isso. Atualmente o Opera não possui mais as propagandas, mas no EULA tem a cláusula la e, teoricamente, a qualquer momento os banners e ads podem voltar.

    O Opera é o mais "correto" dentro dos padrões web, mas e a compatibilidade com os demais sites? Ainda é muito fácil a gente esbarrar em sites que não são compatíveis com o Firefox, que é um pouco mais exigente em questões de padrão, que dirá o Opera.

    Eu torço para que um dia os dispositivos web sejam totalmente padronizados e idênticos, igual televisão, vc liga funciona e acabou, perdemos tempo demais ajustando essas milhares de variáveis e detalhes. Eu acredito que estamos muito presos ainda ao que a massa usa, e infelizmente o Opera não está nessa.

  • http://www.pinceladasdaweb.com.br Pedro Rogério

    Caso alguém queira colocar uma Web Developer Toolbar no Opera é só dar uma olhada nesse artigo, não é igual a do Firefox mas já quebra uma galhão. E vale lembrar que já saiu a versão 9.10 do Opera.

  • Tarcísio Sassara

    Legal ver a carinha exibida de forma perfeita no ACID2.

  • GOB

    O Opera 9 já está disponívl para download há um bom tempo.

    Na verdade, o que foi lançado nos últimos dias foi a versão 9.1 do browser, que foi divulgada nos feeds de grandes sites de download, como por exemplo, o Baixaki.

    Na minha modesta opinião, o Firefox regrediu da versão 1.5 para a 2.0. Pelo menos em minha máquina, ficou muito mais demorado o carregamento de sites e principalmente quando resolvo trabalhar com um número alto de abas. Foi quando migrei para o Opera, e não me arrependo.

    Gosto muito do gerenciador de e-mail e do leitor de feeds, unidos, bem projetados, que, de forma simples, tornam o ambiente único para realizar todas as tarefas necessárias.

    Exelente artigo, como sempre.

    Posso não ser um comentador freqüente, mas sou um leitor assíduo.

    Um grande abraço,

    GOB

  • Zephon

    Sempre quando estou desenvolvendo alguma coisa, faço tudo primeiro para o Opera e depois para os outros browsers. Não que seja meu browser padrão ou favorito, mas é que sempre esteve à frente dos outros, mas por falta de alguns "extras" não o torna completo. E agora que o Firefox tem se popularizado entre usuários domésticos aqui no Brasil por causa do orkut (estão dizendo que através do Firefox e Ubuntu é possível roubar perfis e comunidades XD), estão chamando Feed ou RSS de "favoritos" por causa da barra de favoritos que vem com alguns feeds inscritos por default dependendo de onde você faz o download do browser…

    Também gosto de usar o Opera para apresentar projetos que não podem ficar numa Pendrive e que ainda não tem todos os ajustes para fazer o IE funcionar com o site.

  • Renan

    A versão de desenvolvimento do Firefox já passa no Acid2 => http://www.flickr.com/photos/dbaron/126886608/

    Eu gostava do Opera, mas depois que comecei a usar o Firefox, não troco mais. Ele pode demorar um pouco mais para abrir, mas parece que as páginas carregam um pouquinho mais rápido nele. As extensões também são muito boas.

    O Opera é um bom browser. Só acho que ele ganharia mais usuários se fosse open source e as pessoas pudessem ajudar no desenvolvimento dele.

    Pros que dizem que o Firefox é muito pesado, esquecem que é possível configurar ele para consumir menos memória. Ele também tem uma linguagem de programação integrada, o XUL.
    http://en.wikipedia.org/wiki/XUL

    Falow

  • http://arcanjo.org/ Rafael Arcanjo

    Coincidentemente, comecei a utilizar hoje e estou gostando muito. Vou passar a utilizar mais e fazer uma melhor comparação com o Firefox.